12 de Julho 2021 | Terceirização

Terceirização de serviços e o impacto na redução de custos operacionais

Em um mercado cada vez mais competitivo, ter uma gestão inteligente é a melhor estratégia para assegurar o crescimento dos negócios. Uma das formas de colocar esse conceito em prática é reduzir os custos operacionais e, nesse sentido, a terceirização de serviços é a alternativa mais escolhida pelos gestores.

A terceirização é uma forma de parceria, em que uma empresa delega determinadas atividades para que outra empresa realize. Em geral, essas atividades não estão diretamente relacionadas ao objeto principal da empresa, ou seja, seu core business.

Alguns setores que podem ser terceirizados são limpeza, facilities, manutenção, segurança, apoio técnico e administrativo, entre outras áreas fundamentais para que os setores estratégicos possam realizar suas atividades de maneira adequada.

Dessa forma, é possível reestruturar as rotinas de trabalho com a segurança de que as atividades complementares estão sob responsabilidade de empresas e profissionais altamente especializados e experientes.

A terceirização de serviços, portanto, traz resultados positivos para a organização, aumentando a qualidade, agilidade e eficiência em todas as etapas da operação, criando novas possibilidades de expansão, atuação em outros mercados e adequação às variações de demanda.

Outra vantagem de implementar esses serviços é a redução de custos operacionais, já que a empresa contratante tem menos gastos com passivos trabalhistas, desperdício de equipamentos e produtos, por exemplo.

Além disso, uma empresa especializada tem um conhecimento mais aprofundado sobre os processos e pode encontrar novas formas de aumentar a produtividade e, consequentemente, os ganhos.

Confira os principais pontos que levam à redução de custos operacionais:

Gestão com foco no core business da empresa

Ao terceirizar as atividades complementares, os recursos humanos e financeiros internos podem se concentrar somente no core business da empresa.

Assim, preocupações secundárias e a responsabilidade pela execução de determinadas atividades são transferidas aos profissionais especializados.

A equipe pode, então, direcionar seus esforços, tempo e dedicação aos objetivos organizacionais.

Da mesma forma, os gestores podem se concentrar nas atividades mais amplas e estratégicas, com a garantia de que as outras tarefas continuarão sendo realizadas com qualidade.

Otimização do tempo dos gestores e colaboradores

Ao contratar uma empresa especializada, a prestadora assume as atividades previstas e reduz os níveis de sobrecarga de trabalho em diversas áreas, facilitando a divisão de demandas.

Assim, com maior fluidez nos processos internos, maior qualidade nas entregas e maior especialização dos colaboradores, há uma melhora no gerenciamento de tempo.

Essa mudança também permite que as equipes dediquem-se às tarefas mais estratégicas que irão auxiliar na gestão do negócio e na tomada de decisões.

Para isso, é importante pesquisar sobre as empresas de terceirização de serviços e escolher a que tem capacidade para oferecer os serviços esperados com qualidade e eficiência.

Redução de custos internos

Os encargos e direitos trabalhistas são um dos principais custos de uma empresa.

Ao terceirizar alguns serviços de maneira estratégica, a empresa contratante consegue cortar esses gastos com folha de pagamento e colaborar com a saúde financeira da organização.

Isso é possível porque os custos com o contrato costumam ser menores se comparados com as despesas de contratação e treinamento para a execução dessas atividades, por exemplo.

Outra vantagem desse serviço é a previsibilidade dos custos, já que o contrato tem um valor fixo que inclui os gastos com rescisões, férias, faltas, eventuais ações trabalhistas e mesmo a substituição de colaboradores, quando necessário.

Dessa forma, a terceirização de serviços contribui para o equilíbrio financeiro da empresa contratante, possibilitando seu crescimento e expansão.

Aumento da eficiência e qualidade dos serviços

Um dos benefícios da terceirização é poder contar com profissionais especializados e experientes em sua função, podendo realizar suas tarefas com mais qualidade e eficiência. 

As empresas prestadoras também têm mais experiência e estão mais conectadas ao mercado, reduzindo as chances de contratar um mau profissional ou sem especialização. 

Além disso, a organização também reduz as despesas com treinamentos e capacitação dos colaboradores, já que esta tarefa passa a ser da empresa prestadora.

Existem diversas vantagens de contar com uma empresa terceirizada, como redução de custos, flexibilidade no serviço e garantia de profissionais treinados e capacitados para a função. 

A EPS é uma empresa que oferece serviços integrados de Gestão de Facilities, Manutenção Predial e Industrial, Apoio Técnico e Administrativo e Proteção e Combate a Incêndio para que a sua organização mantenha o foco no core business.

Entre em contato conosco e saiba como a terceirização contribui para a redução dos custos operacionais da sua empresa.