13 de Dezembro 2023 | Gestão de facilities

Como a manutenção industrial pode diminuir os acidentes de trabalho

A manutenção industrial é um pilar fundamental da produtividade fabril, independente do porte ou setor de atuação da fábrica. Com uma série de atividades de revisão, reparo e atualização dos maquinários, a manutenção tem o objetivo de manter a integridade dos equipamentos, evitando a ocorrência de falhas operacionais que podem diminuir a qualidade dos processos e até interromper a produção.

Apesar dos procedimentos de manutenção serem específicos para cada tipo de indústria, a Norma Regulamentadora NBR-5462, desenvolvida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, estabelece orientações técnicas e administrativas sobre os procedimentos de planejamento e execução da manutenção de equipamentos e instalações. Entre os principais tipos de manutenção listados pela norma, estão a manutenção preventiva, realizada em intervalos previamente determinados, a corretiva, realizada após o surgimento de falhas, e as manutenções preditiva e detectiva, baseadas em estratégias de monitoramento e inspeção para identificar potenciais falhas de maneira precoce.

Leia também: Manutenção preventiva industrial: o que é e qual sua importância?

A negligência nos procedimentos de manutenção pode acarretar o aumento de custos inesperados com reparos, quebras de equipamentos e prejudicar toda a cadeia de produção da empresa. Mas além dos prejuízos financeiros, a manutenção tem impacto direto nas condições de trabalho dos funcionários, influenciando sua capacidade de produção e, principalmente, sua segurança no ambiente de trabalho.

A ocorrência de acidentes de trabalho é uma grande preocupação no setor industrial, e a manutenção tem um papel fundamental na sua prevenção. Compreenda neste artigo, como os procedimentos de manutenção podem minimizar o risco de acidentes e manter a integridade dos trabalhadores na operação.

Principais acidentes de trabalho na indústria

Apesar dos números demonstrarem uma queda de 25% nos últimos dez anos, dados do último Anuário Estatístico de Acidentes do Trabalho – AEAT apontam mais de 500 mil ocorrências de acidentes registrados no INSS, número que coloca o Brasil em quarto lugar no ranking mundial de acidentes de trabalho.

Segundo o relatório realizado pelo Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, grande parte dos acidentes que causaram lesões gravíssimas e fatalidades, ocorridos entre os anos de 2012 e 2022, foram provocados pela operação de máquinas e equipamentos. Entre os tipos de acidentes mais comuns estão:

  • Cortes e perfurações
    Trabalhadores que operam equipamentos pesados ou cortantes correm riscos maiores com cortes, perfurações e até amputações de membros. Incidentes desse tipo ocorrem com maior frequência nas indústrias metalúrgica e automobilística.
  • Choques elétricos
    A eletricidade está presente em grande parte dos processos industriais, tornando os choques elétricos um perigo para colaboradores de diferentes funções na fábrica. Dependendo da dimensão dos choques elétricos, eles podem causar graves queimaduras, restrição de movimentos, além do óbito.
  • Esmagamento
    Geralmente causado pela movimentação de objetos ou equipamentos pesados no parque de máquinas, o esmagamento tem consequências gravíssimas e foi apontado pelo Observatório de Segurança e Saúde do Trabalho como uma das lesões corporais mais frequentes causadas por acidentes de trabalho.
  • Queda
    A queda de altura é muito comum em indústrias de diversos segmentos, ocorre principalmente entre colaboradores que trabalham de maneira suspensa. Grande parte desses acidentes são causados por negligência no uso de equipamentos de proteção.

Como a manutenção industrial diminui os riscos de acidentes

Esses acidentes de trabalho, infelizmente, não são ocorrências raras na indústria brasileira e as medidas de prevenção precisam estar entre as prioridades das fábricas do país.

Através da inspeção e avaliação constante do ambiente, equipamentos e máquinas envolvidas nas operações de trabalho dos colaboradores, a manutenção industrial pode diminuir drasticamente os riscos e a gravidade desses acidentes. 

Entre as soluções preventivas, destacamos:

  • Manutenção mecânica

Processo de verificação das condições dos equipamentos e máquinas. A manutenção mecânica envolve inspeções periódicas, troca de peças e reparos para garantir o pleno funcionamento dos maquinários e evitar paradas não programadas.

Quando feito de maneira correta, a manutenção mecânica pode otimizar o aproveitamento das máquinas, melhorando sua produtividade e aumentando o tempo de vida útil dos equipamentos.

  • Manutenção de tanques

Equipamento voltado para a armazenagem de substâncias diversas, os tanques industriais exigem procedimentos de higienização específicos, para manter seu potencial de armazenamento, evitar contaminações e alterações nas características dos produtos armazenados.

Além da limpeza periódica, tanques industriais também exigem inspeções e avaliações constantes da pressão, temperatura, nivelamento, entre outros.

  • Manutenção civil

Além dos equipamentos e maquinários, o imóvel também necessita de atenção. As ações de manutenção civil são voltadas para a inspeção das condições estruturais da edificação onde a fábrica se instala. Esse tipo de manutenção inclui também a avaliação e renovação de sistemas hidráulicos, elétricos, de acesso e comunicação.

Especializada em serviços de manutenção predial e industrial, a EPS pode tornar a administração de organização desses processos muito mais simples e segura.

Com 20 anos de atuação no mercado, nossos procedimentos de manutenção seguem padrões internacionais de qualidade, com foco nas necessidades únicas de cada organização. Nossos serviços são realizados por profissionais altamente treinados para garantir o melhor funcionamento dos equipamentos e a segurança dos colaboradores.

Entre em contato e conheça nossas soluções em manutenção preventiva industrial!

Continue lendo sobre os serviços essenciais para a indústria em nosso blog e acompanhe nossas atualizações no Facebook, LinkedIn e Instagram.