09 de Julho 2021 | Proteção e Combate a Incêndio

A importância das normas de prevenção e combate a incêndios

Edifícios corporativos e comerciais devem garantir a proteção das pessoas que passam pelo local e uma das formas de fazer isso é aplicar normas e leis de prevenção e combate a incêndios. Muitas vezes, esses eventos transformam-se em tragédias e geram prejuízos milionários para as empresas.

Por isso, as organizações devem elaborar um Plano de Prevenção e Combate a Incêndio, em que são detalhados os procedimentos e as informações sobre os cuidados preventivos, a conscientização de como atuar em caso de incêndio, indicação de medidas práticas para o combate e abandono do local, entre outros temas.

O plano deve ser elaborado de acordo com as normas e leis de prevenção, como a Norma Regulamentadora nº 23, ou NR-23, criada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) que estabelece algumas medidas de proteção contra incêndios em ambientes corporativos.

Os estados e municípios também possuem suas próprias leis, normativas e instruções técnicas criadas pelo Corpo de Bombeiros local para diferentes tipos de edificação e que devem ser cumpridas para a segurança de todos.

Além disso, também é importante que os equipamentos e sistemas de prevenção sejam desenvolvidos de acordo com as NBR da ABNT.

Após a elaboração de um planejamento detalhado e da instalação dos sistemas adequados, o Corpo de Bombeiros recomenda que sejam realizados exercícios de simulação de incêndios, para que os colaboradores e visitantes conheçam os procedimentos e saibam como aplicá-los em caso de necessidade.

Normas de prevenção e combate a incêndios

As medidas de proteção são dedicadas a proteger a vida humana e os bens materiais dos efeitos nocivos que um incêndio pode causar em uma edificação de qualquer tipo.

Assim, as técnicas de prevenção visam extinguir o fogo ainda no início, limitar seu crescimento e propagação, evitar o colapso estrutural do local, garantir a evacuação segura do edifício e contribuir para a rapidez, eficiência e segurança das operações de combate e resgate.

Cada edificação demanda o desenvolvimento de um plano de segurança específico, considerando as características do prédio e sua finalidade. Assim, é possível evitar a ocorrência de incêndio e, caso ele ocorra, reduzir ao mínimo possível sua intensidade, duração, risco e gravidade.

Algumas NBR desenvolvidas com esta finalidade são:

  • NBR 5667 – Sistema de hidrantes;
  • NBR 9077 – Saídas de emergência em edificações;
  • NBR 10897 – Proteção contra incêndio por chuveiro automático;
  • NBR 10898 – Sistemas de iluminação de emergência;
  • NBR 11715 – Extintores de incêndio com carga de água;
  • NBR 11742 – Portas corta-fogo para saída de emergência;
  • NBR 12615 – Sistema de combate a incêndio por espuma;
  • NBR 12692 – Inspeção, manutenção e recarga em extintores de incêndio;
  • NBR 12693 – Sistemas de proteção por extintores de incêndio;
  • NBR 13434 – Sinalização de segurança contra incêndio e pânico;
  • NBR 13714 – Sistemas de hidrantes e de mangotinhos para combate a incêndio;
  • NBR 14276 – Brigada de incêndio;
  • NBR 17240 – Sistema de detecção e alarme automáticos de incêndio.

As normas de segurança determinam ainda que devem ser realizadas manutenções mensais e semestrais nos equipamentos e acessórios, assim como a limpeza dos locais que possam acumular resíduos e prejudicar o funcionamento de dobradiças, fechaduras e trincos, impedindo a saída das pessoas do local.

Em instalações prediais, as normas de segurança também estabelecem a conservação e manutenção das instalações elétricas, já que descargas elétricas e curtos-circuitos são algumas das possíveis causas de princípios de incêndios.

A melhor maneira de evitar eventos com fogo e tragédias é investir na aplicação das normas de prevenção e combate a incêndios, realizada por uma empresa qualificada e experiente na área, como a EPS.

Nossa expertise está na utilização de sistemas de gestão que auxiliam na tomada de decisão e na otimização dos processos da sua empresa, possibilitando uma gestão customizada de acordo com as necessidades de cada projeto.

Adotamos as melhores práticas em serviços integrados de Gestão de Facilities, Manutenção Predial e Industrial, Apoio Técnico e Administrativo e Proteção e Combate a Incêndio para que a sua organização mantenha o foco na atividade-fim.

Entre em contato conosco e saiba mais.