24 de Agosto 2022 | Gestão de facilities

Entenda a importância da limpeza industrial

A limpeza industrial é fundamental para a garantia de um ambiente mais seguro para todos, sejam os colaboradores, clientes ou qualquer pessoa que transite no local. Além de lidar com a sujeira comum que fica nas superfícies, o processo também é essencial para a desinfecção - ou seja, a retirada de micro-organismos invisíveis. 

Entretanto, diferente do que muitas pessoas pensam, a limpeza industrial não se limita apenas a empresas de grande porte. Negócios de diversos tamanhos e segmentos devem incluir a higienização em sua rotina de manutenção, especialmente quando o processo está previsto em lei de acordo com o nicho do negócio.

Mas, sua importância vai além da simples necessidade de ter um ambiente mais limpo para se trabalhar. Para conhecer outros benefícios da limpeza industrial e as principais etapas do processo, continue a leitura!

Por que a limpeza industrial é tão importante?

Ter funcionários dedicados, instalações adequadas e equipamentos que funcionem de forma otimizada é fundamental para que uma empresa se mantenha competitiva no mercado.

Mas, para que esses três pilares cumpram seu papel, um dos principais cuidados dos gestores deve ser quanto à higiene ocupacional do negócio. Com isso, a limpeza ocupa um lugar de destaque na manutenção industrial

Isso porque a limpeza industrial é fundamental para evitar:

  • Acidentes de derramamento de líquidos;
  • Contaminação por produtos químicos;
  • Proliferação de microrganismos e bactérias;
  • Doenças causadas por fungos e vírus.

Ou seja, podemos afirmar que a limpeza industrial é fundamental para proporcionar um ambiente de trabalho mais seguro para todos os colaboradores, prezando pelo seu bem-estar e qualidade de vida. Benefícios que se estendem às demais pessoas que precisam transitar pelo local, como clientes, fornecedores, etc. 

Além disso, a limpeza industrial também tem efeitos positivos nos equipamentos. Realizar a higienização correta do maquinário é fundamental para que não haja comprometimento do seu funcionamento por conta de acúmulo de sujeira, desgaste prematuro ou corrosão. Com isso, a operação da empresa é otimizada e a produtividade aumenta. 

Como é feita a limpeza industrial?

Para que a empresa usufrua ao máximo dos benefícios da limpeza industrial, a técnica deve seguir alguns processos de acordo com as necessidades de cada tipo de negócio. O primeiro passo é levar em consideração que a higienização de uma empresa inclui materiais e produtos específicos. 

É fundamental garantir que os agentes químicos utilizados sejam adequados para as operações realizadas no ambiente e com os equipamentos de proteção individual (EPI) exigidos para o tipo de limpeza. Todos os produtos devem ser manuseados com o máximo cuidado e, se for o caso, diluídos de maneira correta.

Além disso, a equipe responsável pela higienização deve ser treinada de acordo com o tipo de negócio, conforme já abordado, para evitar danos ao funcionamento da empresa. 

Um exemplo é a limpeza industrial em uma empresa do ramo alimentício, que necessita de cuidados especiais para evitar a contaminação desses alimentos. Já em uma indústria que exige o funcionamento constante do maquinária, a higienização deve ser feita mesmo que os equipamentos não parem - o que também exige uma expertise diferenciada da equipe. 

Com isso em mente, fica mais simples considerar quais produtos, utensílios e equipamentos serão necessários para cada ambiente, assim como planejar o descarte correto de todos os resíduos. 

O que é higienizado na limpeza industrial? 

A limpeza industrial começa com a retirada da sujeira superficial em uma faxina “normal”, só que feita de forma mais intensa. O próximo passo é a descontaminação dos elementos invisíveis em equipamentos (que devem ser higienizados de acordo com o material de fabricação e respeitando o seu funcionamento) e outras superfícies, que vamos abordar em detalhes a seguir:

1- Pisos

Esta é uma das áreas que demanda atenção com mais frequência. Os pisos precisam ser higienizados de forma regular, especialmente quando se trata de cozinhas industriais e locais de circulação pública. 

Os materiais usados são baldes e esfregões, sendo imprescindível lembrar da sinalização: placas avisando que o chão está molhado é essencial para evitar acidentes.

2- Paredes

Aqui, tudo vai depender do material de revestimento utilizado na parede. Caso seja a cerâmica, deve-se aplicar uma solução especial com panos, que podem ser esfregados na superfície.

Se o revestimento da parede for tinta lavável, a limpeza inclui a retirada do pó com um pano úmido e, na sequência, a aplicação de produto de limpeza especialmente designado para esta necessidade. 

3- Tubulações, tanques, silos e outros

Chegando nesses formatos de equipamentos, os panos já não têm função. Para limpar espaços com tubulações, silos e tanques, a higienização exige aparelhagem específica, como bombas de sucção, exaustores e compressores.

A atenção deverá ser redobrada em casos onde haja produtos químicos e resíduos industriais, desde cimento até o óleo.

4- Balcões e janelas

Nem mesmo os balcões, e até janelas, podem ser esquecidos no processo de limpeza industrial. Ainda mais quando se trata de elementos com inclinações e curvaturas, onde a sujeira pode se esconder. 

Para alcançar todos os cantos, os materiais recomendados são escovas de variados tamanhos e soluções de limpeza idealizadas especialmente para aquele tipo de superfície.

5- Tetos

Outra parte importante dos espaços que precisa ser limpa é o teto. Apesar de ser o último item citado em nossa lista, o recomendado é que a limpeza industrial tenha início justamente no teto para que se siga a ordem “de cima para baixo e do fundo para a porta". 

Assim, o local permanece limpo por mais tempo e a higienização de uma parte específica não prejudica uma área já desinfectada. Para limpar o texto, os materiais necessários são escadas, rodos, panos, luvas, óculos de proteção e máscaras faciais - a fim de remover qualquer tipo de sujeira, poeiras, teias de aranha, etc.

Busca uma empresa especializada em limpeza industrial?

O serviço de limpeza industrial requer seriedade e responsabilidade. Afinal, é uma técnica que assegura a saúde e bem-estar dos seus funcionários e da sua empresa. 

A EPS tem um leque amplo de soluções voltadas exatamente a esta área, incluindo aspiração de resíduos, limpeza química, sucção com alto vácuo e hidrojateamento de baixa e média pressão. Ou seja, o repertório ideal para todos os segmentos da indústria em combinação, ainda, com uma equipe de profissionais especializados.

Clique aqui para entrar em contato e conversar com a nossa equipe!