22 de Marco 2023 | Gestão de facilities

Entenda como a limpeza técnica pode garantir a segurança e a eficiência

A realização de limpezas regulares é essencial para diversos tipos de ambientes. 

Essa constância evita a proliferação de bactérias e outros organismos nocivos para a saúde, principalmente naqueles locais onde existe uma grande circulação de pessoas. 

Quando a circulação é grande, os riscos de contágio aumentam e, diante disso, a limpeza ganhou uma relevância ainda maior.

Desde março de 2020, quando os primeiros casos de infecção pela Covid-19 começaram a surgir ao redor do mundo, a importância da limpeza e desinfecção ficou muito em alta. 

Mas, apesar da diminuição de casos e da retomada do estilo de vida que existia antes da pandemia, a preocupação com a limpeza precisa continuar, especialmente em ambientes críticos. 

Neste artigo vamos explicar sobre a importância da limpeza técnica em ambientes críticos. 

Continue a leitura!

Saiba o que é limpeza técnica e quais são os seus tipos  

O manual de Boas Práticas Para O Serviço De Limpeza (UNESP), define a limpeza técnica como “o processo de remoção de sujidades, mediante a aplicação de agentes químicos, mecânicos ou térmicos, num determinado período de tempo. Consiste na limpeza de todas as superfícies fixas (verticais e horizontais) e equipamentos permanentes, das diversas áreas do recinto.”

Ou seja, a limpeza técnica é um processo que faz parte da gestão de equipamentos e influencia na durabilidade e usabilidade deles, além da limpeza dos ambientes especificamente. A higienização dos espaços também varia de acordo com as características do local.  

No contexto industrial, por exemplo, as empresas que utilizam estações de tratamento de efluentes, tanques, reservatórios, tubulações ou espaços confinados e em alturas, precisam estar com a limpeza técnica em dia, pois a falta dela pode causar falhas em equipamentos e até vazamentos. 

A limpeza técnica também faz parte de outros setores como a indústria alimentícia, farmacêutica e de cosméticos. 

Nesses casos essa limpeza vai interferir na qualidade dos produtos, além de assegurar a segurança dos funcionários e o cumprimento das normas e regulamentos do setor. 

A classificação dos tipos de limpeza técnica são relevantes para direcionar as técnicas que cada uma engloba. São eles: 

  • Limpeza química 

Quando é utilizado um produto químico para dissolver a sujidade;

A limpeza química é indicada para a retirada de materiais orgânicos que ficam aderidos aos equipamentos. 

Esse processo pode ser usado em vários tipos de trocadores de calor, como caldeiras, equipamentos blindados e reatores. 

As etapas da limpeza química possibilitam um aumento gradual da eficiência da troca de calor e também promovem a redução do consumo de energia da indústria. 

  • Limpeza mecânica

A remoção de resíduos pode ser feita também por meio da limpeza mecânica, em tubulações e equipamentos. 

Para esse tipo de limpeza, são demandadas algumas máquinas e ferramentas específicas, que podem variar de acordo com o local em que a limpeza será realizada.

  • Limpeza térmica 

Já a limpeza térmica é executada com o uso de materiais que envolvem trocas de temperatura, como é o caso do gelo seco, que higieniza instrumentos industriais. 

O seu uso é frequente nas indústrias farmacêuticas, alimentícias, domissanitários e cosméticas.

  • Limpeza concorrente

A limpeza concorrente é um tipo de limpeza técnica que promove a manutenção, o abastecimento e a reposição de itens como sabonetes, papel higiênico e outros produtos e, por conta disso, é associada com outras limpezas e não só repõe os itens como também faz a retirada de resíduos.

  • Limpeza terminal

A desinfecção é realizada nos ambientes por meio da limpeza terminal. 

Esse tipo evita a proliferação de bactérias de áreas que podem ser críticas, semicríticas e não-críticas.

Essas classificações existem para categorizar os diferentes graus de sujidade que trazem riscos oferecidos para os funcionários. 

  • Limpeza manual úmida

A limpeza manual úmida é classificada como uma variação da limpeza terminal. 

Água limpa, detergente neutro e pano macio são os materiais utilizados para esse tipo de higienização, que é feita em paredes, pisos e na superfície de equipamentos de grande porte. 

Quais são os ambientes mais críticos

Existem alguns locais que são obrigados por lei a passarem pela limpeza técnica, como é o caso de hospitais, clínicas, indústria alimentícia, de cosméticos e medicamentos. 

Abaixo vamos explicar sobre cada uma delas. 

  • Hospitais

Por ser um ambiente onde há uma grande circulação de pessoas e onde há presença de vírus e bactérias, esse espaço precisa estar constantemente limpo para não oferecer riscos. 

Existem frequências específicas de limpeza em hospitais, assim como tipos diferentes para cada contexto diferente. 

  • Indústria alimentícia 

Os alimentos precisam ser seguros para serem consumidos e, nesse sentido, a limpeza técnica nessas indústrias torna-se indispensável. 

  • Indústria farmacêutica e de cosméticos

Nesses tipos de indústrias o acúmulo de resíduos em máquinas pode prejudicar a saúde daqueles que irão utilizar determinados produtos ou remédios e por isso a limpeza técnica é tão importante.

A importância da limpeza técnica

Não são apenas os ambientes críticos que demandam a limpeza técnica. 

A segurança de clientes, visitantes e funcionários de uma empresa, de um condomínio ou de um prédio comercial, precisam ser garantidas e o meio indicado para isso é a limpeza técnica. 

Essa limpeza faz com que os equipamentos aumentem a sua durabilidade e produtividade, garantindo o fluxo do trabalho sem interrupções e mantendo o alto nível de serviços ou produtos que a empresa oferece para seus clientes. 

Quem deve realizar a limpeza técnica? 

Depois de todas essas explicações, fica evidente o quanto a limpeza técnica interfere nos ambientes nos quais ela é executada. 

Mas toda essa segurança e interferência só são possíveis quando realizadas por profissionais experientes da área, que dominam as técnicas de limpeza e quais produtos são necessários. 

Os profissionais da EPS possuem os conhecimentos necessários para essas rotinas de limpeza e garantem a satisfação de centenas de clientes que já atenderam ao longo da história da empresa. 

Acesse o nosso site para conhecer melhor os nossos serviços.