06 de Julho 2022 | Gestão de facilities

Limpeza hospitalar: qual é a rotina adequada?

O funcionamento adequado de instituições de saúde, como hospitais, clínicas e laboratórios, depende de diversos fatores, como equipe médica qualificada, equipamentos, insumos e um alto padrão de higienização. A limpeza hospitalar é fundamental para proporcionar um ambiente seguro e saudável tanto para os pacientes e acompanhantes quanto para a equipe.

Muito além de apenas manter os ambientes limpos, a limpeza hospitalar envolve a higienização e esterilização de móveis, aparelhos, utensílios e equipamentos utilizados na rotina da instituição. Esse processo ajuda a controlar infecções, reduzir a quantidade de microrganismos e diminuir o risco de contaminações.

Para isso, os processos de higienização são separados por área de acordo com o nível de risco:

  • Áreas não críticas: são as áreas administrativas e a recepção, por exemplo, que não são ocupadas por pacientes e onde não são realizados procedimentos de risco. Por isso, a limpeza é realizada ao menos uma vez por dia, com horário preestabelecido e sempre que houver alguma emergência.
  • Áreas semicríticas: são os ambientes em que ficam os pacientes com doenças de baixo risco de transmissão, como quartos, enfermarias e ambulatórios. Nesses locais a higienização deve ser feita duas vezes por dia e sempre que necessário.
  • Áreas críticas: são os locais usados para procedimentos arriscados que, consequentemente, apresentam maior risco de infecções, como salas de cirurgia e Unidades de Tratamento Intensivo (UTI). Essas áreas precisam ser higienizadas ao menos três vezes por dia e sempre que surgir alguma necessidade.

Como funciona a rotina de limpeza hospitalar?

O principal objetivo da limpeza hospitalar é prevenir a ocorrência de infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS), que são aquelas adquiridas durante a internação ou por meio de procedimentos em instituições de saúde.

Para isso, são realizados diferentes procedimentos e etapas para a manutenção da higiene, como:

  • Limpeza

A limpeza envolve a remoção de sujidades e detritos de forma mecânica com o objetivo de reduzir a população microbiana de um ambiente, por isso é o primeiro passo de uma rotina eficiente de higienização.

Em geral, os métodos utilizados dependem do tipo de superfície e a presença (ou não) de matéria orgânica, como sangue, fluidos corporais etc. 

É importante ressaltar que a varredura e a espanação seca são contraindicadas em qualquer área hospitalar, pois ajudam a espalhar a poeira e microrganismos no ambiente. O melhor método é a varredura molhada, com panos e esfregões, e produtos de limpeza específicos para o ambiente.

  • Desinfecção

A etapa de desinfecção é feita com a aplicação de produtos químicos ou reações físicas para destruir os microrganismos presentes em superfícies ou objetos.

A desinfecção pode ser de baixo, médio ou alto nível, dependendo de como foi utilizado o material desinfetado (estetoscópios, laringoscópios, equipamentos de assistência respiratória, entre outros).

Para isso, os principais produtos utilizados são hipoclorito de sódio, formaldeído, compostos fenólicos e iodo.

  • Esterilização

A esterilização é o processo que visa a destruir ou eliminar completamente todas as formas de vida microbianas que possam contaminar materiais e objetos, como vírus, bactérias e fungos, por exemplo.

Este método é desenvolvido por meio de diferentes procedimentos físicos e químicos, dependendo do material ou superfície contaminados.

Dicas para rotina de limpeza de hospital

Cada área tem seu próprio cronograma de tarefas, que deve ser desenvolvido de acordo com a quantidade de microrganismos presentes no local e o nível de criticidade dos procedimentos realizados no local.

Algumas dicas para a rotina de limpeza hospitalar são:

  • Comece pela etapa de recolher o lixo antes de começar a limpeza
  • Utilize materiais diferentes para cada ambiente
  • Mantenha os equipamentos de limpeza sempre limpos e secos
  • Comece do local mais limpo para o mais sujo
  • Recolha o lixo sempre que atingir 80% da sua capacidade
  • Lave as lixeiras semanalmente e sempre que necessário
  • Utilize sempre os EPIs necessários e produtos de limpeza adequados para a higienização de áreas hospitalares.

Conte com uma empresa especializada em multisserviços

A maneira mais segura de manter hospitais limpos e higienizados é contar com uma equipe especializada que tenha uma metodologia padronizada de limpeza, desinfecção e esterilização de ambientes e equipamentos. 

A EPS oferece soluções personalizadas de acordo com as necessidades de cada organização e nossos profissionais utilizam um sistema informatizado de gestão para criar planos de trabalho adaptados.

Ao terceirizar o serviço de limpeza hospitalar, você garante maior segurança e excelência no trabalho, já que a EPS possui procedimentos internos rigorosos para a contratação e treinamento de profissionais qualificados.

Conheça nossas soluções:

  • Limpeza cotidiana, imediata e terminal, com higienização completa dos ambientes;
  • Coleta interna de resíduos;
  • Gerenciamento de leitos;
  • Serviço de apoio;
  • Higienização de ambientes hospitalares;
  • Utilização de equipamentos tecnológicos;
  • Equipe qualificada e experiente.

Entre em contato conosco e conheça nossas soluções personalizadas de limpeza hospitalar.