14 de Marco 2023 | Gestão de facilities

A importância da limpeza técnica industrial

O espaço físico de uma empresa demanda uma limpeza regular para a realização das atividades naquele lugar. 

A regularidade, o tipo de limpeza necessária, os equipamentos corretos para isso e os produtos usados são aspectos que se relacionam com a limpeza técnica industrial. 

Esse tipo de limpeza é essencial para a saúde dos funcionários e a segurança no ambiente de trabalho. 

Além disso, a limpeza técnica industrial garante a eficiência dos processos produtivos e, quando feita da forma correta, reduz custos operacionais e aumenta muito a vida útil dos equipamentos. 

Uma organização que não investe na limpeza técnica industrial pode criar um ambiente de trabalho propício para doenças ocupacionais e até mesmo para contaminação ambiental. 

Neste artigo, nós reunimos as principais características da limpeza técnica industrial, além de argumentos que exemplificam a importância desse processo. 

O que é a limpeza técnica industrial 

O cuidado e o manuseio dos equipamentos de uma fábrica influenciam em sua durabilidade, assim como uma limpeza eficiente. 

A limpeza técnica industrial conta com técnicas e procedimentos indispensáveis para a vida útil de equipamentos, como a retirada de resíduos e vestígios químicos que futuramente podem causar danos. 

Ao entrar em uma empresa, quando é observada a limpeza do ambiente, fica evidente o zelo que aquela organização tem ao preservar o espaço e também melhorar a qualidade de vida daqueles que frequentam a empresa, tanto diariamente quanto eventualmente. 

Portanto, a limpeza técnica industrial não serve apenas para manter o ambiente em ordem. 

A limpeza técnica industrial e a saúde e segurança no ambiente de trabalho 

Quando um ambiente acumula uma grande quantidade de sujeira e é frequentado por muitas pessoas diariamente, a tendência é que esse ambiente seja propício para o surgimento de bactérias e ácaros.

O efeito a longo prazo é o surgimento de doenças respiratórias e alergias.  

A presença de sujeira no chão também o torna escorregadio, aumentando as chances dos funcionários sofrerem quedas e contusões. 

Os processos presentes em alguns tipos de indústrias apresentam calor excessivo, substâncias químicas e gases tóxicos e, para esses casos, a limpeza técnica industrial é uma maneira viável e adequada de reduzir os riscos de exposição a esses perigos. 

As normas regulamentadoras relacionadas à limpeza técnica industrial

As Normas Regulamentadoras, ou NRs, reúnem um conjunto de normas técnicas que orientam os procedimentos que devem ser considerados pela empresa e seus colaboradores para garantir a segurança no ambiente de trabalho. 

No caso das NRs que se relacionam com a limpeza técnica industrial, elas abordam algumas recomendações de como realizar a limpeza de alguns equipamentos e maquinários, além de considerar a proteção das equipes de limpeza nesses casos. 

A NR-35, por exemplo, diz respeito a  requisitos mínimos de segurança para trabalhos em altura.

Essa norma aborda o uso de equipamentos de proteção individual e coletiva e o treinamento adequado que essa função exige. 

Já a NR-33, determina as medidas de segurança em espaços confinados, que incluem a limpeza de tanques, vasos, reatores e outros equipamentos. 

Nesses locais é necessário realizar testes e monitoramento dos riscos presentes no ambiente e por isso é extremamente importante seguir as recomendações da NR. 

Tipos de limpeza técnica industrial

Existem alguns tipos de limpeza técnica industrial mais utilizadas nas empresas. São elas: 

Hidrojateamento

O hidrojateamento é uma técnica eficiente usada principalmente para limpar superfícies, tanto internas como externas.

É a força da água que vai garantir a limpeza e retirar a sujeira acumulada. 

Nessa técnica também é utilizado o gelo seco ao invés da água nos casos de equipamentos que usam tinta. 

Descontaminação

Como o próprio nome já sugere, a descontaminação serve para eliminar contaminantes e é um processo aliado à limpeza que vai remover a sujeira ou, em alguns casos, alterar a composição química de resíduos para que eles se tornem substâncias inócuas. 

Processo químico

As superfícies de instalações de uma empresa, em suas partes internas e externas, também pode contar com a remoção de sujeira com o uso de produtos químicos de limpeza. 

A limpeza técnica química elimina está relacionada com a durabilidade de equipamentos, já que retira resíduos com contaminação.

Processo robotizado

O processo de limpeza robotizada está relacionado com uma limpeza de dutos de ar. 

Os robôs utilizam câmeras e luzes para inspecionar a tubulação e são compostos de cerdas e escovas para realizar a limpeza conforme se movem. 

O controle deles é feito remotamente por um operador, que define os trajetos. 

Para garantir uma limpeza técnica industrial eficiente e que é executada por uma equipe experiente no segmento, conte com a EPS

Nós atuamos com projetos e serviços desde 2003 e atendemos clientes do setor público e privado em todo o território nacional. 

Vamos conversar?