29 de Julho 2021 | Gestão de facilities

Guia de limpeza e manutenção predial: saiba como funcionam esses processos

Preservar a limpeza e manutenção predial de espaços compartilhados e ambientes externos não diz respeito somente a garantir uma aparência organizada e bem-apresentada da empresa, mas também proporcionar o bem-estar dos usuários que frequentam o local.

Desde já, limpeza e manutenção vão além das áreas externas, como fachadas, telhados e paisagismo. A conservação dos espaços internos pode impactar diretamente na produtividade dos colaboradores. Ao longo deste artigo, vamos falar sobre a importância da manutenção predial e como esse processo está ligado ao bom funcionamento de uma empresa como um todo.

Ter uma equipe especializada para cada ambiente é fundamental a fim de garantir a excelência na execução das tarefas. Nesse sentido, os gerentes de facilities coordenam a prestação de serviços terceirizados e elaboram estratégias para otimizar os processos de limpeza e manutenção com o objetivo de reduzir custos e despesas para a empresa. Além disso, com especializações cada vez mais aprimoradas, esses profissionais traçam as melhores práticas para alcançar os resultados propostos.

Antes de mais nada, para dar início ao serviço de manutenção predial, deverá ser feito um planejamento para que cada equipe contratada atue com qualidade e eficiência, visando atingir os melhores resultados. É recomendado a elaboração de um cronograma para que o fluxo de pessoas no local não seja interrompido.

Por que a limpeza e manutenção predial é tão importante?

A falta de limpeza e manutenção predial pode impactar de forma negativa na qualidade da produtividade da empresa, bem como no seu desenvolvimento, afetando as atividades diárias. 

Além disso, uma empresa que não possui um planejamento de limpeza e manutenção prejudica a própria imagem. Em outras palavras, pode afastar potenciais clientes e fornecedores, e até mesmo, os próprios colaboradores, que poderão deixar a empresa devido à má conservação e higienização.

Investir na conservação do prédio torna-se essencial para oferecer aos usuários do local um espaço saudável e agradável. A limpeza e manutenção predial pode parecer um processo simples, porém é bastante diferente de uma higienização doméstica, ou seja, requer métodos e técnicas adequadas, além da utilização de produtos de qualidade e equipamentos de segurança compatíveis com as tarefas.

Conheça os benefícios da conservação predial

Já mencionamos acima a importância da limpeza e manutenção predial em relação ao bem-estar de usuários que frequentam o ambiente. Do mesmo modo, há outros benefícios que devem ser levados em consideração:

  • Valorização do imóvel: quando um prédio tem um bom estado de conservação em sua infraestrutura, automaticamente, é mais valorizado;
  • Crescimento na produtividade: a limpeza dos ambientes internos garante o conforto e bem-estar dos colaboradores;
  • Maior credibilidade à empresa: um empreendimento bem preservado e com uma aparência limpa e organizada apresenta maior confiabilidade a clientes e fornecedores;
  • Redução de custos com reformas: manter o prédio bem conservado impacta na redução de custos com reformas, que podem interromper temporariamente o funcionamento do empreendimento.

Sendo assim, investir na qualidade dos processos de limpeza e manutenção garante o bom funcionamento da empresa, além de proporcionar segurança, proteção e conforto para colaboradores e clientes.

Agora que você já sabe a importância, os benefícios e os principais indicadores da limpeza e manutenção predial, e que para iniciar o serviço, é fundamental um planejamento estratégico, vamos à prática deste guia. 

Acompanhe a seguir os pontos relevantes em relação à conservação predial.

Limpeza e manutenção externa: fachadas, telhados, áreas verdes e jardinagem

A limpeza da área externa da empresa inclui fachadas, telhados e manutenção de áreas verdes e jardinagem. Acima de tudo, a fachada é o cartão de visitas de uma organização e, por isso, requer atenção especial, já que com a aparência agradável e limpa, causa uma boa impressão às pessoas.

Telhados necessitam de um cuidado importante quando se fala em limpeza e manutenção predial, visto que a má conservação destes pode ocasionar gastos indesejados à empresa.

Assim como fachadas e telhados, as áreas verdes e jardinagem do empreendimento não podem ser deixadas de lado na limpeza e manutenção predial. É importante realizar a poda de plantas ornamentais, como também a retirada de folhagens mortas e ervas daninhas que, além de deixar o espaço com um ar de descuido, prejudica o desenvolvimento das plantas.

Limpeza e manutenção interna: banheiros, coleta de lixo e higienização de carpetes 

Em relação à limpeza e manutenção interna, as equipes responsáveis devem realizar essa tarefa com muito esmero, uma vez que um ambiente empresarial bem conservado e limpo impacta na qualidade da produtividade dos colaboradores, como já vimos anteriormente.

Os banheiros, por exemplo, devem ser limpos com produtos adequados e aromas suaves. A reposição de papel higiênico, papel toalha, sabonete líquido e álcool em gel precisa ser constante. A limpeza desses espaços deve ser diária, contudo, como são áreas de intensa circulação de pessoas, e onde há grande potencial de transmissão de vírus e bactérias, é imprescindível a manutenção frequente.

A coleta de lixo também é uma atividade que tem de ser cotidiana, tão importante quanto a limpeza dos banheiros. Adotar um sistema de coleta seletiva é essencial, além de separar materiais perigosos quando for o caso.

Empresas que utilizam carpetes em seus ambientes comuns, acumulam muita poeira e sujeira vindas da rua, o que pode trazer consequências para a saúde de seus colaboradores. Sendo assim, a limpeza e manutenção desse tipo de item também deve ser frequente, para eliminar fungos e mofo.

Quando o time de limpeza estiver realizando as tarefas, placas sinalizadoras devem ser utilizadas para que não haja possíveis acidentes.

Conclusão

Para alcançar bons resultados e crescimento desejável, é primordial que uma empresa invista na produtividade de seus colaboradores. Para isso, a limpeza e manutenção predial garante o bem-estar tanto de funcionários, como também de clientes, fornecedores e demais usuários que possam visitar o local. 

Sem dúvidas, a contratação de uma empresa terceirizada para realizar a conservação predial é uma excelente maneira de solucionar um problema que pode trazer transtornos futuros e gerar gastos indesejados.

A EPS é uma empresa que oferece serviços integrados de Gestão de Facilities, Manutenção Predial e Industrial, Apoio Técnico e Administrativo e Proteção e Combate a Incêndio para que a sua organização mantenha o foco em sua atividade-fim.

Nossas soluções em limpeza e manutenção predial utilizam produtos específicos e de qualidade para garantir uma vida útil maior ao imóvel.

Entre em contato conosco e faça um orçamento para aumentar ainda mais a produtividade das atividades e a segurança dos seus colaboradores e clientes.