16 de Julho 2021 | Manutenção

Como funciona a manutenção industrial, seus tipos, benefícios e muito mais!

A manutenção industrial é, desde sempre, uma área de extrema relevância para o bom funcionamento da cadeia produtiva. Mas, atualmente, passou a adotar também um papel mais estratégico. 

Sendo assim, além de cuidar da preservação dos equipamentos para prevenir prejuízos, agora é possível (e necessário) zelar pela segurança dos funcionários e buscar soluções para potencializar a capacidade de produção.

Cada vez mais organizações deixam para trás o pensamento equivocado de que a manutenção industrial tem um papel secundário na empresa e percebem o quanto esse trabalho é fundamental para o desenvolvimento de uma cultura produtiva e competitiva. 

Sabendo do impacto direto que o investimento na manutenção industrial tem nas operações, a EPS, empresa de engenharia, projetos e serviços, oferece operações que prezam pelo desempenho correto de equipamentos, maquinários e instalações, promovendo mais segurança aos usuários e evitando uma série de consequências que prejudicam o andamento das atividades. 

Neste artigo, vamos ver um pouco de tudo o que você precisa saber sobre a manutenção industrial, começando pelo conceito, seus 6 tipos e 10 benefícios. 

Em seguida, explicamos rapidamente suas prioridades e as principais ordens e notas. Antes de concluir, ainda vamos ver dois planos de rotas de manutenção e uma dica excelente para gestores e empresários. Não perca!

O que é manutenção industrial?

Segundo a definição da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), manutenção industrial “é o conjunto de ações técnicas e administrativas aplicado em todas as áreas de uma indústria, com a finalidade de fiscalizar e manter instrumentos e máquinas em pleno funcionamento.”

Um dos pilares para manter o ambiente fabril em plena produção, a manutenção industrial busca minimizar as falhas e riscos característicos ao maquinário, equipamentos e operações manuais. Quanto mais eficiente ela for, melhores serão os resultados da empresa, visto que é dela a responsabilidade direta pela excelência operacional. 

De maneira simplificada, o principal objetivo da manutenção industrial é manter a produção nos eixos, reduzindo eventuais defeitos e evitando ao máximo as paralisações. 

Seus  efeitos positivos vão além do setor financeiro e podem influenciar positivamente na segurança do trabalho, (prevenindo acidentes), na qualidade, (com equipamentos em perfeitas condições de uso) e na gestão pessoal, (promovendo o bem-estar dos colaboradores).

Para entender melhor como funciona a manutenção industrial, é preciso conhecer seus principais tipos. Confira no próximo tópico!

Quais são os tipos de manutenção industrial?

A primeira coisa que você precisa ter em mente é que a manutenção industrial não é um serviço utilizado apenas quando um equipamento apresenta falha. Na verdade, as estratégias mais recentes apontam exatamente para outro caminho, que é justamente evitar essa situação. 

No entanto, como não é possível garantir que uma máquina nunca vai quebrar, a sugestão é combinar diferentes tipos de manutenção industrial:

  • Manutenção Industrial Preventiva: é executada conforme um plano previamente desenvolvido e com calendário de inspeções definido. Sua função é evitar falhas ou quedas na performance operacional. Facilita a rotina do chão de fábrica e a gestão dos ativos.
  • Manutenção Industrial Preditiva: não é planejada e nem corretiva. São realizadas inspeções em tempo real conforme a percepção técnica do operador, após uma mudança de ruído, vibração ou temperatura da máquina.
  • Manutenção Industrial Corretiva Planejada: é a correção programada de uma falha já detectada de acordo com a decisão dos gestores.
  • Manutenção Industrial Corretiva Não Planejada: como o nome já diz, é a correção de um equipamento que apresenta diminuição de desempenho ou algum defeito, mas de forma inesperada.
  • Manutenção Industrial Detectiva: utiliza sistemas de proteção para detectar falhas ocultas e quedas de funcionamento que não são perceptíveis pelo técnico de manutenção ou pelo operador do maquinário.
  • Engenharia de Manutenção Industrial: é considerada uma evolução da área. O engenheiro de manutenção pode aplicar técnicas modernas para projetar modificações e até melhorias em equipamentos com o objetivo de oferecer um processo mais confiável, seguro e produtivo.

10 Benefícios da manutenção industrial planejada

Geralmente, o primeiro passo para adotar um plano de manutenção industrial planejada é elaborar listas de verificação conforme as máquinas ou ambientes, que passam por inspeções pré-estabelecidas. É assim que os técnicos de manutenção identificam a necessidade de trocar uma peça, reformar um espaço ou nivelar uma rampa.

