06 de Agosto 2021 | Manutenção

Manutenção preventiva e corretiva: entenda as principais diferenças de cada uma

Um planejamento de manutenção preventiva e corretiva deve fazer parte da rotina de qualquer empresa. E isso também vale para condomínios residenciais.

Quando se trata de equipamentos e maquinários de uma empresa, é preciso atenção e cuidado, pois no caso de mau funcionamento desse tipo de item, o cronograma do empreendimento pode ser comprometido, afetando os resultados. 

Equipamentos envolvem características e objetivos diferentes, ou seja, para que esses materiais passem por manutenções é preciso uma organização estratégica com a intenção de não trazer prejuízos e problemas.

E aí entra o conceito de manutenção. Mas qual a diferença entre a manutenção preventiva e corretiva? Qual delas é a melhor para a empresa? Em que momento utilizar cada uma delas? Vamos responder essas perguntas ao longo deste artigo. Veja a seguir.

Quais são as diferenças entre manutenção preventiva e corretiva?

Manutenções são procedimentos fundamentais para o bom funcionamento de empresas e condomínios. É um cuidado visando a conservação do equipamento. Em outras palavras, envolve reparos, verificações e até mesmo substituição de dispositivos e infraestruturas. 

Seja a manutenção preventiva ou corretiva, cada uma delas possui uma forma de aplicação, sendo assim, um momento ideal para ser executada.

Manutenção corretiva

Na manutenção corretiva, como o próprio nome já diz, acontece a correção do equipamento, o seu conserto, acontece quando quebrar. Isso geralmente leva à empresa ou condomínio a um gasto de dinheiro, muitas vezes não planejado, pois é uma manutenção que ocorre de forma repentina.

Os equipamentos podem levar mais tempo para voltar do reparo e, por exemplo, no caso de a empresa precisar fazer a manutenção corretiva em um computador, este ficará fora de operação, podendo prejudicar todo o andamento de uma equipe.

Esse tipo de manutenção não é programada e é realizada em caráter de urgência. Sendo assim, quando não há uma agenda estabelecida, faz com que o custo desse tipo de reparo seja elevado.

Ainda assim, mesmo que não seja planejada, a manutenção corretiva pode ser necessária em certos casos, como quando não impacte a vida útil do equipamento e nem em maior gasto de recursos, como energia. 

Também se faz ideal para maquinários de baixo valor agregado, em que a parada dos mesmos não ofereça risco algum para a segurança de colaboradores e usuários, como também prejuízo financeiro.

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva é um conjunto de estratégias e práticas pré-estabelecidas que tem a finalidade de evitar, bem como minimizar ocorrências. Resumidamente, esse tipo de manutenção é aquela que só acontece quando se tem uma agenda, ao contrário da manutenção corretiva.

As tarefas preventivas são feitas, geralmente, em equipamentos de alto valor agregado, que podem afetar a produção ou gerar prejuízos que impactem nos resultados da empresa ou prejudiquem o dia a dia de um condomínio.

São ideias para manutenções que precisam de regularidade, isto é, o tipo de conservação que visa a diminuição no custo de reparos, pois por se tratar de um conserto programado, ela acontece mesmo sem um dano real, com o intuito de manter a vida prolongada e útil de equipamentos.

Manutenção preventiva e corretiva: qual tipo é mais indicado para empresas e condomínios?

Como já vimos acima, a manutenção corretiva acontece em caráter de urgência, quando não há um planejamento, e por isso, nem sempre é possível escapar dela. 

No entanto, para reduzir as chances de a empresa ou condomínio sempre realizar as corretivas, o que pode gerar gastos inesperados, é interessante fazer um planejamento estratégico para que as manutenções preventivas aconteçam. 

Quando a manutenção é periódica, gestores e usuários de empresas e condomínios ficam mais tranquilos, com a certeza que o dinheiro investido não será perdido por falta de cuidados.

Ainda assim, é possível contar com as duas formas de manutenção, mas claro, evitando ao máximo realizar uma grande corretiva.

3 dicas para manter uma rotina de manutenção preventiva e corretiva ideal para a empresa

  • Pesquise sobre os equipamentos

Antes de mais nada, é essencial fazer uma pesquisa sobre os equipamentos que podem precisar de manutenção. Busque todo tipo de informações sobre o maquinário, até mesmo com fornecedores. 

  • Faça um cronograma

Dica importantíssima para realizar a manutenção preventiva na sua empresa. Estabeleça um cronograma com as datas e prazos que serão realizadas as reparações. Tudo deve ser documentado e registrado.

  • Use a tecnologia

A utilização de soluções tecnológicas são imprescindíveis na manutenção preventiva e corretiva para ajudar no armazenamento de dados, compartilhamento, assim como, no acompanhamento de cada reparo.

Dessa forma, podemos concluir esse artigo resumindo como as manutenções são importantes e uma ótima forma de assegurar a estabilidade das atividades de uma empresa ou condomínio.

Para isso, a EPS é uma empresa que oferece serviços de manutenção preventiva e corretiva, além de predial e industrial com Gestão de Facilities para que seu empreendimento mantenha o bom funcionamento.

Disponibilizamos soluções específicas para cada caso a fim de garantir uma vida útil maior ao equipamento com equipes especializadas para a execução das tarefas.

Entre em contato conosco e faça um orçamento para aumentar ainda mais a produtividade das atividades e a segurança dos seus colaboradores e clientes.