22 de Outubro 2021 | Gestão de facilities

Entenda como realizar a gestão de facilities com qualidade

A gestão de facilities é a área que garante a funcionalidade da infraestrutura de uma empresa por meio da integração de processos, pessoas e tecnologias. Quando executada da maneira adequada e por profissionais capacitados, é possível reduzir custos, aumentar a qualidade dos serviços e otimizar os processos internos da organização.

Na prática, a gestão de facilities abrange atividades-meio, como serviços de limpeza, segurança, portaria, apoio administrativo, manutenção predial, proteção e combate a incêndio, entre outros. Com isso, a empresa mantém seu funcionamento e aumenta a satisfação dos colaboradores, clientes e parceiros.

Por ser uma área estratégica e diretamente relacionada aos resultados do negócio, é fundamental que o gerenciamento da infraestrutura da empresa seja realizado com qualidade. 

Dessa forma, a organização diminui a ocorrência de falhas operacionais, desperdício de recursos e retrabalho.

Os fatores mais importantes para a qualidade da gestão de facilities são:

Coordenação dos serviços

O gerenciamento da infraestrutura da empresa é fundamental para o sucesso dos negócios e deve ser acompanhada de perto pela gestão. 

Em geral, a manutenção dos espaços é feita de acordo com um planejamento prévio seguindo as necessidades de cada espaço e de cada organização. 

Áreas que são usadas com maior frequência e recebem um grande fluxo de clientes são limpas com mais regularidade do que salas com funcionários administrativos, por exemplo. 

Depois, também é necessário ter uma metodologia de organização das equipes, levando em consideração faltas, férias e emergências que aumentam o fluxo de trabalho.

Para isso, é fundamental ter um gestor qualificado e colaboradores capacitados para cumprir as ordens de serviço da melhor maneira possível.

Uso de tecnologia integrada

Para facilitar a coordenação e o acompanhamento dos serviços, a tecnologia é a principal aliada dos gestores das empresas. 

Com um software especializado, é possível padronizar e organizar os processos internos de uma forma personalizada e voltada às necessidades de cada projeto. 

Além disso, um sistema integrado disponibiliza informações, indicadores e facilita a capacitação de colaboradores para atender às normas da empresa. 

Entre os benefícios da tecnologia, estão a redução dos impactos gerados pela destinação dos resíduos, prevenção da poluição, garantia da integridade dos colaboradores, otimização dos gastos com produtos, materiais e equipamentos, etc.

Terceirização de serviços

A gestão de facilities é uma área estratégica da organização e, se executada com qualidade, tem um impacto direto sobre o clima organizacional e a experiência dos clientes com a marca.

Por isso, a terceirização é a melhor opção para aumentar a agilidade e eficiência em todas as etapas da operação, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Ao terceirizar as atividades-meio, os recursos humanos e financeiros internos podem ser direcionados somente para o core business da empresa, com a garantia de que as outras tarefas continuarão sendo realizadas da melhor forma possível.

Contratando uma empresa especializada, é possível aumentar a fluidez dos processos internos, melhorando as entregas e o gerenciamento de tempo dos profissionais.

A EPS é uma empresa de engenharia, projetos e serviços que atende clientes do setor público e privado em todo o Brasil.

Por meio de um Sistema de Gestão Integrada (SGI), desenvolvemos uma gestão customizada de acordo com as necessidades de cada projeto, auxiliando na tomada de decisão e na otimização dos processos da sua empresa.

Para isso, oferecemos soluções em:

  • Gestão de facilities e multisserviços;
  • Manutenção predial e industrial;
  • Apoio técnico e administrativo;
  • Proteção e combate a incêndio;
  • Limpeza hospitalar.

Entre em contato conosco e saiba como aumentar a qualidade dos serviços de gestão de facilities na sua organização.