15 de Setembro 2022 | Manutenção

Como reduzir custos por meio da manutenção predial?

Entre os diversos aspectos avaliados dentro de uma empresa, a manutenção predial é um dos mais importantes. Isso porque a estrutura física de qualquer edificação está sujeita a desgastes que, potencializados pela ação do tempo e alta movimentação de pessoas, podem desencadear danos ao bem-estar e segurança de todos que trabalham ou visitam o empreendimento. 

Sendo assim, além da limpeza e organização das instalações internas, os prédios devem passar por uma avaliação periódica nos seus elementos estruturais - como hidráulica, elétrica, ar condicionado, elevadores, salas de máquinas, fundações, caixas d 'água, fachada, etc.

Além de contribuir para o bom funcionamento e estado de conservação do imóvel, a manutenção predial previne falhas que podem se tornar danos profundos à estrutura  da edificação e reduz a chance de prejuízos financeiros no futuro. Ou seja, também é uma forma de reduzir custos e investir na credibilidade do negócio a longo prazo. 

Vamos entender melhor? Continue a leitura e veja como a manutenção predial pode contribuir para a saúde financeira da empresa.

Entenda o impacto da manutenção predial na redução de custos 

Quando falamos em manutenção predial, esse cuidado vai além de uma rotina de inspeção, limpeza e consertos. É um serviço diretamente relacionado aos custos de um negócio, especialmente se considerarmos que uma gestão de ativos assertiva também passa pela revisão e manutenção de equipamentos. 

Ao ser planejada de forma correta e empregada de maneira consistente, a manutenção predial proporciona redução de custos em diversas frentes. O primeiro ponto a se considerar é que qualquer conserto em um prédio tem um custo extra, que tende a aumentar conforme o problema demora a ser identificado. Se há uma preocupação periódica com inspeções, esses danos são detectados logo em seu início. 

Para exemplificar os benefícios financeiros de um “diagnóstico precoce” de problemas em um prédio, imagine os custos que envolvem a troca de apenas um fio elétrico em comparação à substituição de toda uma fiação após um curto-circuito. O mesmo vale para problemas hidráulicos que, conforme avançam, podem se transformar em grandiosas infiltrações e rachaduras.

Esses são apenas alguns exemplos de  situações facilmente dribladas na rotina de manutenção predial. E, claro, podem ser resolvidas antes que se tornem um grave problema financeiro para a empresa. 

Mais segurança para as pessoas e a credibilidade do negócio

Outro fator importante e que também tem relação com os custos que envolvem a gestão de um negócio é a própria percepção das pessoas. Uma estrutura bem cuidada é primordial para transparecer a preocupação da empresa em proporcionar um ambiente seguro e mais adequado para os seus colaboradores, parceiros e clientes. 

Por outro lado, uma impressão negativa nesse sentido tem capacidade de afugentar investimentos e ainda acarretar dúvidas sobre a ética dos gestores. Isso porque, conforme já abordado nesse artigo, a manutenção predial é uma importante ferramenta na prevenção de acidentes. 

Caso um colaborador possa comprovar o risco ou, até mesmo, venha a sofrer algum efeito nocivo em sua saúde e integridade física, a empresa pode ter que lidar com as consequências morais e financeiras de uma ação trabalhista.

Também vale lembrar que, em muitos casos, o imóvel tem a empresa como proprietária. Sem os devidos cuidados para a sua manutenção, a edificação é desvalorizada e representa uma perda progressiva de dinheiro - o que coloca em risco um ativo importante do seu patrimônio. 

Reduza os custos com a terceirização da manutenção predial 

Se você chegou até aqui, já entendeu o papel da manutenção predial na gestão de uma empresa. Mas, por onde começar quando ainda não se tem uma equipe especializada nesse tipo de serviço?

A resposta está na terceirização da manutenção predial que, por consequência, também é uma maneira de garantir a antecedência na previsão dos problemas e contar com profissionais capacitados para resolvê-los de forma efetiva. Assim, também há uma priorização de tarefas e os gestores podem voltar os seus olhos às demandas mais urgentes do negócio.

E o melhor: também é uma solução mais econômica, já que elimina a necessidade da empresa investir em equipamentos, material e o treinamento que uma equipe interna exigiria.

Manutenção deve ser prioridade na rotina do negócio

Para concluir, sempre é fundamental salientar que a manutenção predial não deve ser vista como algo secundário. 

Coloque a atividade no topo da lista de prioridades e investimentos, já que é mais eficaz manter o bom estado do imóvel, levando em conta o bem-estar e a segurança de seus usuários, do que executar reparos urgentes que se tornam mais caros e improdutivos.

Busca empresas especializadas em manutenção predial?

A EPS é uma empresa de engenharia, projetos e serviços que atende a clientes do setor público e privado em todo o Brasil.

Nossa expertise está na utilização de sistemas de gestão que auxiliam na tomada de decisão e na otimização dos processos da sua empresa, possibilitando uma gestão customizada de acordo com as necessidades de cada projeto.

Para isso, oferecemos soluções em:

  • Gestão de facilities e multisserviços;
  • Manutenção predial e industrial;
  • Apoio técnico e administrativo;
  • Proteção e combate a incêndio;
  • Limpeza hospitalar.

Entre em contato conosco e conheça nossas soluções em manutenção predial.