17 de Novembro 2021 | Gestão de facilities

Guia sobre o profissional de gestão de facilities

Mais do que um administrador, o gestor de facilities é responsável por pensar a empresa de uma forma estratégica e a longo prazo. 

Isso acontece porque o setor de gestão de facilities envolve diversas áreas de atuação e o profissional deve ter habilidades específicas para garantir a integração do espaço físico, das pessoas, processos e tecnologias.

O termo “facilities” pode ser traduzido como “facilidades” e, nesse contexto, está relacionado aos serviços de limpeza, segurança, manutenção e apoio administrativo.

Dessa forma, abrange as atividades que podem facilitar os processos do dia a dia de uma empresa sem estar ligado à sua atividade-fim.

Essas atividades são chamadas de atividades-meio, ou seja, dão suporte à organização do espaço e integram processos para que o serviço ao cliente final seja realizado da melhor maneira possível.

Quem é o profissional de gestão de facilities?

O profissional de gestão de facilities é cada vez mais importante para as empresas que buscam crescer e se manter competitivas no mercado.

Esta é uma função organizacional que integra pessoas, ambientes e processos, dentro de um local construído com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas e a produtividade do core business.

Assim, o gestor pode atuar em companhias das mais diversas áreas, pois é o responsável pelo bom funcionamento da empresa em toda a sua infraestrutura, considerando o contexto estratégico e operacional.

O profissional dessa área tem a responsabilidade de gerenciar todos os serviços que uma empresa contrata para executar sua atividade-fim, como limpeza, segurança, TI, apoio administrativo, manutenção predial e industrial, entre outras.

Na prática, o gestor cuida das estruturas que fazem parte da empresa no dia a dia, de modo que os colaboradores possam desempenhar suas atividades da melhor forma possível, contribuindo para o resultado final da organização.

Qual a formação do gestor de facilities?

Em geral, o cargo de gestor de facilities não precisa ter uma formação específica, embora seja ocupado por pessoas com curso superior em Administração de Empresas, Engenharia ou Arquitetura, por exemplo.

Algumas faculdades e escolas técnicas oferecem cursos de extensão e pós-graduação na área, sendo indicados para quem deseja ter um conhecimento acadêmico mais aprofundado sobre as funções que são realizadas no dia a dia.

No mercado de trabalho, o gestor de facilities deve ser um profissional com conhecimento sobre planejamento estratégico e que saiba como manter um bom relacionamento com pessoas de diferentes segmentos.

Além disso, deve ser uma pessoa comunicativa, com capacidade de dialogar com os colaboradores da empresa para identificar suas necessidades e encontrar maneiras de resolvê-las.

Dessa forma, as competências mais importantes para a função são:

  • Planejamento estratégico;
  • Conhecimento e utilização de tecnologias que otimizam as operações do negócio;
  • Interpretação de dados e criação de estratégias de negócio;
  • Comunicação com pessoas de diferentes setores;
  • Liderança;
  • Resolução de problemas;
  • Gerenciamento de riscos e crises;
  • Gerenciamento de projetos.

Quais são as vantagens em contratar um gerente de facilities?

Com um profissional especializado, a empresa tem maior facilidade para administrar suas atividades-meio, economizando tempo e recursos.

Embora essas atividades não estejam diretamente relacionadas ao core business, são fundamentais para o funcionamento da organização e impactam sua imagem perante os colaboradores, fornecedores, parceiros, investidores e o mercado.

Assim, quando realizadas com qualidade e eficiência, essas atividades ajudam a melhorar os resultados do negócio.

Para isso, também é importante contar com parceiros estratégicos na terceirização desses serviços, ajudando a reduzir custos, melhorar a qualidade dos serviços e contar com a tecnologia para aprimorar a gestão de tarefas e processos internos.

A EPS é uma empresa de engenharia, projetos e serviços que atende a clientes do setor público e privado em todo o Brasil.

Nossa expertise está na utilização de sistemas de gestão que auxiliam na tomada de decisão e na otimização dos processos da sua empresa, possibilitando uma gestão customizada de acordo com as necessidades de cada projeto.

Para isso, oferecemos soluções em:

  • Gestão de facilities e multisserviços;
  • Manutenção predial e industrial;
  • Apoio técnico e administrativo;
  • Proteção e combate a incêndio;
  • Limpeza hospitalar.

Se você é um profissional de gestão de facilities e quer saber como melhorar os resultados do seu negócio, entre em contato conosco e conheça nossas soluções personalizadas.