10 de Agosto 2021 | Proteção e Combate a Incêndio

Prevenção e combate a incêndio: o que é e quais as principais medidas

Armazenagem inadequada de materiais inflamáveis, vazamento de gás e manuseio incorreto das chamas são algumas das principais causas de incêndios. Para evitar que um evento do tipo aconteça e coloque em risco as pessoas e a estrutura do local, é fundamental investir em prevenção e combate a incêndios.

Seja em um local residencial ou corporativo, saber prevenir o fogo é tão importante quanto apagá-lo, além de ser o modo mais eficiente de evitar danos ou perdas. O sistema de prevenção e combate a incêndios deve começar junto com o projeto predial, quando as especificações da edificação são calculadas e analisadas detalhadamente.

O que é prevenção e combate a incêndio?

Prevenção e combate a incêndio consiste em uma série de medidas de segurança preventiva para evitar atos e condições inseguras com potencial de gerar um incêndio. 

O conceito inclui ainda as ações de enfrentamento e contenção que serão adotadas caso as medidas preventivas não tenham sido suficientes para evitar o sinistro. 

As ações de prevenção são realizadas por meio da educação das pessoas a respeito de como evitar as causas de incêndio e também com a instalação de sistemas de proteção de acordo com os princípios da segurança preventiva. 

Já o combate a incêndio abrange as ações para enfrentar, conter e extinguir o fogo, preferencialmente em seu início. 

Para isso, são utilizados equipamentos como extintores, mangotinhos, portas corta-fogo, sprinklers, entre outras medidas.

Assim, seus principais objetivos são:

  • Proteger a vida contra os riscos gerados por um incêndio;
  • Restringir a propagação do incêndio, reduzindo os danos ao patrimônio e ao meio ambiente;
  • Desenvolver e implementar um plano de emergência contra incêndio;
  • Proporcionar meios de controle e extinção do incêndio;
  • Facilitar o acesso para as operações do Corpo de Bombeiros;
  • Possibilitar a continuidade dos serviços nas edificações e áreas de risco.

Com um sistema bem elaborado e desenvolvido por profissionais qualificados e experientes, é possível evitar danos à vida e ao patrimônio da organização, contribuindo para a segurança de maneira geral.

Principais medidas preventivas

Em algumas empresas que lidam com materiais inflamáveis, por exemplo, o risco de incêndio não pode ser completamente eliminado, mas pode ser reduzido a um nível aceitável a partir da adoção de medidas de proteção e contenção.

Nesse cenário, o projeto de prevenção e combate ao fogo deve levar em consideração os riscos oferecidos pela atividade executada e divulgar as medidas de segurança para os colaboradores, bem como educá-los a respeito do que fazer em caso de um eventual sinistro.

Quando a empresa aceita e entende os riscos, fica mais fácil gerenciá-los e adotar medidas complementares que facilitem a extinção do fogo ainda na fase inicial.

As medidas preventivas, portanto, são um conjunto de ações definidas de acordo com os riscos existentes em cada edificação e servem para evitar a ocorrência de um sinistro, como:

  • Adoção das orientações e medidas previstas na legislação e Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros local;
  • Planejamento e implementação de medidas adequadas de prevenção e combate a incêndio;
  • Instalação de sistemas de detecção e extinção do fogo em locais de fácil acesso;
  • Desenvolvimento de programas de treinamento e conscientização das pessoas que trabalham no local com relação às medidas adotadas;
  • Instalação de saídas de emergência em locais estratégicos e com a sinalização adequada;
  • Realização de inspeções regulares para verificar o funcionamento dos sistemas de combate a incêndios;
  • Realização de manutenções periódicas nas instalações elétricas e hidráulicas;
  • Preparação de brigadas contra incêndios;
  • Conscientização sobre a utilização correta dos sistemas de modo a evitar curtos-circuitos;
  • Manutenção do ambiente sempre limpo e organizado;
  • Armazenagem e manipulação adequada de produtos inflamáveis.

Por que contratar uma empresa especializada em prevenção e combate a incêndio?

Um projeto de prevenção e combate a incêndio deve ser feito por profissionais capacitados, de acordo com a legislação e as melhores práticas da área.

Por isso, a melhor forma de garantir a eficiência dos serviços é contar com uma empresa qualificada que tenha as melhores soluções, equipamentos e produtos de alta qualidade, como a EPS.

A empresa oferece serviços integrados de Gestão de Facilities, Manutenção Predial e Industrial, Apoio Técnico e Administrativo e Proteção e Combate a Incêndio para que a sua organização mantenha o foco em seu core business.

Os projetos realizados pela EPS são elaborados por profissionais qualificados de acordo com as normas de segurança e são monitorados constantemente para garantir seu funcionamento.

Contamos com bombeiros civis certificados e capacitados para cumprir a legislação vigente e garantir a segurança da sua empresa.

Entre em contato conosco e conheça nossas soluções para prevenção e combate a incêndio.

 

Fontes:

https://gestaodesegurancaprivada.com.br/prevencao-e-combate-a-incendio-principais-medidas-metodos

https://valorcrucial.com.br/prevencao-e-combate-a-incendios/

https://northec.com.br/o-que-e-prevencao-e-combate-a-incendio/