05 de Julho 2023 | Gestão de facilities

Principais erros cometidos na limpeza industrial e como evitá-los

Imagine o funcionamento de uma empresa com dezenas de máquinas, circulação de pessoas e armazenamento de produtos. 

Com o passar do tempo, esses espaços vão acumulando sujeira, assim como as máquinas utilizadas diariamente pelos funcionários. 

É a limpeza dessa sujeira, das máquinas e dos ambientes que garante a produtividade e funcionamento adequado de uma empresa, processos esses realizados pela limpeza industrial. 

Neste artigo, vamos explicar o que é a limpeza industrial, quais são seus objetivos e como funciona, além de apresentar erros comuns nesse processo. 

Continue a leitura! 

O que é e qual o objetivo da limpeza industrial

A limpeza industrial é um serviço criado para proporcionar a higiene e a segurança de ambientes e equipamentos presentes em indústrias. 

Mas, além do trabalho de remover as sujeiras visíveis, a limpeza industrial pode eliminar microrganismos e bactérias que influenciam negativamente na qualidade dos produtos e na saúde dos funcionários. 

A limpeza industrial precisa ainda seguir normas técnicas e regulamentações específicas de cada setor e, por isso, demanda conhecimento de equipes especializadas. O objetivo da limpeza se adequa aos diferentes contextos das empresas.  

É comum, por exemplo, que se realize a limpeza de máquinas, tubulações, pisos, paredes, tetos, janelas, móveis, utensílios, entre outros. 

Outro ponto importante é que quando falamos sobre indústrias, muitas pessoas podem acreditar que a limpeza industrial fica restrita a grandes fábricas. 

Mas essa ideia é incorreta, já que a limpeza industrial é essencial também para estabelecimentos menores como oficinas, centros de distribuição, escritórios corporativos e cozinhas industriais. 

Como a limpeza industrial funciona na prática

Como já mencionamos, a limpeza técnica industrial é uma solução essencial para manter a higiene, a segurança, a qualidade das instalações e dos equipamentos de uma indústria.

E para realizar a limpeza industrial, existem diferentes técnicas que podem ser escolhidas seguindo as características e as necessidades de cada operação. 

Conheça algumas das principais: 

  • Hidrojateamento: essa técnica, como o nome sugere, utiliza a força da água para limpar superfícies internas e externas. Ela pode ser executada com água pura ou com gelo seco, no caso de equipamentos que usam tinta. O hidrojateamento é eficiente na remoção de sujeiras acumuladas e incrustadas justamente por conta da pressão da água.
  •  Descontaminação: com essa técnica é possível eliminar contaminantes que afetam a qualidade dos produtos ou a saúde das equipes de uma empresa. Ela é feita com a remoção física da sujeira ou com a alteração química dos resíduos, para não apresentarem mais perigo para a saúde das pessoas.
  • Processo químico: neste tipo são utilizados produtos químicos de limpeza para higienizar superfícies internas e externas de uma indústria, sendo indicada para eliminar resíduos com contaminação química ou biológica, que podem danificar os equipamentos.

Quais são os erros comuns e como evitá-los

Como a limpeza industrial envolve diversos procedimentos específicos, aparelhos e produtos químicos voltados para a higienização, fica evidente que os serviços precisam ser realizados por profissionais especializados na área. 

Esse é o primeiro mais comum quando se fala da área de limpeza industrial, que acontece quando uma empresa decide que pode realizar o serviço internamente, sem oferecer treinamentos, equipamentos de segurança e produtos químicos para os funcionários que irão realizar esse processo. 

Conheça outros erros bastante frequentes:

Uso de produtos inadequados

Também figurando na lista dos erros mais comuns na limpeza industrial, está o uso de produtos que não são apropriados para o tipo de superfície ou equipamento que se deseja limpar. 

Por exemplo, usar sabão em pó ou líquido para limpar o piso da indústria pode reduzir sua vida útil, pois esses produtos são destinados para limpar tecidos e podem causar perda de brilho e deterioração dos revestimentos. 

O recomendado é usar produtos adequados para limpeza industrial, que sejam eficientes para remover as sujeiras e os contaminantes sem danificar as superfícies ou os equipamentos.

Equipamentos inapropriados 

O uso de equipamentos e ferramentas que não foram desenvolvidos para a limpeza pesada de uma indústria é outro erro bastante comum, já que utilizar equipamentos inapropriados não realiza a limpeza de maneira adequada. 

O correto é usar equipamentos criados especificamente para a limpeza industrial, como lavadoras e varredoras, que tenham o poder de limpar superfícies internas e externas de forma rápida e eficaz. 

Equipamentos de limpeza residencial, por exemplo, podem não ter a potência ou a capacidade necessárias para limpar uma indústria. 

A terceirização da limpeza industrial como grande vantagem para as empresas

Terceirizar o serviço de limpeza industrial é uma ótima alternativa para garantir uma limpeza adequada e, mais do que isso, é uma opção mais econômica, pois não será necessário treinar funcionários internos para realizar essa demanda. 

Mas, antes de escolher quem contratar para realizar a limpeza da sua indústria, é preciso pesquisar sobre a reputação da empresa no mercado, sua trajetória e seus clientes. 

Busque referências e indicações de outras indústrias que já contrataram o serviço e verifique se a empresa cumpre o que promete. 

Essa pesquisa vai demonstrar se a empresa escolhida tem autoridade e possui conhecimento e domínio sobre as técnicas, os produtos e os equipamentos usados na limpeza industrial. 

A EPS é uma empresa de engenharia, especialista em projetos e serviços que atua desde 2003 desenvolvendo soluções para clientes dos mais variados seguimentos de atuações em todo o Brasil. 

Uma dessas soluções é a limpeza industrial, realizada por equipes experientes e qualificadas na área. 

Acesse o nosso site e conheça melhor a nossa atuação!