12 de Marco 2024 | Manutenção

A Importância e os tipos de manutenção para plataformas de petróleo

No primeiro bimestre de 2024, o Brasil celebrou uma balança comercial com um superávit recorde, graças, em grande parte, ao aumento das exportações para a Ásia, especialmente para a China, alcançando um saldo positivo de US$ 11,94 bilhões.

No entanto, esse cenário otimista foi impactado pela queda na exportação de petróleo, que sofreu uma diminuição devido as paradas de produção para manutenção em algumas plataformas de petróleo de alta produção.

Interrupções e os Impactos Negativos

Essas interrupções tiveram um impacto na balança comercial do país, diminuindo os resultados positivos alcançados. E este episódio nos faz refletir sobre a importância crítica da manutenção industrial, principalmente nas operações de óleo e gás.

A manutenção preventiva, preditiva, corretiva, detectiva e planejada são fundamentais para minimizar riscos, maximizar eficiência e garantir a segurança nas operações.
 

Saiba mais sobre o serviço de Manutenção Pedial e Industrial da EPS


👉🏻Manutenção Preventiva: Realizada em intervalos regulares com base em um cronograma para prevenir falhas e paradas inesperadas, incluindo tarefas como inspeção, limpeza, lubrificação e substituição de peças desgastadas.

👉🏻Manutenção Preditiva: Baseia-se no monitoramento da condição dos equipamentos em tempo real para prever falhas antes que aconteçam, utilizando técnicas como análise de vibração, termografia e análise de óleo, permitindo intervenções oportunistas que minimizam interrupções na produção.

👉🏻Manutenção Corretiva: Envolve reparar ou substituir componentes danificados após uma falha ocorrer, podendo ser planejada, após a detecção de uma falha iminente, ou não planejada, em resposta a falhas inesperadas.

👉🏻Manutenção Detectiva: Focada em identificar falhas ocultas em sistemas de segurança e proteção que podem não ser aparentes durante a operação normal, como testar sistemas de emergência e alarmes.

👉🏻Manutenção Planejada: Consiste na programação detalhada de todas as atividades de manutenção preventiva, preditiva e detectiva, baseando-se em análises de confiabilidade e disponibilidade dos equipamentos para otimizar a eficiência da produção e o ciclo de vida dos ativos.

É muito comum, prioritariamente em grandes empresas, a terceirização da manutenção, principalmente para os casos que exigem paradas de produção e demandam um grande número de técnicos, engenheiros e outras especializações.

Para escolher um parceiro de negócio é importante avaliar além do preço, pois como diz o ditado popular, “o barato sai caro”. Podemos ter sérios problemas de atraso no prazos, má qualidade nos serviços ou custos excessivos devido a uma escolha de empresas executantes de serviços de manutenção baseada em critérios errados. Afinal, um dia de produção de uma plataforma parada pode impactar até a balança comercial de um País inteiro. Sendo assim, o principal critério deve ser a capacidade técnica, a confiança e a solidez do fornecedor.
 

Jemoel Oliveira - Executivo especializado no mercado de Óleo e Gás da EPS, Facilities, Comercial, Marketing Digital Estratégico e Liderança Corporativa.