Graças às vistorias frequentes, a possibilidade de ser surpreendido por uma notícia desagradável é muito menor. Por isso, cabe à empresa de manutenção industrial manter os gestores informados e apresentar soluções de curto, médio e longo prazo. Confira agora seus 10 principais benefícios!

  1. Possibilita aos gestores um melhor controle dos recursos de manutenção devido ao monitoramento e planejamento.
  2. Reduz atrasos de trabalhos em andamento por conta da espera de técnicos, materiais ou ferramentas.
  3. Permite o recolhimento de materiais antes das atividades de manutenção.
  4. Viabiliza um plano diário para supervisores e líderes do ambiente fabril.
  5. Otimiza o aproveitamento dos colaboradores horistas.
  6. Evita desperdício de tempo nos reparos coordenados em campo.
  7. Diminui significativamente as falhas de emergência.
  8. Reduz a frequência e o tempo das paradas críticas.
  9. Facilita a atribuição de prioridades por meio de uma ferramenta.
  10. Desenvolve relatórios para mensurar e melhorar os processos de manutenção.

Exemplo de Fluxo de Trabalho da Manutenção Industrial

Dependendo da organização e dos tipos de equipamentos que compõem sua cadeia de produção, a manutenção industrial  atende a diferentes padrões. Mesmo assim, algumas boas práticas são seguidas por empresas especializadas nesse serviço, como a EPS, por exemplo. Elaboramos um exemplo com três passos para explicar com mais clareza:

Passo 1

Normalmente, o processo tem início quando o cliente identifica uma falha ou a redução de desempenho de uma máquina e solicita uma avaliação. A primeira questão a ser considerada será a prioridade, que vai estabelecer o prazo limite para a execução da correção. Pode ser um caso de emergência, crítico ou normal.

Passo 2

Depois de avaliar a prioridade, o responsável tem duas possibilidades. Em caso de emergência, ele vai providenciar a ordem de manutenção, que pode ser corretiva, planejada, de rota ou de parada geral. Nessa ordem, costumam estar todos os detalhes para a realização da correção, dos materiais ao número necessário de pessoas. 

Passo 3

Por outro lado, se não for um caso de emergência, o próximo passo será a abertura de uma nota de manutenção, que pode ser um pedido de trabalho, nota de operação, nota de ocorrência ou nota de inspeção. Ainda assim, quando for executada a reparação, também será providenciada uma ordem de manutenção.

A manutenção corretiva exige mais investimento que a preventiva. Vale ressaltar que a manutenção programada é mais vantajosa para a empresa, pois permite consertar falhas ou avarias sem precisar parar a máquina repentinamente, o que afeta a produção e pode causar prejuízos. Nos próximos tópicos, aproveite para saber mais sobre as prioridades, os tipos de ordens e notas de manutenção industrial.

Passo 1 - Identifique as prioridades de manutenção industrial

Como dissemos anteriormente, a primeira questão que a empresa responsável pela manutenção industrial vai fazer é sobre a prioridade da correção do equipamento. Um problema que pode colocar a segurança dos trabalhadores em risco, por exemplo, precisa de atenção urgente. Por isso, são estabelecidos três níveis de prioridade:

  • Manutenção industrial de emergência: quando o defeito ou avaria do equipamento pode trazer sérios riscos à operação e até aos colaboradores. Por isso, necessita de correção imediata.
  • Manutenção industrial crítica: é comumente utilizada em casos de reparos planejados e programados em até sete dias da emissão da ordem.
  • Manutenção industrial normal: é a correção programada a partir de sete dias da emissão da ordem.

Esses níveis de prioridade só funcionam bem quando os processos do chão de fábrica são devidamente monitorados. É preciso dar atenção às etapas mais sensíveis e, da mesma forma, garantir que o ambiente fabril continue sendo submetido aos processos de manutenção preventiva. 

Passo 2 - Ordens de manutenção industrial

As ordens de manutenção industrial (OS) podem ser geradas por ferramentas eletrônicas ou formulários de papel. Elas contém instruções bem descritivas sobre cada reparo que deve ser executado, com os materiais, os instrumentos e o pessoal necessário para a sua execução.

Em situações de prioridade normal, são preenchidas após a nota de manutenção. Contudo, nos casos de prioridade emergencial,  são emitidas com urgência para a correção imediata. Veja qual tipo usar em cada ocasião.

  • Ordem corretiva: para serviços emergenciais que necessitam de execução imediata e não podem aguardar planejamento ou programação.
  • Ordem planejada: para serviços que não exigem realização urgente ou fazem parte de um plano de manutenção preventiva.
  • Ordem de rota: utilizada exclusivamente para planos de manutenção que incluem inspeção, lubrificação, etc.
  • Ordem de parada geral: usam o mesmo processo da Ordem planejada para serviços executados mediante parada total ou por setores.

