17 de Fevereiro 2022 | Manutenção

Manutenção industrial: tudo que você precisa saber sobre a prática.

A manutenção industrial é uma prática essencial para manter o chão de fábrica mais produtivo. Prolongar a vida útil das máquinas e equipamentos é apenas um dos benefícios desse conjunto de ações. 

Cada vez mais, as empresas têm notado a necessidade de investir na manutenção industrial, mas ainda assim, existem desafios relacionados a planejamento e ferramentas (do futuro e presente).

Por isso, neste artigo elencamos conhecimentos sobre manutenção industrial, como funciona, quais os objetivos, a importância e os benefícios acerca dessa técnica.

O que é manutenção industrial?

Para simplificar, a manutenção industrial é o conjunto de ações que visam manter a integridade das máquinas, equipamentos e processos no chão de fábrica. 

Além das ações práticas, a manutenção também é estratégica. E seu objetivo principal é reduzir falhas operacionais que podem comprometer o dia-a-dia e a produtividade das indústrias. Essa metodologia também monitora e analisa os instrumentos de trabalho do ambiente industrial. 

No entanto, não há apenas um tipo de manutenção industrial. Existem vários objetivos e estratégias diferentes acerca desse método. Confira abaixo.

Quais os tipos de manutenção industrial?

Agora que você já sabe da complexidade da manutenção industrial, entenda quais são os tipos e qual o objetivo de cada um deles. 

Manutenção corretiva

Como o próprio nome sugere, essa estratégia atua na correção de falhas. Sendo assim, ela aparece quando o problema já surgiu e, em grande maioria, há urgência no conserto. 

Há também uma outra classificação, que é a manutenção corretiva planejada, que acompanha os reparos realizados nos equipamentos danificados, mas a partir disso é elaborado um plano de ação.

Manutenção preventiva

Ao contrário da manutenção acima, a preventiva tem a missão de prevenir que a falha no equipamento não aconteça, deste modo, prolonga-se a vida útil e ainda evita prejuízos. Isso é estar sempre à frente dos problemas, portanto, este plano de manutenção é pré definido. 

Manutenção preditiva

A manutenção industrial preditiva faz o acompanhamento das variáveis ou parâmetros que detalham o desempenho dos equipamentos. Essa estratégia também tem caráter preventivo, uma vez que, as análises sinalizam o que pode ser melhorado e prolongam a vida útil das máquinas.

Manutenção detectiva 

Com um viés tecnológico, a manutenção detectiva faz uma autoanálise dos sistemas dos equipamentos, a fim de detectar falhas imperceptíveis para os humanos. Essa prática visa disseminar o máximo de informações para evitar grandes problemas. 

Qual a importância da manutenção de equipamentos industriais?

Com o aumento da competitividade no mercado, as indústrias passaram a enxergar a manutenção industrial como parte essencial para o funcionamento operacional. Afinal, o chão de fábrica não pode parar, os prejuízos são grandes. 

Para além desses pontos, a manutenção impacta diretamente em vários outros campos de negócio e oferece benefícios que vão desde a redução de custos à preservação do meio ambiente. 

Redução de custos

As manutenções de viés preventivo, geram uma redução de gastos para as empresas. Isso porque, os reparos em máquinas e equipamentos já danificados atrapalham a produção e ocasionam os prejuízos. Quando há reparos que previnem falhas, a produtividade do chão de fábrica não é afetada.

Maior confiabilidade dos equipamentos

Os ativos em bom estado de conservação possuem falhas em intervalo de tempo maiores, o que contribui para a vida útil dos equipamentos, gerando velocidade de produção e produtividade da indústria.

Poder de investimento

É uma sucessão de eventos: com a redução de prejuízos e gastos, mais dinheiro disponível em caixa. Com o auxílio do setor PCM -que foi supracitado- a gestão torna-se mais eficiente e a empresa fica cada vez mais sólida financeiramente. 

Preservação do meio ambiente

A manutenção preditiva, por exemplo, auxilia no descarte de óleo de maneira correta. Sendo assim, gera impactos positivos para a preservação do meio ambiente. E, empresas preocupadas com o meio ambiente virou um critério importantíssimo quando o assunto é investimento.

O ESG, iniciativa liderada pela ONU, por exemplo, traz uma visão que relaciona a responsabilidade ambiental como fator fundamental para melhores resultados nas empresas, e comprova que cuidar do meio ambiente é bom para o planeta e para os negócios.

Como você pôde notar, as práticas relacionadas à manutenção otimizam os processos nas indústrias e oferecem benefícios que vão além do óbvio.

Essa é a melhor maneira de maximizar a vida útil das máquinas, evitar falhas e minimizar a perda de produção. 

Devido a importância da manutenção, é importante que ela seja executada por uma companhia especializada e com profissionais experientes e capacitados para resolver os mais diversos problemas. 

A EPS é uma empresa que oferece soluções de manutenção preventiva e corretiva, além de predial e industrial, com gestão de facilities para que seu empreendimento mantenha o bom funcionamento. 

Disponibilizamos soluções específicas para cada caso, a fim de ser o mais assertivo e eficiente e garantir uma vida útil maior ao equipamento. Sempre com equipes especializadas para a execução das tarefas. Conheça nossos serviços: 

  • Manutenção e operação predial civil; 
  • Manutenção de instalações elétricas, eletromecânicas e hidraúlicas; 
  • Sistema de refrigeração, automação e segurança; 
  • Manutenção e operação de elevadores e escadas rolantes; 
  • Gerenciamento de energia, água, gás e combustível; 
  • Operação de utilidades (geração de energia, vapor, ar comprimido, sistemas de refrigeração industrial); 
  • Limpeza industrial (aspiração de resíduos, limpeza química, sucção com alto vácuo, hidrojateamento de baixa e média pressão). 

Entre em contato conosco e conheça nossas soluções personalizadas em manutenção preventiva industrial