25 de Julho 2023 | Gestão de facilities

Por que a limpeza industrial é importante?

A limpeza industrial é essencial para manter a saúde e bem-estar dos funcionários e clientes de uma empresa e, além disso, é relevante também para a conservação dos equipamentos e das instalações da organização. 

Mas quando o assunto é limpeza industrial, mais do que se relacionar com a durabilidade de máquinas e com a saúde de pessoas que frequentam espaços, a reputação da empresa também está em jogo, pois os consumidores evitam adquirir produtos que possam afetar a sua saúde. 

É por esse motivo que é correto afirmar que a limpeza industrial é fundamental para garantir o bom funcionamento da empresa, a segurança dos colaboradores e também a satisfação dos consumidores.

Neste artigo, vamos nos aprofundar sobre a importância da limpeza industrial e no quanto as suas medidas são indispensáveis. 

Boa leitura! 

O que é a limpeza industrial 

A limpeza industrial é uma solução especializada em higienizar e descontaminar os ambientes de empresas, seus equipamentos, superfícies e interiores, eliminando resíduos, sujeiras e microrganismos que podem prejudicar a saúde e a qualidade dos produtos.

 

Nas empresas, não somente naquelas de grande porte, locais desinfetados da maneira correta trazem diversos benefícios, como a proteção da saúde dos trabalhadores e a organização e a produtividade da rotina, sobre as quais vamos explicar melhor adiante. 

A higienização e desinfecção dos equipamentos utilizados na limpeza industrial eliminam resíduos, sujeira visível e até mesmo substâncias invisíveis que podem prejudicar a saúde daqueles que frequentam determinados locais. 

A limpeza industrial é a mesma para todas as empresas? 

Por falta de conhecimento ou até mesmo em uma tentativa de reduzir custos, muitas empresas decidem realizar internamente a limpeza industrial e essa prática e é incorreta por inúmeros motivos. 

O primeiro e o mais evidente deles é que cada tipo de segmento de empresa demanda procedimentos e padrões de limpeza específicos que devem ser seguidos. 

Ao decidir executá-los por conta própria, os funcionários estarão em risco, pois podem não saber utilizar os equipamentos de proteção necessários ou mesmo saber como manusear os produtos químicos, por exemplo. 

Cada indústria tem necessidades específicas de limpeza, levando em conta sua área de atuação. 

Por exemplo, uma indústria alimentícia requer cuidados específicos, enquanto uma indústria que lida com maquinário e peças precisa garantir a higienização adequada desses equipamentos.

É por isso que a limpeza industrial requer profissionais treinados para lidar com os resíduos de forma correta, direcionando-os aos locais apropriados. A coleta seletiva e a destinação adequada de resíduos tóxicos são essenciais para garantir a segurança ambiental.

Vantagens de manter a regularidade da limpeza industrial 

Agora que já explicamos o conceito de limpeza industrial, você vai entender os benefícios em investir nessa solução tão importante para as empresas. 

Aumenta a segurança no ambiente de trabalho e melhora a qualidade dos produtos 

O acúmulo de poeira e sujeira no maquinário e nos ambientes pode causar problemas respiratórios e serem propícios para a proliferação de germes e bactérias.

Esses agentes estarão presentes não só na saúde nos funcionários, mas podem, inclusive, contaminar os produtos que a empresa desenvolve.  

Com os setores bem organizado e constantemente higienizados por equipes profissionais, a saúde e a segurança, bem como a qualidade, estarão asseguradas. 

Favorece o bem-estar entre as equipes e os locais da empresa 

Ambientes sujos e que todos os dias são frequentados por muitas pessoas podem causar estresse e o estresse afeta negativa as relações e também a produtividade. 

A limpeza desempenha uma função que vai muito além do que podemos enxergar. 

Sabendo que a limpeza influencia no comportamento das equipes, locais limpos de trabalho são os mais indicados para times mais produtivos e engajados. 

A limpeza industrial estimula o foco a aumenta a produtividade 

Quando existe acúmulo se sujidades em máquinas, por exemplo, esses equipamentos não irão funcionar da forma que deveriam. 

Quando isso acontece, haverá atrasos e frustração dos funcionários, que terão de buscar assistência especializada para resolver essa questão. 

Todo esse transtorno, em alguns casos, poderia ser evitado se a limpeza das máquinas seguisse um cronograma organizado e conforme a demanda de determinado equipamento. 

Se o responsável pela operação de um maquinário chega em seu setor e encontra tudo organizado, limpo e em pleno funcionamento, esse funcionário se sentirá muito mais focado em entregar resultados e não irá se preocupar com máquinas que não estão funcionando.

Gera satisfação no cliente final 

Tudo o que o cliente espera, quando decide comprar um produto de uma determinada marca, é que esse produto tenha qualidade e o surpreenda positivamente, certo? 

Com a leitura deste artigo, fica fácil observar que quando a higienização é executada da forma correta, seguindo todos os protocolos da limpeza industrial, ela evita a contaminação e acúmulo de sujeira na linha de produção.

O resultado disso tudo é a satisfação do consumidor final, que terá certeza de que está consumindo um produto de uma organização que prioriza os protocolos de saúde, limpeza e higienização.

Se a sua empresa se preocupa com o bem-estar dos funcionários e com a satisfação dos clientes, conheça a EPS, que atua desde 2003 atendendo clientes do setor público e privado em todo o Brasil e oferece o serviço de limpeza industrial. 

Acesse o nosso site para saber mais!