// // // // // //
23 de Junho 2023 | Terceirização

Vale a pena terceirizar a manutenção predial?

Ao caminhar pelas ruas de uma cidade e observar os prédios que estão em volta, além das suas cores e estilos arquitetônicos diferentes, um outro aspecto pode ser marcante: a aparência desse prédio. 

Seja um condomínio residencial ou comercial, a presença de infiltrações, rachaduras e desgaste nas estruturas são nítidas e representam a falta de cuidado com a manutenção predial

A manutenção predial é, portanto, um serviço que precisa ser priorizado por aqueles que fazem o gerenciamento de prédios e condomínios. 

Neste artigo, vamos explicar o que significa manutenção predial e apresentaremos ainda as vantagens de se terceirizar essa demanda. 

Continue a leitura! 

O que a manutenção predial 

A manutenção predial pode ser definida como o conjunto de serviços essenciais que garantem o bom funcionamento de uma edificação. 

Dentro desses serviços está a contratação de equipes para a realização de reparos simples  e outras demandas emergenciais que possam surgir.

Esse serviço engloba um cuidado abrangente e estratégico, voltado tanto para a infraestrutura quanto para equipamentos do prédio. 

E para concretizar esses reparos, são necessárias inspeções de rotina para verificação das condições da estrutura com atenção também para reparos elétricos, hidráulicos e de outras origens, quando necessário.

Os aspectos legais da manutenção predial 

Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas, a ABNT, a manutenção é:

O conjunto de atividades a serem realizadas para conservar ou recuperar a capacidade funcional da edificação e de suas partes constituintes, para atender as necessidades e segurança dos seus usuários.”

Essa informação pode ser acessada no item 3.5 do NBR 5674.

A norma sugere ainda que os administradores ou proprietários de condomínios têm a possibilidade de investir em terceirização do gerenciamento de manutenção da edificação. 

A questão legal não se trata apenas de uma demanda burocrática, mas sim, de um guia para estar em conformidade com as exigências da legislação na manutenção predial, já que isso irá assegurar o cumprimento das normas técnicas previstas. 

Quais são os tipos de manutenção predial 

Agora que já apresentamos o conceito de manutenção predial e a sua relevância, é preciso entender os tipos de manutenção que existem. 

São eles:  

  • Manutenção preventiva

A manutenção predial é um serviço que diminui custos por conta da sua atuação preventiva. 

São realizadas inspeções e verificações detalhadas por equipes qualificadas nas instalações hidráulicas, elétricas, tubulações de gás, projetos de incêndio e elevadores.

A  prática da manutenção preventiva também possibilita o apontamento de falhas futuras, já que a análise feita pelas equipes é precisa e profunda. 

  • Manutenção corretiva

A segunda forma de manutenção predial é chamada de manutenção corretiva e é usada quando já existe um problema que precisa ser resolvido, ao contrário da manutenção preventiva. 

Na maioria das vezes, a manutenção corretiva é necessária quando há situações que interferem no uso do prédio, como a interdição de certas áreas, o que resulta na restrição de circulação e causa uma mudança significativa na rotina do edifício. 

Os principais serviços da manutenção corretiva incluem conserto de vazamentos em instalações hidráulicas, impermeabilização de pisos com infiltração, reparo de fissuras e rachaduras na estrutura do prédio, e substituição de peças de elevador.

  • Manutenção preditiva 

A manutenção preditiva é semelhante à manutenção preventiva, já que as duas  antecipam possíveis falhas e problemas em edifícios. 

O diferencial, é que a manutenção preditiva utiliza tecnologias avançadas, como análise de vibração, ultrassom e inspeção visual, realizadas regularmente por empresas especializadas nesse tipo de serviço. 

Além disso, esse tipo de prática segue uma rotina contínua e, assim como os outros tipos de manutenção mencionados, é realizada por uma equipe especializada, que detecta precocemente possíveis falhas e toma as medidas oportunas, sem a necessidade de inspeções pré-determinadas.

Vale a pena terceirizar a manutenção predial?

Depois de apresentar todos esses aspectos, fica fácil perceber a complexidade e as particularidades da manutenção predial. 

As análises tornam-se seguras quando são realizadas com equipamentos de qualidade e equipes comprometidas e experientes no ramo. 

É por isso que buscar empresas terceirizadas é uma maneira segura e eficaz de priorizar o cuidado com edifícios.

As vantagens da terceirização de manutenção predial também incluem: 

  • Menos burocracia, principalmente no setor de Recursos Humanos, já que não precisarão ser contratados e treinados funcionários específicos para as funções de manutenção do prédio; 
  • Diminuição de custos operacionais e trabalhistas, já que é a empresa terceirizada que se encarrega dessas questões. Com essa economia, será possível investir mais na estrutura do prédio, o que impacta positivamente na qualidade de vida e na segurança daqueles que frequentam o condomínio.  

Quer ler mais artigos relevantes na área de gestão de facilities e conhecer outras soluções de manutenção? 

Acesse o blog da EPS agora mesmo!