06 de Outubro 2021 | Gestão de facilities

Gestão de facilities: a importância da terceirização para a sua empresa

Cuidar da infraestrutura predial e das atividades de apoio, como segurança, limpeza, recepção e copa, são algumas das funções da gestão de facilities. Ao terceirizar esse serviço, a empresa tem um aumento na eficiência e redução de falhas nessas atividades, que são fundamentais para que as atividades-fim possam ser realizadas da melhor maneira possível.

A rotina da gestão de facilities começa pelo planejamento, que consiste na identificação das demandas e atividades que devem ser executadas. Nessa etapa, também são definidos o tempo de cada serviço, a periodicidade e os recursos necessários para seu cumprimento, como materiais de limpeza e insumos.

Depois, o gestor estabelece uma escala de trabalho de acordo com a necessidade de supervisores e de executores, alocando as equipes e equipamentos específicos para cada atividade em suas áreas específicas. 

Com a tecnologia e um sistema integrado, é possível reunir informações relevantes sobre os processos de cada setor e automatizar as atividades burocráticas que ocupam muito tempo dos profissionais. 

Além disso, o acesso a relatórios de performance aumenta a eficiência da gestão estratégica da área, possibilitando ainda o melhor aproveitamento de recursos, otimização do tempo dos processos e, consequentemente, melhora na qualidade dos serviços. 

Assim, uma empresa terceirizada tem maior conhecimento sobre os processos e atividades da área, otimizando a utilização das ferramentas que aumentam a agilidade dos serviços, redução de eventuais falhas humanas e equívocos no planejamento, que muitas vezes ocorrem devido à inexperiência. 

Com gestores, supervisores e demais profissionais especializados, os colaboradores da empresa podem concentrar seus esforços em sua atividade-fim com a garantia de que as demais atividades estão sendo realizadas com eficiência e agilidade.

O impacto da gestão de facilities na rotina da empresa

Além de facilitar o trabalho dos colaboradores, a gestão de facilities é fundamental para uma imagem positiva da organização perante os clientes, parceiros e investidores.

Em uma empresa de grande porte, é ainda mais complexo coordenar todos os processos, tecnologias e pessoas para manter a infraestrutura em pleno funcionamento. 

Cada departamento tem suas próprias necessidades, assim como empresas de diferentes segmentos, que devem ser levados em consideração ao administrar os recursos da organização. 

Quando esse trabalho não está sendo realizado adequadamente, pode haver desperdício, falta de materiais, retrabalho e profissionais sobrecarregados que têm mais chances de errar e causar problemas maiores para a organização. 

Dessa forma, a terceirização e o gerenciamento adequado de facilities são essenciais para uma rotina corporativa mais equilibrada e produtiva.

As principais vantagens desse serviço são:

  • Redução de custos com a contratação de funcionários;
  • Redução de custos com manutenção dos espaços e equipamentos;
  • Melhora na qualidade dos serviços, que são realizados por profissionais especializados;
  • Otimização dos processos internos;
  • Utilização da tecnologia para aprimorar a gestão de tarefas.

A EPS é uma empresa de engenharia, projetos e serviços que atende a clientes do setor público e privado em todo o Brasil.

Nossa expertise está na utilização de sistemas de gestão que auxiliam na tomada de decisão e na otimização dos processos da sua empresa, possibilitando uma gestão customizada de acordo com as necessidades de cada projeto.

Para isso, oferecemos soluções em:

  • Gestão de facilities e multisserviços;
  • Manutenção predial e industrial;
  • Apoio técnico e administrativo;
  • Proteção e combate a incêndio;
  • Limpeza hospitalar.

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