06 de Outubro 2022 | Manutenção

Vantagens da manutenção predial para condomínios

Problemas no elevador, infiltrações, rachaduras, pane em sistemas de gás, portão quebrado. Mesmo com um projeto original bem feito, tudo isso pode ser evitado com a manutenção predial.

Inclusive, conservar e guardar as partes comuns do imóvel é uma obrigação definida pelo artigo 1348 da Lei 10.406.

A importância da manutenção predial também foi comprovada com estudos. Em 2012, a Câmara de Inspeção Predial do Ibape/SP apontou que 66% dos acidentes prediais são por falta de manutenção, enquanto 34% está relacionado a vícios construtivos, que são anomalias que afetam o desempenho do imóvel, tornando-o inadequado.

Contudo, mais do que evitar surpresas desagradáveis, fazer correções e prolongar a vida útil do condomínio, a manutenção predial traz uma série de vantagens. É o que explicaremos a seguir. Continue a leitura para saber!

O que é manutenção predial?

A manutenção predial é um conjunto de serviços e atividades que buscam promover e garantir as melhores condições de conservação, segurança, sustentabilidade, habitabilidade e uso correto dos equipamentos e sistemas de edificações. 

Na prática, essas atividades buscam manter o bom estado da infraestrutura, desde

reparos de rotina a inspeções de rotina. 

Os principais serviços da manutenção predial em condomínios podem ser separados em três tipos: gestão preventiva, corretiva e preditiva. 

Essa gestão é de extrema importância para qualquer empresa, inclusive para os próprios síndicos, que devem considerar a norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) sobre a manutenção de edificações, a NBR 5674.

Por meio do conhecimento dela, é possível buscar serviços de manutenção predial adequados, que garantam a preservação das características originais do condomínio.

Infelizmente, não é incomum encontrar gestores que não sabem identificar os pontos de melhorias, mas a manutenção predial pode solucionar esse gargalo ao implementar uma cultura de alto desempenho.

Confira mais vantagens da manutenção predial:

  • Redução de custos

A manutenção predial permite identificar problemas antes que eles se tornam críticos. Ou seja, além das correções necessárias devido ao uso e deterioração do tempo, também dá para fazer um planejamento de custos e evitar gastos inesperados. 

Com isso, também há outra vantagem: a diminuição de desperdícios. Uma boa gestão garante o uso inteligente dos recursos. Um exemplo prático são os problemas na rede hidráulica, que além de desperdiçar água também exigem custos operacionais. 

  • Mais segurança

Um dos principais motivos para realizar a manutenção predial é garantir a segurança de todos: proprietários, funcionários e usuários. 

A partir da avaliação da estrutura e condições dos equipamentos, por exemplo, é possível eliminar riscos que podem causar acidentes. 

  • Valorização comercial

Um estímulo a mais para colocar a manutenção predial em dia é a própria valorização do imóvel, afinal, todo condomínio necessita de reformas ao longo do tempo, ainda mais as construções mais antigas.

Cuidados com a estrutura, pintura e fachada são atrativos e podem chamar atenção de um público maior interessado na compra ou aluguel de apartamentos residenciais ou salas comerciais. 

  • Maior controle na administração

Como a manutenção predial é muito abrangente, pode acabar sobrecarregando um gestor inesperiente. Por isso, é primordial contar com profissionais especializados que atendam todas as necessidades: elevadores, parte hidráulica e elétrica, sistemas de automação, etc.

Isso vai garantir um melhor atendimento sem contar com um funcionário específico para encontrar e solucionar demandas.

Contrate uma equipe especializada em manutenção predial

Nada melhor do que ter a confiança de equipes especializadas para realizar o gerenciamento de serviços e acompanhar todo o trabalho da manutenção predial. 

Afinal, garantir a qualidade dos processos não é gasto, é investimento, pois tem total impacto na disponibilidade das instalações e facilidades de forma a garantir a operação, segurança e conforto para os usuários.

A EPS é uma empresa de engenharia, projetos e serviços que atua desde 2003 e atende clientes do setor público e privado em todo o Brasil. 

O serviço de manutenção predial é realizado em condomínios residenciais e comerciais para manter o prédio em bom estado. As atividades realizadas são: 

  • Manutenção e operação predial civil;
  • Manutenção de instalações elétricas, eletromecânicas e hidraúlicas;
  • Sistema de refrigeração, automação e segurança;
  • Gerenciamento de energia, água, gás e combustível;
  • Operação de utilidades (geração de energia, vapor, ar comprimido, sistemas de refrigeração industrial);
  • Limpeza industrial (aspiração de resíduos, limpeza química, sucção com alto vácuo, hidrojateamento de baixa e média pressão).

Entre em contato com a EPS e conheça melhor as soluções em manutenção predial.