07 de Julho 2021 | Terceirização

Conheça os principais serviços de limpeza no combate ao coronavírus

A pandemia de coronavírus levou o mundo todo a repensar seus hábitos de higiene. Se antes os serviços de limpeza eram fundamentais para garantir o bem-estar de colaboradores, clientes e visitantes, no “novo normal” os protocolos devem ser ainda mais rígidos.

Nos últimos meses, muitas empresas continuam com as atividades reduzidas para evitar a aglomeração de pessoas e proporcionar maior segurança aos seus colaboradores e clientes. 

Neste novo cenário, o reforço do serviço de limpeza e higienização dos ambientes e superfícies tornou-se uma necessidade para organizações de diversos segmentos, que passaram a contratar empresas terceirizadas para otimizar os processos internos.

Da mesma forma, a implementação do regime de home office em muitos locais fez com que o fluxo de pessoas nas áreas comuns dos condomínios aumentasse. 

A reabertura dos shoppings e instituições de ensino também exigem cuidados especiais com a higienização e desinfecção, já que cada ambiente tem suas particularidades. 

Para evitar os riscos, as medidas de segurança e a profissionalização da limpeza são essenciais e têm o objetivo de proteger funcionários, moradores, visitantes e todas as pessoas que frequentam esses espaços.

Como funciona a transmissão do coronavírus

O coronavírus é transmitido por meio do contato com secreções de uma pessoa infectada. Assim, ao tossir, falar ou espirrar, as gotículas que saem pelas vias respiratórias podem se espalhar pelo local, se acumular nas superfícies e contaminar outras pessoas.

Existem algumas medidas individuais que devem ser tomadas, como a higienização das mãos e o uso de máscara, e ações coletivas, como a desinfecção dos ambientes para eliminar os microrganismos causadores de doenças.

As empresas, portanto, devem se preparar para receber os colaboradores e clientes em seu espaço, estabelecendo um protocolo de limpeza, capacitando os profissionais e conscientizando os visitantes.

Serviços de combate ao coronavírus

1 - Serviços de limpeza

O serviço de limpeza é diferente da desinfecção e ambos são importantes em empresas e espaços com grande fluxo de pessoas. 

Enquanto a desinfecção é feita para eliminar os microrganismos potencialmente causadores de doenças, a limpeza é voltada a remover a sujeira que pode ser vista sobre as superfícies.

Por isso, a terceirização dos serviços de limpeza é a melhor opção para empresas, indústrias, condomínios e outros espaços. 

Nesses locais, muitas vezes, apenas os produtos de limpeza comuns, como água sanitária e álcool, não são suficientes. 

A circulação constante de pessoas pelos locais e a presença de equipamentos eletrônicos e móveis demanda cuidados específicos com produtos autorizados pela Anvisa e profissionais capacitados para lidar com diferentes situações. 

Além disso, é preciso estabelecer um cronograma de limpeza e controle das equipes para organizar os turnos de trabalho e evitar que os ambientes fiquem muito tempo sem cuidado.

2 - Desinfecção e sanitização

Assim como a desinfecção, a sanitização também é um procedimento realizado para diminuir a quantidade de microrganismos nos ambientes, inclusive o coronavírus. 

Ambos os serviços envolvem equipamentos específicos, como nebulizadores e termonebulizadores de alta eficiência, e produtos certificados pela Anvisa que tornam o ambiente protegido. 

A desinfecção também pode ser feita em carros e veículos de transporte para eliminar os vírus e bactérias das superfícies e dos assentos.

Outra medida importante que está sendo amplamente adotada no dia a dia é o tapete sanitizante, que permite a criação de uma área de desinfecção na entrada de prédios, condomínios ou estabelecimentos comerciais, por exemplo.

Com isso, é possível aumentar a eficácia do combate ao vírus e deixar os espaços mais seguros para receber colaboradores e clientes.

3 - Álcool gel 

Disponibilizar álcool gel nas entradas, saídas e pontos estratégicos é uma das medidas mais importantes para o combate ao coronavírus.

Aos poucos, as pessoas passaram a adotar este hábito e higienizar as mãos com uma frequência cada vez maior.

Existem muitas formas de oferecer esse produto aos colaboradores e visitantes, seja instalando totens, dispensers que evitam o contato físico ou mesmo colocando sobre a mesa dos funcionários.

Outra medida que está sendo adotada desde o início da pandemia é a medição de temperatura na entrada dos estabelecimentos.

Para isso, é possível contar com câmeras equipadas com leitores ou manter um colaborador no local com um termômetro.

Além de cumprir as medidas sanitárias e demonstrar ao público a preocupação com a saúde de todos, essas ações também contribuem para conscientizar as pessoas e lembrá-las da importância da prevenção.

Vantagens de contar com uma empresa de limpeza terceirizada

Agora que você já conhece os principais serviços de combate ao coronavírus que podem ser implementados em empresas, é o momento de entender como operacionalizar essas ações para colocá-las em prática.

Muitas companhias, especialmente as de grande porte, optam por contratar uma empresa terceirizada de limpeza e manutenção do espaço, o que ajuda a reduzir os custos e otimizar o tempo dos colaboradores.

Os principais benefícios da terceirização desses serviços são:

  • Aumento da qualidade dos serviços de limpeza;
  • Garantia de profissionais treinados e capacitados para o trabalho;
  • Não precisa se preocupar com faltas ou indisponibilidade de pessoal, já que a empresa terceirizada é responsável pela reposição;
  • Otimização de tempo e custos com contratação de profissionais;
  • Redução de custos com fornecimento de produtos e equipamentos;
  • Flexibilidade do serviço, ou seja, dependendo do contrato, é possível contar com uma equipe maior ou menor de acordo com a necessidade da empresa contratante;
  • A empresa pode se concentrar no core business com a garantia de que a manutenção do espaço está sendo feita da maneira adequada.

A EPS é uma empresa que oferece serviços integrados de Gestão de Facilities, Manutenção Predial e Industrial, Apoio Técnico e Administrativo e Proteção e Combate a Incêndio para que a sua organização mantenha o foco em sua atividade-fim.

Nossas soluções em limpeza e higienização de ambientes utilizam produtos específicos para o combate de vírus e bactérias, garantindo a proteção por mais tempo.

Para saber mais sobre os serviços de limpeza para combater o coronavírus, entre em contato conosco e faça um orçamento.