26 de Outubro 2022 | Gestão de facilities

Manutenção predial: 7 atividades que não podem ser ignoradas

A manutenção predial é uma das rotinas mais importantes na administração de prédios residenciais e comerciais. Isso porque, além de reduzir custos atrelados a imprevistos que impactam diretamente no orçamento, ela é fundamental para garantir o bem-estar e a segurança de todas as pessoas que circulam pelo prédio. 

Importância da manutenção predial

Todo empreendimento deve possuir um manual de operação, uso e manutenção, conforme determinado pela NBR 5674 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). 

Em seu item 3.5, a ABNT define manutenção predial como o  “conjunto de atividades a serem realizadas para conservar ou recuperar a capacidade funcional da edificação e de suas partes constituintes de atender as necessidades e segurança dos seus usuários”.

Normalmente ligada a limpeza e pequenos reparos, a manutenção predial se mostra primordial para reduzir os danos causados pela degradação do empreendimento. Entre os riscos, que não são incomuns, podemos citar incêndios e desmoronamentos, ocorrências que poderiam ser evitadas com uma rotina de manutenção. 

Diante dessa importância, o(s) proprietário(s) do edifício deve seguir o plano de manutenção à risca com a contratação de profissionais capacitados para a realização do serviço. A equipe pode ser própria ou terceirizada. 

Vamos conhecer as atividades que não podem ser ignoradas neste escopo de manutenção predial? Continue a leitura!

Atividades que não podem ficar de fora da manutenção predial

1) Sistemas de segurança e acesso ao prédio

Como a garantia de segurança é um dos principais objetivos da manutenção predial, alguns equipamentos diretamente relacionados a esse aspecto precisam ser conferidos de forma periódica. São eles:

  • Elevadores;
  • Interfones e portaria eletrônica;
  • Cercas elétricas;
  • Câmeras de vigilância;
  • Catracas. 

Também é recomendado rever a conduta de colaboradores - como porteiros e seguranças - e reforçar as orientações sobre o controle de acesso de pessoas não autorizadas. O mesmo vale nos procedimentos seguidos por portaria remota. 

2) Sistemas de combate e prevenção de incêndio

Outra atividade importante na manutenção predial é a inspeção dos sistemas de combate e prevenção de incêndio

Extintores de incêndio, alarmes contra fogo, tubulações de gás, fiação e instalações elétricas devem ser vistoriados por uma equipe especializada de acordo com as recomendações dos fabricantes. 

Também é primordial verificar as condições de saída de emergência, revisar o plano de evacuação em caso de incêndio e se certificar que os bombeiros têm acesso facilitado no prédio.

3) Sistema de climatização

O sistema de climatização exige uma rotina cuidadosa e constante de manutenção. É um cuidado essencial para evitar custos extras com eventuais consertos e/ou substituições, mas também para evitar incêndios devido a falhas elétricas ou curto-circuito. 

Outro ponto importante é a limpeza de dutos, filtros e reservatórios de água. Isso porque o acúmulo de resíduos pode disseminar bactérias e outras partículas nocivas à saúde e bem-estar das pessoas no ambiente.  

4) Sistema hidráulico

O sistema hidráulico é caracterizado pela sua complexidade, envolvendo uma ampla lista de componentes. Tanto que a manutenção desta parte essencial do prédio envolve as normas:

  • NBR 5674 (manutenção de prédios);
  • NBR 5626 e 7198 (instalações de água fria e quente);
  • NBR 8160 (projetos de esgoto sanitário);
  • NBR 15527 (aproveitamento de águas pluviais).

Confira todas as atividades relativas ao sistema hidráulico que devem ser checados na manutenção predial:

  • Checagem de encanamentos e bombas hidráulicas;
  • Limpeza de ralos, caixas de gordura, sifões, etc;
  • Limpeza de tubulações e filtros;
  • Higienização de reservatórios de água;
  • Identificação e reparo de infiltrações e vazamentos;
  • Revisão de sistemas de captação de água pluvial;
  • Identificação de possíveis depósitos de água parada para evitar a proliferação de insetos.

5) Rotina de limpeza 

A limpeza deve ser uma preocupação diária na rotina de manutenção predial, já que prédios residenciais e comerciais contam com uma grande circulação de pessoas.

Mais do que o aspecto estético, a limpeza - quando bem elaborada por equipe especializada - evita o contágio de doenças pela falta de higienização, e assim, promove a segurança e a saúde de todos.

6) Manutenção das áreas verdes

Os cuidados com jardins e plantas não costumam ser um aspecto lembrado como essencial nesta rotina de manutenção predial. 

Entretanto, a manutenção das áreas verdes é fundamental não apenas para preservar a estética, mas também para evitar a proliferação de pragas e animais nocivos, como escorpiões. 

Também vale lembrar que galhos e folhas secas acumuladas podem se tornar foco de incêndio, por isso os restos de podas devem ser descartados. 

7) Depósitos de lixo e resíduos

Por fim, a limpeza e desinfecção periódica dos depósitos de lixo e resíduos também deve fazer parte da manutenção predial. Além de evitar o acúmulo e transbordamento, a administração do prédio deve cuidar para que seja feita a coleta seletiva. 

Manutenção preventiva é o melhor caminho

Se você chegou até aqui, já percebeu que a manutenção predial envolve muitos detalhes. Por isso, agir de forma preventiva é a forma mais assertiva de garantir o bem-estar das pessoas e evitar os custos extras com medidas corretivas

Conte com os serviços da EPS 

A EPS é uma empresa de engenharia, projetos e serviços que oferece uma gestão customizada de acordo com as necessidades da sua empresa.

Nossas soluções de manutenção e limpeza predial são elaboradas a partir de um plano personalizado que visa atender às demandas da sua empresa ou condomínio de forma ágil e com excelência.

Além da rotina de manutenção predial em condomínios empresariais e residenciais, desenvolvemos projetos com equipe capacitada para centros de distribuição, hospitais, clínicas e laboratórios, hotéis, portos e aeroportos, shoppings, instituições de ensino e setor público.

Conte com a nossa expertise e solicite uma proposta!