28 de Fevereiro 2023 | Gestão de facilities

Limpeza periódica de fachada: mais segurança e durabilidade

Assim como a parte interna de uma empresa demanda cuidados com o patrimônio e limpeza, a parte externa também precisa de atenção. 

Um desses cuidados é a limpeza de fachada, um aspecto fundamental para a apresentação da imagem física da organização. 

Na maioria das fachadas, o vidro é escolhido para complementar o design da arquitetura, por ser versátil e também possibilitar uma fácil limpeza.

Além desse aspecto visual e prático, o vidro também pode cumprir a função de isolamento de som, deixando o espaço mais silencioso e tranquilo, tanto para fins comerciais quanto para residenciais.  

Neste artigo vamos falar sobre a importância da limpeza da fachada para a empresa e quais são as formas mais seguras e indicadas para realizar esse tipo de serviço. 

Como a fachada de um prédio interfere na percepção do público sobre ele

A fachada de um prédio garante a primeira impressão de alguém que está passando ou para algum visitante de um prédio em específico. 

A apresentação da fachada pode, inclusive, aumentar a credibilidade de uma organização, o que comprova o quanto a apresentação física é importante. 

Essa impressão positiva, além de impactar os clientes, pode também ser causada nos funcionários que estão começando a trabalhar no prédio, fornecedores que adentram o espaço para levar materiais e possíveis parceiros comerciais. 

Se o projeto de um prédio considera importante a apresentação da fachada e o mesmo não passa por manutenções e limpeza, toda a impressão positiva que poderia ser transmitida acaba sendo desperdiçada. 

Como já mencionamos, a limpeza da fachada é tão importante quanto a limpeza interna e, quanto esta é negligenciada, compromete a estrutura e até mesmo a segurança. 

A importância da limpeza de fachada de prédios

Por estar localizada na parte interna do prédio, a fachada sofre as ações climáticas de sol e chuva. 

Esse é um aspecto que reforça ainda mais a necessidade de limpeza constante das fachadas, que conseguem retirar impurezas que podem agredir o prédio ao longo dos anos. 

A limpeza da fachada vai garantir a manutenção e qualidade da estrutura. 

Como manter a limpeza de fachada 

As empresas que já investem na limpeza de fachadas podem realizar algumas medidas para manter essa limpeza. 

  • Atenção para a periodicidade

Os períodos que demandam limpezas na fachada dependem dos materiais utilizados nas estruturas dos prédios, bem como o acabamento e o clima do local. 

No caso das fachadas de vidro, que são as mais utilizadas, precisam de cuidado em relação à vedação, por isso, é importante estar atento para não realizar uma grande frequência de limpeza que pode interferir na fixação do vidro.

  • Organize a limpeza com antecedência

Como o serviço de limpeza demanda a contratação de um serviço, é importante organizar essa demanda com antecedência, inclusive para garantir a boa programação financeira. 

Dentro das despesas de limpeza interna, pintura e manutenção do prédio, deve ser incluída a limpeza da fachada, respeitando a periodicidade necessária. 

  • Contrate uma empresa de confiança

Sabemos que as empresas estão sempre buscando formas de cortar custos, mas essa escolha não é a melhor opção no caso de limpeza, inclusive a de fachadas. 

O resultado da limpeza será mais assertivo se for realizado por profissionais experientes e por empresas especializadas, que utilizam os materiais adequados nesses processos. 

Além disso, essas empresas terceirizadas contam com equipamentos de segurança, que não interrompem o funcionamento do prédio enquanto estão sendo feitas. 

Benefícios de investir na limpeza de fachadas

Manter a fachada com o aspecto limpo é apenas uma das vantagens de ter uma boa periodicidade nesse processo. 

A limpeza também contribui para a prevenção de riscos, como deslocamento de vidros e espelhos e também redução de prejuízos com a manutenção de troca de componentes. 

Uma fachada bem conservada também transmite confiabilidade para aqueles que entram no prédio. 

A limpeza da parte externa de um prédio contribui também para a saúde das pessoas que frequentam seus espaços. 

Isso acontece porque o acúmulo de sujeira pode estimular o aparecimento de insetos e roedores, por exemplo, que podem transmitir doenças. 

Os materiais utilizados na limpeza também garantem a remoção de manchas e outras marcas de sujeira, que quando demoram muito tempo para serem removidas tornam-se marcas permanentes. 

Conte com a experiência de uma empresa especializada em gestão de facilities

Um olhar atento para a limpeza da fachada é um assunto que deve ser priorizado por aqueles que administram edificações, comerciais ou residenciais. 

A EPS, atua desde 2003 em diversas frentes, incluindo a gestão de facilities.  

A equipe de profissionais é preparada para o manuseio de produtos e acesso em alturas para realização da limpeza, garantindo a tranquilidade dos clientes que decidem contratar esse tipo de serviço.