13 de Dezembro 2023 | Gestão de facilities

Principais pontos de atenção na conservação de hospitais

Além da manutenção estrutural, a conservação de hospitais, clínicas e instituições que oferecem atendimento médico, exige um serviço de limpeza especializado para garantir a segurança de pacientes, colaboradores e acompanhantes.

Por contar com uma grande circulação de bactérias, vírus e microrganismos, a limpeza hospitalar deve seguir as diretrizes específicas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), orientações desenvolvidas para diminuir os riscos de contaminação e propagação de infecções no ambiente.

Conheça as etapas e procedimentos que fazem parte dos serviços de limpeza hospitalar e os pontos que precisam de maior atenção.

Serviços de limpeza hospitalar

Esses serviços são voltados para a limpeza e conservação dos ambientes, por meio da desinfecção completa de superfícies fixas, como pisos, paredes, divisórias, tetos, portas, janelas, instalações sanitárias, móveis e demais instalações.

Apesar de não ser adotada em consenso absoluto, a classificação desenvolvida por Spaulding, sobre o grau de risco de infecção que equipamentos e artigos apresentam, é muito utilizada como referencial para a criação de um planejamento da limpeza mais adequado para ambientes hospitalares.

Dessa maneira, áreas voltadas para atividades administrativas, áreas de atendimento e prestação de serviços de saúde podem ser classificadas como áreas críticas, semicríticas e não-críticas.

Os serviços de limpeza hospitalar são classificados em três tipos:

Limpeza concorrente ou cotidiana

O processo de limpeza cotidiana deve ser realizado mais de uma vez por dia; suas atividades são realizadas enquanto pacientes ainda estão presentes no ambiente, seja em quartos, centros de tratamento ou enfermarias. Os procedimentos da limpeza concorrente envolvem a reposição de materiais de higiene, troca de roupas, retirada de resíduos e sujidades, além da limpeza geral de pisos, instalações sanitárias, equipamentos e móveis.

Limpeza Imediata

A limpeza imediata torna-se necessária na ocorrência de emergências que deixam resíduos corporais, ou sujidades de origem química, ou radioativa, que oferecem riscos de contaminação. Esse procedimento deve ser realizado imediatamente após a ocorrência, independente do momento do dia e, por conta disso, exige uma vistoria contínua e disponibilidade de pessoal.

Limpeza Terminal

O procedimento de limpeza terminal é realizado após a saída do paciente do leito ou quarto e deve incluir a higienização e desinfecção de todas as superfícies, móveis e pisos do ambiente para que ele esteja apto a receber novos pacientes sem risco de infecções.

Além dos ambientes de internação, a limpeza terminal deve ser realizada também após a execução de procedimentos em salas cirúrgicas.

Leia também: Limpeza técnica: quais são os ambientes mais críticos?

Pontos mais importantes na higienização de hospitais e clínicas médicas

A higienização completa do ambiente hospitalar é uma etapa fundamental para prevenir as Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS), ocorrência de infecções inexistentes no momento de admissão do paciente e que foram adquiridas durante os cuidados na unidade de saúde. Apesar da grande maioria dessas infecções serem fáceis de tratar, ao afetarem pacientes já fragilizados e vulneráveis por conta de outras enfermidades, as IRAS podem acarretar problemas de saúde mais sérios, sendo uma das grandes responsáveis por mortes e morbidades entre pacientes hospitalizados, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Compreendendo esse papel tão importante na proteção da saúde dessas pessoas, selecionamos alguns detalhes importantes que não podem passar despercebidos em um processo de higienização profissional e segura.

Atenção ao básico

As ações mais básicas fazem uma enorme diferença na qualidade geral dos procedimentos de limpeza e são etapas que não podem ser ignoradas.

A higienização correta das mãos está entre as principais medidas contra contaminação, dentro e fora de ambientes hospitalares. Afinal, o contato com diferentes pessoas e superfícies é constante em nosso dia a dia, tornando as mãos um importante veículo na proliferação de microorganismos.

Especialmente em ambientes com alto risco de contaminação, a maneira mais indicada de higienizar as mãos é através da lavagem cuidadosa em toda a superfície das mãos, incluindo entre os dedos e unhas, com água, sabão antisséptico e secagem feita com toalhas de papel descartável.

Planejamento de limpeza

É importante que a equipe mantenha um planejamento estratégico de limpeza, além do estabelecimento das áreas de maior e menor risco, ambientes como a cozinha hospitalar e instalações sanitárias, que precisam de manutenção e higienização constantes, devem contar com procedimentos específicos, bem como produtos e equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados.

Leia também: Como montar um roteiro de limpeza eficiente?

Organização

No planejamento de limpeza, é importante que os produtos de descontaminação e desinfecção possam ser mantidos em locais de fácil acesso para a equipe de colaboradores responsáveis. Essa estratégia de organização é importante para a limpeza poder ser realizada de maneira mais dinâmica.

Manutenção de ar-condicionado

A utilização do ar-condicionado nem sempre recomendada, no entanto, muitos locais optam pelo eletrodoméstico para oferecer conforto e bem-estar aos pacientes. Ele pode gerar mau cheiro e contribuir para a proliferação de fungos, caso os filtros não sejam limpos e trocados com a frequência recomendada. Por isso, os prazos de manutenção não devem passar despercebidos pela equipe responsável.

Nossas soluções

Os tópicos que apresentamos aqui, bem como os serviços de limpeza hospitalar, em geral, devem seguir uma série de técnicas e normas específicas. Por isso, é imprescindível que essas funções sejam desempenhadas por uma equipe capacitada, que esteja ciente das recomendações da ANVISA e siga os protocolos necessários em cada etapa.

Atuando no mercado há mais de 20 anos, a EPS desenvolve treinamentos rigorosos para a capacitação de profissionais de limpeza altamente especializados, com procedimentos voltados para a limpeza, desinfecção e esterilização de ambientes e equipamentos.

Nossas soluções são desenvolvidas de maneira personalizada para as necessidades de cada organização. Para garantir um serviço de limpeza hospitalar eficiente e seguro, entre em contato e solicite uma proposta!

Leia mais informações sobre os serviços mais adequados para hospitais e empresas em nosso blog. Acompanhe também nossas atualizações no Facebook, Instagram e LinkedIn.