06 de Setembro 2021 | Proteção e Combate a Incêndio

Prevenção e combate a incêndio: como ter um sistema eficiente

Quando há um acidente com fogo, a melhor maneira de garantir a proteção do patrimônio e das pessoas é garantir uma resposta rápida e eficiente. Para isso, é necessário investir em um sistema adequado de prevenção e combate a incêndios, que visa evitar o surgimento do sinistro e, caso ocorra, possibilita sua extinção e redução de efeitos negativos.

O sistema de detecção de incêndios é planejado por um especialista na área e formado por um conjunto de elementos instalados de forma estratégica para dar início imediatamente às ações de combate ao fogo e evacuação de pessoas.

Principais dispositivos de um sistema de detecção de incêndio

Um sistema eficiente de detecção e combate a incêndios é formado por diversos elementos que são instalados de maneira coordenada e estratégica, conectando-se a uma central.

Cada dispositivo cobre uma área determinada e, quando acionados, indicam onde está havendo o incêndio, de acordo com o tipo de sistema (convencional ou endereçável).

Saiba mais sobre os dispositivos:

  • Acionador

É um dispositivo com um botão, semelhante a um interruptor, que quando é acionado envia a localização da ocorrência para a central com uma comunicação rápida. Assim, facilita as ações de contenção e evacuação, reduzindo os danos do incêndio.

  • Central de alarme

A central de alarme de incêndio é o aparelho que interliga todos os equipamentos que formam o sistema. A partir disso, recebe e envia os sinais de alerta e acionamento dos dispositivos periféricos.

  • Detectores de temperatura e fumaça

O detector é formado por sensores e circuitos eletrônicos que fazem com que o sensor acione um alarme na central quando houver fumaça ou aumento de temperatura. Dessa forma, são um dos principais elementos da segurança e proteção contra o fogo.

  • Alarme

O alarme de incêndio, também conhecido como sirene, é um equipamento que emite sinais sonoros e visuais quando houver um disparo geral na central de alarme.

  • Sprinkler

Os sprinklers são dispositivos instalados no teto que jogam água quando há um incêndio. Para isso, possui sensores que se comunicam com a central e ajudam no combate ao fogo até a chegada do Corpo de Bombeiros.

Os dispositivos utilizados e o tipo de sistema devem ser definidos de acordo com as características de cada local e elaborados por profissionais qualificados.

A EPS é uma empresa de Engenharia, Projetos e Serviços que realiza projetos personalizados de acordo com as necessidades de cada edificação, seguindo as normas de segurança.

Nossas soluções de proteção e combate a incêndio envolvem terceirização de bombeiros civis, inspeção e manipulação de equipamentos, preparação de brigadas e inspeções de segurança.

Para saber mais sobre o sistema de detecção e sua importância para a prevenção e combate a incêndio, entre em contato com nossos especialistas.