18 de Novembro 2022 | Terceirização

Por que optar pelo serviço de terceirização de limpeza?

A forma como os gestores lidam com a organização e manutenção dos espaços também dá indicações sobre a maneira como conduzem as situações e sua preocupação com a imagem que a empresa transmite.

Imagine a impressão negativa que um candidato a uma vaga terá ao chegar em uma sala suja e desorganizada.

Esse profissional, muito provavelmente, vai associar a falta de cuidado que o gestor tem com o escritório à gestão das equipes. Mas é claro que essa impressão não é uma regra.

Contudo, para que esse tipo de interpretação não aconteça, é necessário zelo com o espaço de trabalho. 

É neste contexto que vamos explicar os benefícios da terceirização da limpeza e os seus impactos para a empresa. Continue a leitura! 

O que muda na rotina com um ambiente limpo 

Quando o assunto é organização e limpeza, as pessoas podem ter diferentes visões, já que desde crianças aprendemos sobre higiene e organização dos ambientes da casa.

Por conta dessas visões diferentes, algumas vezes quando o tema limpeza é mencionado podem surgir divergências.

Há quem não se incomode com sujeira e outras pessoas que precisam de organização para fazer qualquer tipo de atividade.

E diante desses conflitos, é importante mencionar a importância de um ambiente limpo, seja uma empresa, uma instituição de ensino, uma clínica, etc.

A limpeza correta de ambientes combate os agentes que podem causar doenças, pois ajuda a eliminar vírus, fungos e bactérias. 

A pandemia de Covid-19 nos alertou sobre a importância da higienização, e quando falamos sobre a limpeza, estamos falando também sobre uma questão de saúde, com grandes impactos no cotidiano.

A utilização de produtos de limpeza também ajuda a desinfetar os ambientes, melhorando as condições de saúde para quem frequenta determinados locais. 

No contexto de empresas, por exemplo, os ambientes têm uma grande circulação de pessoas por dia, o que faz com que microorganismos trazidos por essas pessoas se espalhem pelo local. 

As salas que possuem pouca circulação de ar precisam ser limpas com uma frequência maior. O uso de desinfetantes adequados criam uma espécie de barreira que evita o surgimento de vírus e bactérias. 

Ou seja, deixar de limpar um ambiente, por mais que isso pareça simples, evita possíveis problemas de saúde. 

Sujeira pode ser prejudicial à saúde

Com o acúmulo de sujeira nos ambientes podem surgir bactérias e ácaros, que causam um desconforto muito grande, além de dificuldade para respirar. 

Doenças respiratórias e alergias:

Rinite alérgica:

A rinite pode ser desencadeada por conta da poeira nos ambientes. Alguém com essa condição de saúde pode espirrar diversas vezes, ter muita coceira e coriza. Esses sintomas atrapalham a concentração e a produtividade e causam um profundo mal-estar. 

Bronquite: 

Quando as vias respiratórias responsáveis por levar o ar para os pulmões ficam inflamadas, essa condição é chamada de bronquite. Essa inflamação causa dificuldade para respirar, tosse seca e dores no peito.

A exposição constante a ambientes com grande quantidade de poeira acumulada pode ocasionar dois tipos de bronquite: aguda e crônica. 

Em ambos os tipos, seja por meio do contato com o vírus ou a exposição frequente à poeira e poluição podem evoluir para quadros mais graves.

Desorganização afeta a produtividade

Um ambiente de trabalho sujo, seja ele qual for, pode ser estressante e o estresse não contribui positivamente para uma rotina produtiva. 

A presença de materiais empilhados em cima de uma mesa ao lado do computador, por exemplo, pode atrapalhar a visão de quem trabalha nesse espaço, além de não estimular a proximidade entre os colaboradores. 

Em contrapartida, as vantagens de um ambiente de trabalho organizado são muitas. A bagunça atrapalha até na criatividade, tendo um efeito inconsciente que muitas vezes nem percebemos, já que o incômodo causado pela desorganização pode ser sutil e não sabemos de onde surge. 

A organização também facilita algumas tarefas de cargos que lidam com papéis ou outros arquivos importantes. Imagine ter que ficar procurando horas a fio um documento para consulta? 

Cuidado com o ambiente: maior retenção de talentos em empresas

O exemplo que mencionamos acima, sobre a impressão que um candidato pode ter ao chegar em um local de trabalho desorganizado, também diz respeito a retenção de talentos. 

Se um profissional chega todos os dias para trabalhar e encontra um ambiente em que a limpeza não é uma das prioridades, pode passar a enxergar isso como um fator para buscar novas oportunidades de emprego. 

O ambiente de trabalho é o lugar onde passamos horas a fio durante o dia e o cuidado com ele diz muito sobre como a empresa se preocupa com o bem-estar e saúde dos seus colaboradores. 

A limpeza não é o único fator que possibilita a retenção de talentos. As cores nos ambientes, por exemplo, podem estimular a criatividade, bem como a disposição das mesas. 

Espaços planejados para aproximar ao invés de afastar contribuem para o surgimento de ideias, o que transforma a rotina de trabalho de forma positiva. 

À medida que uma empresa investe nesses e em outros itens que proporcionam a retenção de talentos os resultados são muito positivos, gerando crescimento, maior alcance e também redução de custos com a contratação de novos colaboradores. 

Terceirizar a limpeza: conheça essa possibilidade 

Logo após entender a importância da limpeza, o primeiro pensamento que vem à cabeça são os custos que isso envolve. 

Para manter o ambiente limpo é necessário um investimento para esse objetivo e uma alternativa interessante é terceirizar a limpeza. Confira algumas vantagens abaixo: 

  • Economia

Por se tratar de um serviço terceirizado, os gastos com a contratação de um funcionário específico para a limpeza serão economizados. O departamento de RH da empresa também não ficará sobrecarregado com todas as etapas de contratação de novos funcionários. 

Uma outra vantagem em relação a isso é que as empresas desse segmento contam com seus próprios produtos e equipamentos de limpeza, não havendo assim a necessidade de comprar esses materiais. 

  • Menor preocupação com burocracia

A terceirização de limpeza também é menos burocrática, já que não será demandada a criação de contrato de trabalho com os funcionários que farão a limpeza. 

Já a empresa especialista que atua na contratação de colaboradores para limpeza garante o pagamento de todos os benefícios das equipes, o que gera segurança e assegura o recebimento dos direitos por parte dos contratados. 

  • Mão de obra especializada

As equipes que atuam em limpezas terceirizadas realizam treinamentos constantemente, garantindo que o serviço prestado seja de qualidade. 

O manuseio de equipamentos e produtos químicos de limpeza são feitos com segurança e agilidade. 

  • Limpeza de qualidade 

Os profissionais que atuam na terceirização de limpeza são experientes e por causa disso realizam uma limpeza de qualidade, que dura mais tempo do que a limpeza feita por profissionais não especialistas. 

Conheça a EPS 

A EPS é uma empresa de engenharia, projetos e serviços que atua em todo o território nacional desde 2003 e disponibiliza às empresas serviços relacionados a:

Acesse nosso site para conhecer melhor os nossos serviços!