Passo 3 - Notas de manutenção industrial 

As notas de manutenção industrial servem para registrar todas as ocorrências. Emitidas de forma eletrônica ou não, é a partir delas que os gestores e responsáveis pela manutenção podem ter acesso às estatísticas e histórico das máquinas, reparos e danos que dizem respeito a essa área. Elas também podem ser de quatro tipos:

  • Pedido de trabalho: é a solicitação de serviço planejado e programado, ou seja, sem caráter emergencial.
  • Nota de operação: é usada pelo cliente para registrar e informar históricos ou serviços operacionais executados pela própria produção.
  • Nota de ocorrência: é gerada sempre a partir de uma ordem corretiva para registrar uma atividade de manutenção de emergência.
  • Nota de inspeção: utilizada para registro dos valores coletados em rotas de manutenção. Quando os valores estão fora dos parâmetros estabelecidos, elas são emitidas automaticamente.

É válido reforçar que essas notas são geralmente emitidas para procedimentos de manutenção industrial planejada. Separar uma equipe estratégica, para focar no monitoramento dos dados registrados, e uma equipe operacional, pode ser a solução ideal para controlar melhor o chão de fábrica.

Estabelecer rotas de manutenção industrial pode evitar falhas inesperadas

Ao adotar os tipos de manutenção industrial preditiva e de inspeção, normalmente são usados planos de rota, que estabelecem procedimentos de rotina em busca de possíveis falhas. Veja a seguir os dois principais tipos de rotas:

  • Rotas de manutenção preditiva e inspeção: são revisões periódicas cujo objetivo é detectar fatores que possam causar falhas. Podem ser diárias, semanais, mensais e até bimestrais. São feitas por meio de ensaios não-destrutivos, de forma visual ou com aparelhos para detectar ruídos, desalinhamentos, aquecimento, vibração, temperatura, pressão, aceleração, etc.
  • Rotas de lubrificação: também são realizadas em períodos definidos e sua função é manter os equipamentos lubrificados e em pleno funcionamento. Podem ser feitas diariamente, semanalmente, anualmente, etc.

As rotas são determinadas conforme a prioridade de cada máquina, ou seja, os equipamentos que oferecem maior risco ou estão mais propensos ao desgaste natural, terão um acompanhamento mais frequente. Além de evitar falhas e paradas inesperadas, a adoção de rotas de manutenção industrial pode aumentar o tempo útil dos maquinários. 

Conheça o serviço de manutenção industrial personalizado da EPS

Depois de conhecer como funcionam os tipos de manutenção industrial,  os níveis prioridade, ordens de serviço, notas e rotas, você provavelmente já percebeu a importância e os benefícios que esse serviço pode trazer a sua empresa. 

O serviço de manutenção industrial da EPS permite um controle melhor do seu orçamento evitando paradas emergenciais da produção e utilizando melhor os seus recursos. Além disso, quanto mais seguro for seu chão de fábrica, maior será a possibilidade dos seus clientes enxergarem a sua indústria como um negócio sólido e uma fornecedora confiável.

Portanto, o investimento na qualidade dos processos tem impacto direto na disponibilidade das instalações e trabalha para garantir o pleno funcionamento da operação, com segurança e conforto para os usuários.

A EPS atua desde 2003 na área de engenharia e serviços com clientes do setor público e privado, sempre oferecendo planos de atuação de padrão elevado. Para isso, criamos modelos de operação personalizados com base em todos os riscos envolvidos, buscando integração com tecnologia, bem como a seleção adequada dos profissionais.

Nosso programa de manutenção visa atender às demandas dos clientes de forma ágil a partir de constantes aperfeiçoamentos para suprir as exigências do mercado e oferecer serviços de excelência. Conheça algumas das soluções de manutenção industrial da EPS:

  • Manutenção de instalações elétricas, eletromecânicas e hidráulicas
  • Sistema de refrigeração, automação e segurança
  • Manutenção e operação de elevadores e escadas rolantes
  • Gerenciamento de energia, água, gás e combustível
  • Operação de utilidades (geração de energia, vapor, ar comprimido e sistemas de refrigeração industrial)
  • Limpeza industrial (aspiração de resíduos, limpeza química, sucção com alto vácuo, hidrojateamento de baixa e média pressão)

Nossa expertise está na utilização de sistemas de gestão que auxiliam na otimização dos processos e nas tomadas de decisão da sua empresa. Adotamos as melhores práticas em serviços integrados de Manutenção Industrial e Predial, Gestão de Facilities, Apoio Técnico e Administrativo e Proteção e Combate a Incêndio para que a sua organização mantenha o foco na atividade-fim.

Entre em contato com a nossa equipe e solicite agora uma proposta de manutenção industrial para a sua empresa.