19 de Janeiro 2024 | Manutenção

Como funciona a limpeza predial?

A limpeza predial é um serviço essencial de manutenção e conservação de um edifício. Com a grande circulação diária de pessoas, as áreas comuns de prédios residenciais e comerciais necessitam de uma rotina de limpeza constante para manter o espaço mais agradável e receptivo, além de ser uma forma de prezar pela saúde de colaboradores, visitantes e moradores que ali transitam.

Embora envolvam atividades cotidianas de higienização e organização, a amplitude dos espaços e o fluxo recorrente de pessoas exige que os serviços de limpeza sejam desempenhados de maneira altamente profissional, com planejamento de etapas, funções e de pessoal.

Confira este artigo para compreender os detalhes que envolvem esses serviços essenciais e como ele pode ser otimizado para garantir a conservação efetiva do edifício.

Como funciona a limpeza e manutenção predial? 

A limpeza e a manutenção predial envolvem atividades que abrangem áreas externas, como fachadas, telhados, e internas, como elevadores, portarias e halls.

Além de garantir que os ambientes tenham uma aparência organizada e agradável, a limpeza evita o acúmulo de microorganismos e poeira nas superfícies que estão sempre em contato com as pessoas que frequentam esses espaços, proporcionando mais segurança e bem-estar a todos.

Para assegurar uma limpeza adequada em todas as áreas comuns e garantir a manutenção do patrimônio, é essencial seguir um cronograma bem-planejado. Este cronograma define a frequência e o método de limpeza e manutenção, além de designar o número apropriado de profissionais e escolher os materiais de higienização mais adequados para cada área.

A elaboração de um cronograma completo e eficiente deve considerar os diferentes tipos de serviço que envolvem a limpeza predial.

Tipos de limpeza predial

  • Limpeza geral

Atendendo principalmente os espaços que contam com grande fluxo de pessoas, as atividades da limpeza geral envolvem a lavagem da área externa, higienização das portarias, corredores, halls e elevadores.

A limpeza geral pode ser realizada diariamente ou semanalmente, variando de acordo com a demanda de cada edifício.

  • Limpeza de manutenção

Com o objetivo de manter os locais comuns sempre limpos e diminuir a necessidade de faxinas mais profundas, a limpeza de manutenção envolve atividades como varrição, organização de móveis, limpeza de banheiros e a higienização de locais específicos das áreas internas e externas, como caixas d’água, fachadas e limpeza de piscinas.

Esse tipo de limpeza também deve estar incluída nas atividades rotineiras da organização do ambiente, sendo realizada diariamente.

  • Limpeza de conservação

Envolvendo atividades mais leves e regulares, a limpeza de conservação mantém os ambientes apresentáveis, eliminando vestígios visíveis de sujeiras ou maus cheiros.

A limpeza de conservação deve ser realizada com uma frequência maior, e se ocupa de tarefas como recolhimento de lixo, organização e higienização de banheiros.

Principais vantagens da limpeza predial

Além de promover o bem-estar das pessoas que trabalham, moram ou visitam os edifícios, a limpeza predial diminui a ocorrência de problemas de saúde decorrentes do acúmulo de sujeiras. 

Os serviços de limpeza também são etapas cruciais para a conservação do patrimônio como um todo, pois através da higienização recorrente e os cuidados constantes, é possível identificar e solucionar problemas antes que necessitem de reformas ou grandes gastos emergenciais.

Entre as principais vantagens, também podemos destacar: 

  • Valorização do imóvel

Quando apresenta um bom estado de conservação, o edifício se torna mais interessante para locatários, compradores e investidores em potencial, aumentando a valorização do imóvel no mercado.

  • Credibilidade da empresa ou condomínio

A preservação, limpeza e organização do prédio faz toda a diferença na construção da imagem do empreendimento, apresentando-se de forma mais confiável para clientes e colaboradores.

Leia também:  O que a limpeza e conservação dizem sobre sua empresa?

  • Evita gastos imprevistos

Acompanhada de outras estratégias de manutenção, a limpeza predial é uma etapa importante na conservação geral do empreendimento. A preservação constante dos ambientes, permite o uso mais inteligente dos recursos financeiros do empreendimento, evitando a necessidade de reformas emergenciais maiores.

Leia também: Como reduzir custos por meio da manutenção predial?

  • Promove maior satisfação de funcionários e/ou moradores

A limpeza e a organização constantes do ambiente têm impacto direto no conforto e bem-estar das pessoas que utilizam o espaço. Em empreendimentos voltados para fins comerciais, esses pontos são cruciais para aumentar a satisfação de clientes e melhorar a produtividade de funcionários e colaboradores.

Como garantir uma limpeza eficiente?

Para aproveitar todas as vantagens dos serviços de limpeza e manutenção predial, é preciso desenvolver um planejamento específico para o imóvel em questão.

Entre os tópicos essenciais para esse planejamento estão:

A análise das áreas do edifício

Para compreender as necessidades do imóvel, é essencial realizar uma avaliação completa dos espaços comuns. Dessa forma será possível identificar em cada ambiente, quais cuidados mais adequados.

Elabore um cronograma de limpeza

Após definir os espaços e ambientes que estarão inseridos na limpeza predial será possível dar início a elaboração do cronograma de limpeza.

No cronograma será definido a periodicidade entre as limpezas de cada ambiente, considerando a frequência de uso dos espaços.

Leia também: Como montar um roteiro de limpeza eficiente?

Invista em equipamentos e materiais adequados

Os serviços de limpeza predial envolvem a higienização de espaços e superfícies muito diversas, garantir a utilização de produtos de higienização seguros e adequados para alcançar uma boa limpeza, sem agredir ou prejudicar a preservação das superfícies.

Investir em Equipamentos de Proteção Individual (EPI) como botas, óculos, luvas, máscaras e outros itens essenciais para a realização de trabalhos em alturas, é uma etapa primordial para garantir a segurança dos profissionais envolvidos nos serviços de limpeza predial.

Conte com uma empresa especializada

Realizar todos esses passos e buscar profissionais qualificados para compor as equipes de limpeza, demanda uma grande quantidade de recursos financeiros e tempo. A contratação de uma empresa especializada na prestação de serviços de limpeza e manutenção predial garante a disponibilidade de profissionais qualificados, gestão eficaz das equipes e dos serviços prestados, além de não exigir que o edifício se responsabilize pelos custos operacionais e trabalhistas.

Para fazer uma contratação eficiente:

  • Busque empresas experientes e com boas procedências no mercado.
  • Verifique se a empresa investe na qualificação dos profissionais terceirizados.
  • Analise a qualidade dos equipamentos utilizados.
  • Opte por empresas que investem em soluções inovadoras para a otimização dos serviços.

Conte com a EPS Engenharia

Com mais de 20 anos de experiência no mercado, nós atuamos com o oferecimento de uma ampla variedade de serviços terceirizados, além da limpeza predial e industrial.

Nossas soluções são desenvolvidas a partir de um planejamento personalizado para atender às necessidades de cada empreendimento, fornecemos serviços completos em manutenção, suporte técnico administrativo, conservação e gestão de facilities e multisserviços.

Conheça todas as soluções e serviços que oferecemos em nosso site, e solicite um orçamento para garantir o melhor para seu empreendimento!

Mantenha-se informado sobre os serviços de manutenção essenciais para a conservação do seu patrimônio com os artigos publicados em nosso blog. Acompanhe também nossas publicações no Facebook, Instagram e LinkedIn.