22 de Julho 2021 | Gestão de facilities

O que é gestão de facilities e quais são os serviços mais procurados?

Uma nova profissão nasceu e vem ganhando força no mercado de trabalho: a gestão de facilities. Estamos falando sobre a administração profissional de um ambiente, ou seja, alguém que planeja e opera de perto processos eficientes, integrando edificações, equipamentos e serviços. Vamos conhecer um pouco mais sobre a profissão do futuro? Continue lendo a matéria!

Afinal, o que são facilities?

Traduzindo literalmente, as “facilidades” nada mais são do que serviços de infraestrutura contratados por uma empresa para a otimização de processos, como limpeza, segurança, manutenção e tudo que pode facilitar os processos do dia a dia de uma organização.

Entendendo mais sobre gestão de facilities

Imagine que você tem uma empresa com diversas necessidades internas para uma operação lucrativa, capacitada e segura. Esses serviços são mais caros e muito mais trabalhosos se contratados de forma separada. Agora, e se a gente te contar que existe uma profissão que é capaz de administrar todas essas atividades de uma forma muito mais otimizada e econômica? Isso é a gestão de facilities!

Por que esse serviço é importante?

A maior vantagem da contratação de um serviço de gestão de facilities é que a empresa pode se concentrar em sua atividade-fim, aquela diretamente relacionada ao objetivo dos negócios. Qual negócio de grande porte, como o Google, tem tempo para se preocupar com atividades como limpeza do seu espaço físico?

Terceirizando serviços que não são primordiais, o otimiza tempo e recursos para investir nos processos que são realmente fundamentais para a produção de resultados.

Quais são os serviços mais procurados?

A carteira de serviços oferecida pela gestão de facilities pode ser dividida em duas categorias: Hard e Soft Facilities Management.

A categoria Hard abrange todos aqueles serviços considerados os mais pesados relacionados à estrutura do edifício, cujo principal objetivo é garantir a segurança e o bem-estar de quem usa o espaço, como:

  • Climatização;
  • Iluminação;
  • Instalação hidráulica;
  • Infraestrutura;
  • Manutenção das instalações elétricas.

Já a Soft são as atividades consideradas mais leves de conservação do espaço, que tornam o ambiente corporativo mais agradável e seguro, como:

  • Segurança;
  • Limpeza;
  • Dedetização;
  • Jardinagem ou paisagismo;
  • Gestão de correspondências;
  • Recepção e controle de acesso.

Como contratar uma empresa de facilities?

Você decidiu que precisa de uma empresa terceirizada. Agora, o próximo passo é encontrar uma organização experiente, qualificada e com capacidade técnica para atender às necessidades da sua empresa.

A EPS oferece serviços integrados de Gestão de Facilities, Manutenção Predial e Industrial, Apoio Técnico e Administrativo e Proteção e Combate a Incêndio para que a sua organização mantenha o foco em seu core business.

Ao entrar em contato conosco, será realizada uma avaliação do estabelecimento, chamada de inspeção predial, para identificar as reais necessidades daquele lugar.

Esta avaliação técnica elenca quais serviços são os mais urgentes para determinado ambiente. Depois, nós iremos elaborar um plano de serviço personalizado para as necessidades da sua empresa, contando com o apoio de uma equipe altamente qualificada.

A EPS atende clientes do setor público e privado de todo o Brasil e tem um Sistema de Gestão Integrada (SGI) que ajuda a otimizar os processos de cada projeto e garante o controle sobre o gerenciamento da rotina de cada espaço.

Entre em contato conosco e tire suas dúvidas sobre os serviços de gestão de facilities.