23 de Agosto 2023 | Manutenção

Os principais métodos da manutenção industrial

Para que a produção de uma empresa continue funcionando para atingir a sua capacidade máxima e com prejuízos mínimos, o maquinário precisa estar com as suas revisões em dia e operando conforme o esperado.

E esse processo só é garantido se a gestão da empresa priorizar a manutenção industrial, as técnicas disponibilizadas por esse serviço e os métodos que mais se adequam ao nicho que a organização atua.

Neste artigo, vamos explorar os principais métodos da manutenção industrial e a importância deles. 

Continue a leitura! 

Entenda o que é a manutenção industrial

A manutenção industrial é um serviço que muitas empresas contratam por conta da sua relação com o funcionamento correto da linha de produção.

Dentro do escopo da manutenção industrial existem alguns métodos e técnicas capazes de verificar e consertar os itens que são parte dos processos industriais da empresa, como as máquinas, instalações e infraestrutura de modo geral.

Neste ponto, é importante mencionar que existem alguns tipos de manutenção industrial, classificados conforme o momento em que são utilizados, o método ou o objetivo da intervenção. 

Entenda melhor sobre os tipos de manutenção industrial abaixo.

Manutenção preventiva 

Esse tipo de manutenção industrial, como o próprio nome sugere, está focado na prevenção de possíveis falhas que podem comprometer o funcionamento de máquinas ou equipamentos de uma empresa. 

Para realizar essa prevenção, ela se baseia em verificações periódicas e organizadas com antecedência, seguindo um roteiro de manutenção com os itens a serem inspecionados ou corrigidos pela equipe de manutenção industrial. 

A frequência dela vai variar conforme o tipo e a idade do maquinário, o histórico de problemas que a máquina já vem apresentando, o uso do espaço em que a máquina está instalada, a maneira como o equipamento é usado pelos colaboradores da empresa e outras características mais técnicas.

As principais vantagens da manutenção preventiva são: 

  • Aumento da produtividade e a qualidade dos produtos ou serviços, já que evita paradas não programadas e mantém os equipamentos em pleno funcionamento;
  • Reduz os custos operacionais e de reposição com gastos desnecessários com a compra de peças, componentes ou equipamentos novos; 
  • Melhora o controle das atividades da empresa e permite um planejamento das ações de manutenção e estudos de desempenho dos equipamentos; 
  • Amplia o conhecimento acerca dos equipamentos na rotina e envolve e aproxima mais os responsáveis pela manutenção e os operadores dos equipamentos nos processos de manutenção;
  • Assegura a segurança dos trabalhadores e do meio ambiente, previne acidentes, danos ou contaminação causados por falhas nos equipamentos.

Manutenção Corretiva

Este segundo tipo de manutenção industrial, chamado manutenção corretiva, resolve problemas e falhas que já estão afetando o funcionamento de máquinas e equipamentos. 

Há dois segmentos neste tipo de manutenção industrial: a planejada e a não planejada.

A principal diferença entre os dois é o grau de urgência e o planejamento da intervenção.

A manutenção corretiva não planejada acontece de forma imprevista, quando um equipamento para de funcionar ou apresenta algum problema grave. 

Nesse caso específico, é necessário agir rapidamente na resolução e evitar prejuízos maiores. Esse tipo de manutenção é mais custoso e arriscado, pois pode comprometer a produtividade, a qualidade e a segurança do trabalho.

Já a manutenção corretiva planejada é programada com antecedência, quando se detecta um problema que não impede o funcionamento do equipamento, mas que pode piorar com o passar do tempo. 

Nessas situações é possível escolher o melhor momento para realizar o conserto, sem afetar a operação, sendo essa manutenção o tipo mais econômico e eficiente, pois permite uma melhor gestão dos recursos e dos riscos.

Manutenção preditiva

A manutenção preditiva, dentre os tipos de manutenção industrial, é considerada uma das mais modernas e tecnológicas, já que utiliza instrumentos de análise para identificar irregularidades no funcionamento de equipamentos.

Os instrumentos adotados pelas equipes especializadas em manutenção preditiva captam os dados em tempo real e, em seguida, são analisados para antecipar possíveis falhas.

Para entender melhor, ela permite que a frequência de intervenções seja a mais reduzida possível. Dessa forma, evita manutenções não planejadas. 

Algumas ações na estratégia de análises preditivas são a análise de óleo e a análise de vibração, por exemplo.

Este tipo contribui para a redução de custos com peças, mão de obra e energia. 

Alguns exemplos de manutenção preditiva são:

  • A medição da temperatura dos motores elétricos para detectar sobrecargas ou desgastes nos rolamentos; 
  • A inspeção visual dos pneus dos veículos para verificar o desgaste ou avarias;
  • Verificação da pressão dos fluídos hidráulicos para verificar vazamentos ou obstruções;
  • Observação da resistência elétrica dos cabos para verificar corrosão ou rompimento.

Quais são as etapas do processo de manutenção industrial 

Agora que já apresentamos os tipos de manutenção industrial e um pouco mais sobre os métodos que cada um deles utiliza, é simples entender as suas diferenças, mas apesar delas, existem algumas etapas que estão presentes na maioria deles. 

Essas etapas envolvem: 

  • Pesquisa de empresas especializadas: para garantir a manutenção industrial de qualidade e feita por equipes experientes, uma alternativa econômica é a terceirização desse serviço. Por isso é importante fazer uma pesquisa cuidadosa de empresas sérias e consolidadas neste ramo para só então fechar uma parceria; 
  • Planejamento: nesta fase são definidos os objetivos da manutenção industrial, qual a estratégia será criada, qual tipo será usado e os recursos que serão investidos; 
  • Programação: em reunião com as equipes, serão agendadas as atividades de manutenção em um cronograma, levando em consideração os espaços físicos da empresa e o deslocamento de funcionários neste período; 
  • Execução: realização das etapas da manutenção segundo o cronograma criado; 
  • Registro e documentação: registro com detalhes das atividades, bem como a coleta de dados relevantes no processo; 
  • Análise e avaliação: quando a manutenção for finalizada, os resultados poderão ser analisados e a partir deles é possível sugerir melhorias que envolvem o uso das máquinas e também do espaço da empresa. 

A EPS é uma empresa de engenharia, especialista em projetos e serviços, que disponibiliza o serviço de manutenção industrial desde o seu nascimento, que aconteceu em 2003.

Além disso, nossa equipe conta com profissionais experientes e qualificados para assegurar os melhores resultados para nossos clientes. 

Acesse o nosso site e conheça melhor a nossa atuação!