09 de Maio 2022 | Gestão de facilities

O que é gestão de ativos? Entenda as vantagens desta prática!

Diversas empresas estão recorrendo à gestão de ativos a fim de continuar fortes no mercado. O cenário atual é competitivo e, por isso, elas precisam manter a produtividade e a capacidade de reduzir custos constantemente.

Mas afinal, o que realmente é a gestão de ativos e por que é tão importante investir nessa prática? É o que responderemos a seguir, assim como te mostrar as principais vantagens da gestão de ativos. Confira!

Definição de ativo

Antes de falarmos sobre a gestão de ativos, precisamos entender a definição do termo “ativo”. Segundo a norma técnica ISO, é chamado de ativo todos os bens que uma empresa tem sob o seu controle.

Tais bens podem ser tangíveis ou intangíveis, o que quer dizer que são considerados itens materiais ou de aspecto intelectual como licenças e softwares, por exemplo. 

Podem ser chamados de ativos:

  • Matérias-primas
  • Estoques;
  • Ferramentas;
  • Máquinas industriais;
  • Contratos;
  • Equipamentos de TI;
  • Direitos autorais;
  • Marcas;
  • Conhecimento e experiência.

Portanto, a gestão de ativos é um conjunto de práticas utilizadas para fazer o controle dos bens que uma empresa possui. Vale desde a aquisição até um possível descarte. 

Por que a gestão de ativos é importante?

O grande objetivo da gestão de ativos é extrair o valor dos bens de uma organização. Por isso, as atividades devem começar antes mesmo de um item ser obtido. 

Entre as práticas desta gestão, podemos listar o balanceamento de custos, oportunidades e riscos mediante os bens da organização. Com esse alinhamento, é possível prever se a expectativa de retorno está adequada aos objetivos do negócio. 

 Porém, algumas medidas devem ser tomadas para que uma gestão de ativos seja realmente eficiente. Entre elas, estão:

  • Identificação de todos os ativos: A listagem de bens com identificação, descrição, especificações e diferenciais é essencial para uma boa gestão de ativos. 
  • Uso de soluções tecnológicas: Para uma gestão de ativos, certifique-se que os dados são confiáveis. Tenha o suporte de um software que automatiza tarefas e se integra aos processos operacionais.

Quais são as vantagens de implementar essa estratégia?

 1. Melhor aproveitamento de ativos e conhecimento da empresa

A gestão de ativos é fundamental para o conhecimento da realidade empresarial. Ao conhecer a estrutura, os gestores podem melhorar ou implementar processos como o uso de softwares e hardwares que realmente são eficazes.

Além disso, a gestão de ativos também permite saber se tais ferramentas estão sendo utilizadas corretamente pela equipe a partir de relatórios detalhados. Quando feitos com auxílio tecnológico, os erros na obtenção de dados tendem a diminuir.

2. Aumento da produtividade

A gestão de ativos está ligada à produtividade no sentido de oferecer ferramentas corretas para os colaboradores da empresa, seja maquinários, mobília ou demais itens necessários para a realização do trabalho.

3. Redução de custos 

Quando há o controle de bens de uma organização a partir da gestão de ativos, os recursos são melhor aproveitados, diminuindo custos desnecessários. 

A melhora no desempenho financeiro também permite um aumento no retorno sobre os investimentos e impacta no gerenciamento de riscos. 

Afinal, a gestão de ativos melhora a imagem da empresa ao cuidar de assuntos como impacto ambiental e segurança dos funcionários. Isso pode evitar futuras multas e penalidades. 

4. Conduta legal correta

Uma forma de garantir que as deduções legais no Imposto de Renda do negócio estejam corretas é a própria gestão de ativos. Sendo assim, será aplicada tributação equivalente sobre os bens.

5. Facilidade na tomada de decisão

A organização pode tomar decisões baseadas em evidências, planejar melhorias e evitar os possíveis riscos. 

Conheça as soluções da EPS!

A EPS é uma empresa de engenharia, projetos e serviços que atende clientes do setor público e privado em todo o Brasil. Especializada em sistemas de gestão, as soluções oferecidas auxiliam na tomada de decisão e otimização dos processos das empresas.

Com apoio da tecnologia, a EPS desenvolve, padroniza e organiza processos internos, contribuindo para uma gestão de ativos personalizada para cada projeto. 

 Entre em contato e saiba mais!