03 de Novembro 2021 | Gestão de facilities

Como implementar a gestão de facilities?

A gestão de facilities é um importante recurso de redução de custos, automatização de atividades e otimização de processos. Quanto maior a empresa e o número de funcionários, maiores as demandas relacionadas a manutenção predial, limpeza de ambientes e outros serviços relacionados.

Por isso, implementar uma gestão de facilities eficiente contribui para a melhora nos resultados da organização e a utilização adequada de recursos financeiros, humanos e de tempo. 

O que é gestão de facilities?

“Facilities” pode ser traduzido como “facilidades” e, nesse contexto, está relacionado aos serviços de limpeza, segurança, manutenção e apoio administrativo.

Dessa forma, abrange as atividades que podem facilitar os processos do dia a dia de uma empresa sem estar ligado à sua atividade-fim.

Essas atividades são chamadas de atividades-meio, ou seja, dão suporte à organização do espaço e integram processos para que o serviço ao cliente final seja realizado da melhor maneira possível.

Uma gestão eficaz, portanto, busca entregar o máximo de qualidade e produtividade das equipes gerando economia de tempo e de recursos.

Na prática, é uma terceirização integrada que busca conciliar serviços verificando os prazos, a qualidade dos serviços, a gestão de equipes e o emprego de recursos de forma a aumentar a produtividade dos colaboradores.

A gestão de facilities pode ser utilizada em empresas de diversos portes e segmentos, como condomínios, hospitais, shoppings, hotéis, indústrias, portos, aeroportos e muito mais. 

Por ser uma área multidisciplinar, o contrato pode ser personalizado de acordo com as necessidades de cada empresa, suas edificações e o ambiente de trabalho. 

Os principais serviços realizados são:

Como implementar a gestão de facilities?

Com benefícios como redução de custos com a contratação de funcionários, manutenção dos espaços e equipamentos e melhora na qualidade dos serviços, a gestão de facilities pode ser implementada em organizações de diversos segmentos.

Continue lendo e saiba como colocar este serviço em prática:

  • Terceirização

Contar com uma empresa especializada em facilities management é uma forma de aumentar a qualidade dos serviços, reduzir os gastos associados e aumentar a eficiência dos processos como um todo.

Além disso, a terceirização possibilita que a organização contratante possa direcionar seus esforços às atividades-fim, garantindo que as demais tarefas estão sendo realizadas da melhor maneira possível.

  • Acompanhamento dos serviços

Mesmo que os serviços de facilities sejam feitos por profissionais terceirizados, é importante que a organização contratante tenha um gestor responsável pelo gerenciamento do trabalho e pela comunicação com as equipes.

Por meio de indicadores de desempenho, relatórios em tempo real e outras ferramentas tecnológicas, a empresa garante o alinhamento dos objetivos e acompanha o trabalho dos colaboradores.

  • Tecnologia

Quanto maior a organização, maior a necessidade de padronizar e organizar os processos internos com o objetivo de aumentar sua eficiência.

Com um Sistema de Gestão Integrada (SGI), é possível realizar uma gestão personalizada e voltada às necessidades específicas de cada projeto, com atenção a cada detalhe.

A EPS é uma empresa de engenharia, projetos e serviços que atende a clientes do setor público e privado em todo o Brasil.

Adotamos as melhores práticas em serviços integrados e utilizamos sistemas de gestão que auxiliam na tomada de decisão e na otimização dos processos da sua empresa.

Realizamos uma gestão customizada de acordo com as necessidades de cada projeto, com serviços como:

  • Gestão de facilities e multisserviços: executamos desde a manutenção e conservação de espaços e equipamentos até a gestão completa da estrutura da sua empresa. 
  • Manutenção predial e industrial: desenvolvemos um programa personalizado de manutenção predial e industrial para atender às necessidades da sua empresa.
  • Apoio técnico e administrativo: contamos com profissionais treinados e qualificados para atender demandas de empresas em diversas áreas de atuação.
  • Proteção e combate a incêndio: realizamos o planejamento e a implementação de diversas ações para evitar o surgimento de um incêndio.

O SGI foi criado para aprimorar os processos internos e garantir o atendimento aos requisitos legais e melhores práticas da área. 

A partir disso, firmamos nosso compromisso com a qualidade, meio ambiente, segurança do trabalho e saúde dos colaboradores, de acordo com as certificações internacionais.

Entre em contato conosco e saiba como implementar a gestão de facilities na sua empresa.