05 de Agosto 2021 | Gestão de facilities

Lixo e resíduos: tudo o que você precisa saber sobre os conceitos e a importância do descarte correto

Você já parou para pensar na diferença entre lixo e resíduos? Pode parecer a mesma coisa, mas não é. Para muitos, os termos são usados como sinônimos. Entretanto, tecnicamente, há uma diferença importante que vamos mostrar adiante.

Saber a distinção entre essas duas palavras é fundamental para entender como destinar e gerenciar os resíduos gerados na sua casa e no trabalho. Continue acompanhando esse artigo para saber a diferença entre lixo e resíduos.

Qual é a diferença entre lixo e resíduos?

Basicamente, lixo é tudo aquilo que não tem mais utilidade, algo que será finalmente descartado. Já o resíduo pode ser reciclado e servir para outra pessoa, como também tornar-se matéria-prima para um novo produto.

Ficou mais claro agora, não é mesmo? Ainda assim, há uma certa dificuldade das pessoas em saber diferenciar lixo e resíduos no dia a dia, principalmente quanto ao significado de lixo. Vamos aprofundar um pouco mais no assunto.

  • Lixo

O termo lixo refere-se ao que não tem mais utilidade e pode ser jogado fora, ou seja um material que perdeu totalmente sua serventia e, sequer pode ser cogitado à reutilização.

Em outras palavras, o lixo é, sem dúvidas, algo que a sociedade precisa evitar ao máximo gerar, já que vemos diariamente o descarte incorreto de toneladas de lixo, seja em locais a céu aberto, rios, córregos e oceanos.

Alguns exemplos de materiais tidos como lixo são papel higiênico e guardanapo usados, sacolas e canudos plásticos, embalagens laminadas como as de biscoitos e copos descartáveis. Esses itens perdem a sua função e não podem sequer ser reutilizados.

É importante ressaltar a relação entre lixo e meio ambiente. Passam-se os anos e a geração de lixo só aumenta na sociedade. Sendo assim, surgiu a urgência em resolver esse problema para minimizar os impactos ambientais e tentar transformar lixo em algo reutilizável. Isso serve tanto para lixo orgânico como inorgânico.

  • Resíduo

Diferentemente do lixo, que é algo que não pode ser reutilizado e reciclado, o resíduo é visto como qualquer sobra de material que pode ser reciclada e também reutilizada. Em outras palavras, o resíduo é o produto que mesmo já tendo sido usado pode ganhar uma nova serventia assim que for descartado. 

Um ótimo exemplo são as embalagens de garrafa PET, que são recicladas até mesmo na indústria têxtil, na produção de tecidos. Outros exemplos de resíduos são as garrafas de vidro, latas de alumínio e papel. Materiais como esses devem ser destinados à coleta seletiva, que separa vidro, plástico, papel e metal para posterior reciclagem.

Reciclagem e a gestão de lixo e resíduos numa empresa

O controle dos resíduos em uma empresa é primordial para o processo produtivo da mesma. Tanto grandes empresas como médias e pequenas, produzem lixo e resíduos e, muitas vezes, não fazem o descarte correto. Ações como essa impactam negativamente o meio ambiente.

Por isso, um dos grandes desafios das organizações é garantir que todos os resíduos sejam descartados de forma apropriada e segura. A separação adequada dos resíduos produzidos é fator determinante para a reciclagem do material. Assim sendo, é preciso olhar para cada produto descartado com cuidado.

Além de ter atenção ao separar os materiais adequadamente, é fundamental criar a consciência da necessidade de reutilização de materiais, como o papel. Essas práticas possibilitam mais economia para a empresa. Um outro exemplo a fim de evitar a geração de lixo e resíduos desnecessários é eliminar qualquer tipo de copo descartável e incentivar os colaboradores a levarem suas próprias garrafinhas ou canecas.

Por fim, uma empresa deve, sem dúvidas, investir na reciclagem de materiais, bem como espalhar lixeiras para a separação devida de lixo orgânico do reciclável.

Precisa de ajuda?

A EPS é especialista em limpeza e manutenção predial e conta com soluções personalizadas para atender às demandas de descartes e separação de lixo e resíduos das empresas, sempre com a máxima agilidade e eficiência.

Por meio de um plano estratégico e customizado conforme as necessidades do seu empreendimento, otimizamos os serviços para garantir que o foco e a produtividade de sua empresa não sejam prejudicados.

Entre em contato conosco e solicite um orçamento de nossos serviços.