08 de Dezembro 2021 | Manutenção

Manutenção preventiva industrial: o que é e qual sua importância?

Uma indústria produtiva e eficiente depende das condições físicas e estruturais da fábrica, já que a partir de instalações bem conservadas é possível garantir a qualidade do processo produtivo. 

Ao investir em manutenção preventiva industrial, a organização garante maior vida útil aos equipamentos, melhorando os resultados da organização.

O que é manutenção preventiva industrial?

De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a manutenção industrial é a combinação de ações técnicas e administrativas, incluindo as de supervisão, destinadas a manter ou recolocar um item em um estado no qual possa desempenhar uma função requerida.

Quando aplicada de forma preventiva, é um dos pilares de uma fábrica eficiente, pois ajuda a potencializar os investimentos da corporação e mantém a estrutura em boas condições.

Isso acontece porque, na área industrial, máquinas paradas são sinônimo de grandes prejuízos, pois a inatividade da operação, ainda que temporária, se reflete em todas as etapas do processo produtivo.

Dessa forma, causa atrasos na entrega aos clientes ou até mesmo produtos de baixa qualidade.

Com a manutenção preventiva, é possível impedir o surgimento de problemas por meio de inspeções e ações periódicas que ajudam a conservar a funcionalidade da estrutura.

Alguns exemplos são:

Inspeção de sistemas de incêndio;

Inspeção de sistemas de segurança;

Inspeção de sistemas hidráulicos e elétricos;

Limpeza industrial (aspiração de resíduos, limpeza química, sucção com alto vácuo, hidrojateamento de baixa e média pressão);

Inspeção de instalações de gás;

Manutenção e operação de elevadores e escadas rolantes;

Entre outros.

Qual a importância da manutenção preventiva industrial?

  • Aumento da vida útil das máquinas e equipamentos

Em geral, as fábricas possuem máquinas e equipamentos de alta complexidade, em que uma falha em determinada área não compromete seu funcionamento total, mas acaba sobrecarregando outras peças.

Com a manutenção preventiva industrial, é possível identificar essas falhas e consertar as peças antes que coloquem em risco a produção.

Ao manter todos os componentes funcionando adequadamente, a máquina irá funcionar por mais tempo, evitando a inatividade e consertos mais caros no futuro.

  • Redução de riscos e falhas

Em indústrias, todo cuidado é pouco devido à periculosidade dos materiais envolvidos e a quantidade de pessoas no local.

Assim, a prevenção é a melhor maneira de evitar falhas no maquinário e impedir o surgimento de um desgaste inesperado na máquina, afetando toda a cadeia de produção.

Além disso, nem todas as falhas são visíveis e uma inspeção detalhada e periódica consegue evitar uma pane generalizada e até mesmo acidentes.

  • Maior controle sobre a qualidade da produção

Em um mercado cada vez mais competitivo, o controle de qualidade e o atendimento aos prazos determinados são importantes diferenciais com relação à concorrência.

Dessa forma, não basta ter um setor comercial capacitado e com bons resultados se a fábrica e o setor produtivo não têm capacidade de atender às demandas.

Ao realizar intervenções periódicas e programadas, há um aumento na produtividade das máquinas e na qualidade dos produtos finais.

Como você viu, a prevenção é a melhor maneira de maximizar a vida útil das máquinas, evitar quebras, falhas e minimizar a perda de produção.

Para isso, é importante que a manutenção seja realizada por uma companhia especializada que conte com profissionais experientes e capacitados para resolver os mais diversos problemas.

A EPS é uma empresa que oferece serviços de manutenção preventiva e corretiva, além de predial e industrial, com Gestão de Facilities para que seu empreendimento mantenha o bom funcionamento.

Disponibilizamos soluções específicas para cada caso a fim de garantir uma vida útil maior ao equipamento com equipes especializadas para a execução das tarefas, com serviços como:

  • Manutenção e operação predial civil;
  • Manutenção de instalações elétricas, eletromecânicas e hidraúlicas;
  • Sistema de refrigeração, automação e segurança;
  • Manutenção e operação de elevadores e escadas rolantes;
  • Gerenciamento de energia, água, gás e combustível;
  • Operação de utilidades (geração de energia, vapor, ar comprimido, sistemas de refrigeração industrial);
  • Limpeza industrial (aspiração de resíduos, limpeza química, sucção com alto vácuo, hidrojateamento de baixa e média pressão).

Entre em contato conosco e conheça nossas soluções personalizadas em manutenção preventiva industrial.