20 de Julho 2022 | Manutenção

Limpeza hospitalar: conheça os principais tipos de higienização

O hospital é um local com alto índice de concentração de bactérias, vírus e outros micro-organismos nocivos à saúde. Por isso, a limpeza hospitalar exige um cuidado especial, por se tratar de uma medida preventiva contra a propagação de infecções.

Para atingir esse objetivo, ela deve ser feita de maneiras específicas a fim de remover qualquer resquício de contaminação, preservando assim a saúde e o bem-estar dos pacientes e também dos colaboradores e pessoas que transitam no local. 

Entretanto, poucas pessoas entendem que existem diferentes tipos de higienização em hospitais. Continue a leitura para entender as diferenças entre eles! 

Conheça 7 tipos de higienização hospitalar

1- Descontaminação hospitalar

Em qualquer processo de limpeza hospitalar, a descontaminação é a primeira etapa da higienização. Ela consiste em um preparo para reduzir ao máximo o número de agentes infecciosos presentes na estrutura do hospital, como objetos sujos, por exemplo.

Seu objetivo é proteger a equipe que irá manusear os materiais e, por consequência, mitigar os riscos ocupacionais. 

2- Desinfecção hospitalar

O segundo tipo de limpeza é a desinfecção, que tem como objetivo principal eliminar os micro-organismos patogênicos (exceto os esporos bacterianos) por meio de produtos químicos e equipamentos. 

Essa higienização pode ser dividida em três níveis - alto, médio ou baixo - que são aplicados de acordo com o grau de necessidade para a eliminação desses micro-organismos. 

3- Limpeza Preparatória

Outro tipo de limpeza hospitalar importante é a preparatória, que é feita de forma diária antes dos quartos ou qualquer outro ambiente do hospital ser utilizado, como centros cirúrgicos, salas de exames, quartos de internação, enfermarias, etc. Nela, os profissionais retiram as partículas presentes nas superfícies dos locais. 

4- Limpeza Concorrente

A limpeza concorrente é realizada diariamente nas dependências do hospital, mesmo nos quartos com pacientes. Nesse tipo de higienização, os profissionais limpam pias, maçanetas, mesas, móveis e pisos. 

Esse processo também engloba a reposição de itens como papel toalha, papel higiênico e sabonete líquido, assim como a troca de lixo. 

5- Limpeza Especial

Um tipo de higienização em hospitais que também é fundamental é a limpeza especial. Esse é o nome dado à desinfecção e esterilização constante dos equipamentos e materiais localizados a uma distância mínima de um metro do leito de pacientes que estão debilitados  ou infectados com bactérias. Normalmente é realizada em áreas denominadas como “críticas” 

Outro objetivo primordial da limpeza especial é diminuir os riscos de infecção por objetos presentes no quarto, como suportes de soro, grades, bombas de infusão, painel de gases, mesas de refeições, entre outros. Para reforçar essa prevenção, tudo o que for utilizado na limpeza especial deve ser encaminhado para lavagem de forma separada. 

6- Limpeza Mecanizada de Piso

Um hospital só está realmente higienizado se o piso também se encontra limpo. Por isso, a limpeza mecanizada de piso é um dos tipos relacionados, no qual toda sujeira do piso é eliminada por meio de um equipamento - como uma lavadora automática ou enceradeira. 

Esse tipo de máquina é fundamental para facilitar o trabalho que um rodo com pano faria. Mas, ainda assim, faz-se necessário o uso de água com detergente ou desinfetante hospitalar no piso antes da ação do equipamento. 

7- Limpeza Terminal

Como o próprio nome já indica, a limpeza terminal acontece após a saída do paciente, seja por alta, transferência ou óbito. Nos casos das internações em períodos superiores a 15 dias, essa higienização respeita níveis diferentes de acordo com os riscos de contaminação. 

Todo o espaço é higienizado - inclusive janelas, móveis, luminárias, piso e até as portas. Após isso, também é necessário repetir a desinfecção para garantir que o ambiente esteja isento da possibilidade de proliferação de agentes infecciosos. 

Todos os hospitais são obrigados a realizar a limpeza hospitalar?

Sim, diferente da limpeza geral - com foco apenas na retirada de sujeira, por exemplo - a higienização hospitalar é uma exigência específica e deve seguir os princípios orientados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

E, claro, além de seguir todos os protocolos que esses tipos de higienização em hospitais exigem, a limpeza hospitalar também precisa ser feita por uma equipe treinada especificamente para essa função e com os produtos adequados. 

Invista na contratação de uma empresa especializada na Limpeza Hospitalar

Diante de todas essas regras, a maneira mais segura de garantir que a limpeza hospitalar seja feita de maneira segura e efetiva é com a expertise de uma empresa que segue uma metodologia padronizada de limpeza, desinfecção e esterilização de ambientes e equipamentos. 

A EPS oferece soluções personalizadas de acordo com as necessidades de cada organização e nossos profissionais utilizam um sistema informatizado de gestão para criar planos de trabalho adaptados. Ao terceirizar o serviço de limpeza hospitalar, você garante maior segurança e excelência no trabalho, já que a EPS possui procedimentos internos rigorosos para a contratação e treinamento de profissionais qualificados.

Clique aqui para pedir uma cotação!