// // // // // //
09 de Agosto 2023 | Gestão de facilities

A importância da manutenção prescritiva na manutenção industrial

Quando entramos em uma loja ou em um supermercado e nos deparamos com algum produto na prateleira, antes que ele tenha sido colocado ali para que pudesse ser comercializado, foram necessárias uma série de etapas e muitos profissionais envolvidos. 

Mas, além dos profissionais que desempenham rotinas essenciais na fabricação de um produto, o uso de máquinas também é muito presente nas empresas e, justamente por isso, o cuidado com elas deve ser priorizado. 

Quando o assunto é cuidado com o maquinário, a manutenção é um aspecto que deve ser priorizado para manter a produtividade e também a segurança de quem trabalha com aquelas máquinas. 

Neste artigo, nós vamos explicar o que é a manutenção prescritiva, uma solução inovadora e eficiente, que ficou conhecida como o “futuro da manutenção”. 

Continue a leitura para saber mais! 

Entenda o que significa manutenção prescritiva

A manutenção prescritiva é conhecida como o futuro da manutenção pelo seu embasamento na tecnologia, que recorre a ferramentas e análises aprofundadas sobre a situação do maquinário, sem que seja necessário realizar visitas técnicas: tudo é feito de forma remota. 

Essas ferramentas conseguem realizar previsões que evitam que as máquinas apresentem falhas ou paradas inesperadas. 

Sensores, IoT, machine learning e Inteligências Artificiais são alguns dos exemplos das tecnologias utilizadas.   

Como esse tipo de manutenção se baseia nessas tecnologias, é possível acessar os dados sobre a máquina e comparar com outros ativos parecidos e só então acontece uma tomada de decisão rápida e eficaz, tomando como norte os dados que a Inteligência Artificial proporcionou. 

É também por isso que com a manutenção prescritiva, os técnicos têm mais informações e podem tomar decisões melhores e mais fundamentadas, já que eles não precisam consultar os dados ou o histórico da máquina, nem fazer planos de manutenção. Eles podem somente se dedicar aos trabalhos de reparo e substituição de ativos.

Qual é o objetivo da manutenção prescritiva? 

O funcionamento correto do maquinário de uma empresa é essencial para que a produção não sofra quedas, os funcionários consigam trabalhar no seu melhor ritmo e também com segurança. 

Quando a manutenção prescritiva é contratada por uma empresa, os dados coletados podem ser utilizados de forma estratégica pela gestão da empresa, o que traz ainda mais qualidade e confiança nos processos. 

Por conta disso, a manutenção prescritiva conta com alguns objetivos: 

  • Diminuição do tempo na tomada de decisões;
  • Possibilidade de acesso a informações importantes e histórico detalhado de manutenção sempre que necessário; 
  • Redução de troca e compra de novos equipamentos;
  • Aumento da produtividade das equipes;
  • Melhoria das entregas dos produtos produzidos pelas máquinas; 
  • Redução de custos;
  • Automatização segura de processos. 

A diferença entre a manutenção prescritiva e os outros tipos existentes 

Além da manutenção prescritiva, existem outros tipos de manutenção bastante utilizados pelas empresas.

São eles: manutenção corretiva, preventiva e manutenção preditiva. 

Para entender no que a manutenção prescritiva se difere na prática quando comparada a esses outros tipos, é necessário compreender um pouco mais sobre cada um deles. 

Manutenção corretiva: este é considerado o tipo mais simples de manutenção. 

Consiste em consertar a máquina depois que ela já apresentou algum defeito ou parou de funcionar. Esse tipo de manutenção não possui nenhum planejamento prévio e pode gerar muitos prejuízos para a empresa, como perda de produção, atraso nas entregas, aumento dos custos e risco de acidentes.

Manutenção preventiva: é o tipo de manutenção que tem em vista evitar que os defeitos aconteçam, por meio de revisões periódicas e programadas. 

A manutenção preventiva conta com um planejamento baseado no tempo de uso ou na vida útil dos componentes da máquina, com técnicas como lubrificação, inspeções visuais, reparações e substituições de peças desgastadas. Assim, ele evita paradas não planejadas e aumenta a confiabilidade de uso da máquina.

Manutenção preditiva: este tipo utiliza dados históricos e estatísticos para prever quando os defeitos vão ocorrer, com uma manutenção que conta com um planejamento apoiado principalmente no estado da máquina e nas condições de operação. 

Técnicas como análise de vibrações, termografia, ultrassom e análise de óleo fazem parte dessa manutenção em específico. 

Por que a manutenção prescritiva é fundamental para a manutenção industrial 

Todos os argumentos que apresentamos até aqui demonstram a manutenção prescritiva como a mais segura e eficiente das manutenções, já que ela se sustenta em tecnologias confiáveis para as suas análises. 

Com a sua aplicação, ao contrário de ficar esperando que falhas e problemas aconteçam, ao invés de esperar por falhas e problemas para então resolvê-los, suas ferramentas conseguem prever possíveis falhas e realizar intervenções antes que elas ocorram.

O resultado disso é uma redução drástica no tempo de inatividade não planejado, evitando perdas de produção e economizando recursos financeiros. 

 Se a sua empresa também quer contar com todas as vantagens da manutenção prescritiva, não deixe de conhecer melhor a atuação da EPS

Nós somos uma empresa que atua no mercado desde 2003 e atende clientes do setor público e privado em todo o território brasileiro.

Nossa experiência é voltada para o uso de sistemas de gestão que auxiliam na tomada de decisão e na otimização dos processos da sua empresa, possibilitando uma gestão customizada e otimizada, conforme as necessidades de cada projeto.

Vamos conversar