09 de Julho 2021 | Manutenção

Saiba tudo sobre a segurança no trabalho em altura!

A segurança no trabalho em altura é um assunto de extrema importância. Isso porque ela previne acidentes fatais e garante a saúde e integridade do colaborador, seja em setores de construção civil, energia elétrica, telecomunicações, manutenções ou montagens industriais. Leia mais para entender sobre o assunto!

O que é trabalho em altura?

O trabalho em altura é considerado pela NR 35 como qualquer atividade realizada a partir de dois metros do solo, podendo ser executada por qualquer profissional que esteja em suas plenas capacidades físicas, psíquicas e neurológicas.

Quais os principais cuidados necessários para executar serviços em altura?

Quando falamos em prevenção, entende-se que esse tipo de serviço deve ser evitado ao máximo, sendo realizado somente como última alternativa. Após análise do serviço e entendimento de que ele é necessário, falamos sobre a segurança do trabalho em altura. 

É por meio do planejamento que todas as condições de risco da tarefa são levantadas e examinadas. Isso inclui o local de trabalho, o propósito da tarefa e fatores externos que podem afetar o desempenho do trabalhador, como chuva, neblina e poeira. 

Para eliminar outros riscos de acidente e garantir a segurança no trabalho em altura, é necessário tomar algumas medidas como proporcionar uma estrutura de qualidade e fornecer equipamentos de segurança próprios para esse tipo de trabalho.

Os EPIs são fundamentais para essa função. Esses acessórios propiciam mais segurança a quem está exposto às atividades de risco, diminuindo a probabilidade de acidentes. Alguns equipamentos obrigatórios são:

  • capacete;
  • botas com bico de aço;
  • luvas;
  • cordas;
  • ascensor de punho;
  • cinto paraquedista;
  • trava-quedas retrátil;
  • cadeira suspensa para subida e descida;
  • acessório para ancoragem.

 O capacete de segurança, por exemplo, é um dos itens principais. Isso porque ele evita lesões no crânio, que podem causar sérios problemas de saúde, como quadros de incapacidade (permanente ou temporária) no funcionário.

A capacitação de funcionários, conforme as normas legalmente estabelecidas, é outro ponto importante. Ou seja, o engenheiro de segurança do trabalho deve garantir que só poderá gerenciar uma equipe, bem como efetuar o trabalho em altura, aqueles que forem submetidos a cursos específicos, como instruções em primeiros socorros e conscientização e utilização de EPI’s.

A última dica de segurança no trabalho em altura é supervisionar todo o serviço antes, durante e depois de sua execução. Assim, você cumpre todos os requisitos das normas laborais, previne riscos, garante segurança dos colaboradores e aumenta a produtividade do setor.