19 de Janeiro 2024 | Manutenção

Como evitar o desbalanceamento de ativos

Garantir a durabilidade dos equipamentos e a eficiência dos processos é um desafio constante nas organizações. Afinal, problemas como o desbalanceamento de ativos, quando não solucionados de maneira eficiente, podem afetar os equipamentos da empresa, causando desgastes prematuros e aumento de custos.

Neste artigo, iremos falar mais sobre o desbalanceamento de ativos e apresentar formas de evitar que o desgaste desnecessário de equipamentos prejudique as atividades do seu negócio. Continue acompanhando para saber mais! 

O que é o desbalanceamento?

O desbalanceamento, ou desequilíbrio rotativo, ocorre devido à distribuição desigual de massa em torno de um eixo de rotação. Em outras palavras, este fenômeno acontece quando a distribuição de massa em um equipamento rotativo não está equilibrada de maneira uniforme.

Como resultado do desbalanceamento, o maquinário pode apresentar uma série de complicações, como:

  • vibrações em excesso; 
  • avarias por fadiga;
  • ruído excessivo;
  • falhas de alta gravidade; 
  • redução da vida útil;
  • maior necessidade de manutenções;
  • custos de manutenção maiores.

Considerado um dos principais responsáveis pelas ocorrências de vibrações em equipamentos, o desbalanceamento é um dos grandes causadores das falhas e quebras de maquinário nas indústrias.

Desbalanceamento de ativos: as principais causas

Agora que esclarecemos o que é o desbalanceamento, confira as principais causas por trás desse problema.

Desgaste desigual das peças

Quando os componentes de um equipamento se desgastam de maneira desigual, pode ocorrer um desequilíbrio no funcionamento do maquinário, que afeta o seu desempenho.

Este desgaste acontece devido a fatores diversos, como falta de lubrificação adequada dos componentes rotativos ou manutenção inadequada.

Sobrecarga de um lado

A sobrecarga constante em um lado do equipamento pode resultar no desbalanceamento, uma vez que as peças sofrem um desgaste desigual.

Danos físicos

Impactos, pancadas ou outros danos físicos podem gerar o desbalanceamento do maquinário, resultando em mau funcionamento, baixo desempenho e danos adicionais.

Além destes fatores que citamos, existem diversas outras causas por trás do desbalanceamento de ativos, como montagem incorreta do equipamento, desgaste, corrosão, acumulação de sujidades, entre outros.

Saber identificar as causas do desbalanceamento é fundamental para estabelecer as medidas adequadas de prevenção e correção do problema.

Estratégias para evitar o desbalanceamento

No contexto industrial, a prevenção se torna uma ferramenta essencial para antecipar problemas que possam causar falhas ou quebras no maquinário.

Confira algumas medidas para evitar o desbalanceamento de ativos e garantir o bom funcionamento dos equipamentos e a continuidade dos processos produtivos.  

1 - Manutenção preventiva

Elaborar e implementar um plano de manutenção preventiva permite à empresa acompanhar a situação do maquinário, facilita a identificação de problemas de desequilíbrio e agiliza a realização de correções e ajustes antes que o desbalanceamento cause danos mais críticos.

Mas para aproveitar todos estes benefícios, é importante que a manutenção preventiva seja realizada de maneira adequada, seguindo etapas como:

  • limpeza e lubrificação regulares;
  • troca das peças desgastadas em excesso;
  • calibragem regular dos equipamentos;
  • monitoramento e registro do desempenho do maquinário.  

2 - Inspeções regulares

A realização de inspeções regulares nos equipamentos suscetíveis a desequilíbrios é fundamental para evitar situações de desbalanceamento de ativos, pois permite a identificação de desgastes nas peças ou danos no maquinário.

Durante este processo, é importante elaborar um checklist de verificação, considerando as possíveis causas de danos, como corrosão, sujidades, peças soltas, falta de lubrificação, etc., e tomar as medidas de correção necessárias de maneira imediata.  

3 - Monitoramento de vibrações

Realizar o monitoramento preditivo de vibrações permite identificar quais maquinários estão suscetíveis ao desbalanceamento, bem como possíveis situações de irregularidade.

Neste processo, é importante contar com equipamentos de monitoramento de vibração. Determinar os limites aceitáveis para o maquinário também é essencial para evitar problemas de desbalanceamento no futuro.  

4 - Verificação da lubrificação 

Verificar os níveis de lubrificação com regularidade ajuda a evitar a ocorrência de desbalanceamentos, pois, como mencionamos, a falta de lubrificação adequada leva ao desgaste desigual das peças.

Por meio de um acompanhamento frequente, é possível assegurar que os componentes dos equipamentos estão devidamente lubrificados, garantindo o funcionamento adequado do maquinário no dia a dia da produção.  

O papel da EPS no apoio à manutenção de equipamentos

Como você conferiu, o desbalanceamento de ativos pode ser prejudicial para a vida útil dos equipamentos e para o bom andamento das atividades operacionais.

Mas com o auxílio de processos preventivos e preditivos regulares, é possível evitar a ocorrência do desbalanceamento e solucionar possíveis obstáculos de maneira mais eficiente.  

Há mais de 20 anos, a EPS atua na área de engenharia e serviços, oferecendo diversas soluções para empresas do setor privado e público, como o serviço de manutenção industrial.

A solução de manutenção industrial da EPS evita a paralisação emergencial da produção devido a problemas nos equipamentos, instalações e maquinários, garantindo um maior controle do orçamento, melhor produtividade e maior competitividade.

Os profissionais da EPS atuam para assegurar a eficiência do seu chão de fábrica, tornando a sua indústria uma parceira ainda mais confiável para os clientes.

Conte com soluções eficientes para investir na qualidade de processos e garantir maior disponibilidade de instalações e operações contínuas.

Entre em contato com nossos consultores e conheça os serviços de manutenção da EPS.

Continue acompanhando o blog da EPS para conferir conteúdos exclusivos sobre gestão de manutenção, facilities e conservação de ambientes e equipamentos.

Acompanhe-nos também nas redes sociais Instagram, Facebook e LinkedIn para não perder as novidades da EPS.