06 de Junho 2023 | Manutenção

Os principais riscos ao ignorar a manutenção predial

Ao adentrar um prédio, quando existem rachaduras nas paredes, fios expostos ou ou a fachada descascando, já fica evidente que aquele local não prioriza o cuidado com manutenção predial. 

Mas além dessa aparência causar um desconforto estético, essas características apresentam riscos para a saúde quem frequenta aqueles espaços. 

É por isso que quando falamos sobre manutenção predial, esse é um aspecto fundamental e que não pode ser negligenciado. 

A seguir vamos explicar com mais detalhes o que é manutenção predial, quais são os seus tipos e os principais riscos que a falta dela apresenta. 

O que é manutenção predial 

A manutenção predial é um serviço essencial para o bom funcionamento de um edifício, a segurança e o bem-estar daqueles que frequentam esse local. 

Essa manutenção abrange uma série de atividades e serviços, que são realizados por equipes especializadas na área e também com a utilização de equipamentos e sistemas específicos que facilitam o trabalho e garantem segurança na execução.  

Para que o processo de manutenção tenha os resultados desejados, é preciso realizar o planejamento de todas as etapas, identificando os espaços que precisam de um maior tempo de serviço e outros pontos importantes. 

Tipos de manutenção predial 

Para entender melhor quais são atividades que cada tipo de manutenção inclui, conheça abaixo os tipos diferentes e quais demandas eles são indicados. 

1. Manutenção preventiva

A manutenção predial preventiva tem como principal objetivo reduzir custos e evitar problemas futuros, já que como seu próprio nome sugere, ela atua de uma forma preventiva. 

Pormeio de inspeções e verificações detalhadas, as equipes examinam as instalações do prédio, como sistemas hidráulicos, elétricos, tubulações de gás, projetos de incêndio e elevadores.

Depois, são descritos os estados dessas instalações e sugeridas manutenções se for necessário. 

A adoção da manutenção preventiva também consegue apontar falhas que podem acontecer futuramente e além disso, planejar reparos e ajustes necessários. 

Mas é importante lembrar que essa manutenção precisa ser constante e acontecer já na fase de construção de um edifício, não somente quando ele começar a apresentar desgastes e problemas. 

2. Manutenção corretiva

O segundo tipo de manutenção predial, chamado manutenção corretiva, é utilizado de uma forma contrária da manutenção preventiva: esse tipo é contratado quando algum problema já existe e precisa ser resolvido.  

As situações as quais precisam de manutenção corretiva, na maioria das vezes, estão causando interferência no uso do prédio, como a interdição de determinados locais. 

Dessa forma, para realizar os reparos, a circulação fica restrita e isso causa uma mudança significativa na rotina de um edifício. 

Os principais serviços da manutenção predial corretiva são:

  • Conserto de vazamento em instalações hidráulicas;
  • Impermeabilização de piso com infiltração;
  • Reparo de fissuras e rachaduras na estrutura do prédio;
  • Troca de peças de elevador. 

3. Manutenção preditiva 

A manutenção preditiva se parece com a manutenção preventiva, já que as se voltam para a antecipação a possíveis falhas e problemas em edifícios. 

Mas ao contrário de inspeções programadas, a manutenção preditiva se baseia em tecnologias avançadas, como análise de vibração, ultrassom e inspeção visual, aplicadas regularmente por empresas especializadas nesse tipo de manutenção. 

A rotina da manutenção preditiva é contínua e assim como os tipos de manutenções mencionadas, é feita por uma equipe especializada, que atuam na detecção precoce de possíveis falhas e ações corretivas oportunas, sem a necessidade de inspeções pré-determinadas.

Os riscos de ignorar a manutenção predial 

Depois de entender quais são os tipos de manutenções prediais e o quanto eles são relevantes, abordaremos os principais riscos de ignorar a manutenção predial. 

  • Infiltrações em pisos e paredes

A presença de infiltrações em um prédio pode comprometer a estrutura e isso significa um perigo muito grande para quem utiliza aquele espaço.

A formação de mofo, uma das consequências de infiltrações, também afeta negativamente a saúde, além de espalhar odores desagradáveis ​​e influenciar a qualidade do ar do local. 

  • Rachaduras nas paredes

Se um prédio não passa por manutenção, a presença de rachaduras nas paredes é um dos aspectos mais evidentes. 

A imagem da empresa que está sediada nesse prédio pode ser afetada negativamente e demonstra irresponsabilidade com os funcionários que frequentam o edifício diariamente. 

  • Gastos elevados com emergências

Quando falamos de investimentos financeiros, as despesas com reparos estruturais de um edifício aumentam consideravelmente com o passar dos anos por conta do uso constante e desgastes estruturais. 

Isso quer dizer que a falta de manutenção predial, quanto mais tempo demorar para acontecer, vai envolver uma quantia grande de investimentos para conseguir consertar todas as áreas afetadas. 

  • Incêndios e curto circuitos 

Um outro efeito da falta de manutenção predial é a possibilidade de curtos circuitos e até mesmo incêndios.

A explicação para isso é que as falhas estruturais podem afetar diversos sistemas e entre eles estão as estruturas elétricas. 

A fiação, disjuntores e painéis podem sofrer sobrecarga e isso ocasiona falhas elétricas. 

Essas condições são propícias para iniciar curtos circuitos, faíscas e superaquecimento, que quando acontecem, podem iniciar incêndios. 

A prevenção é a melhor opção

Todos os pontos abordados reforçam o quanto a manutenção predial é relevante e é uma medida indicada para evitar problemas que podem ter graves consequências. 

Uma das especialidades oferecidas pela EPS é a manutenção predial em  condomínios residenciais e comerciais, visando manter prédios e ativos conservados e seguros.  

Acesse  o nosso site e conheça um pouco mais sobre este assunto.