19 de Julho 2021 | Gestão de facilities

Desinfecção de ambientes: qual sua importância e a frequência adequada

A pandemia de Covid-19 teve um impacto direto sobre nossos hábitos de limpeza e higienização de objetos e ambientes. Após algum tempo, temos mais informações sobre as principais formas de contágio e como evitá-las, por isso a desinfecção de ambientes residenciais e corporativos se tornou tão importante.

Em espaços empresariais e comerciais, o alto fluxo de pessoas coloca em risco a saúde e o bem-estar dos colaboradores, clientes e visitantes. Por isso, cada vez mais organizações estão implementando medidas de higienização e desinfecção de ambientes.

Isso é importante porque as partículas virais liberadas na saliva, na tosse e no espirro podem pairar no ar por até duas horas e meia.

Dependendo do local, o vírus pode permanecer ativo por algumas horas e causar contaminação em caso de contato com olhos, nariz e boca.

Superfícies como maçanetas, mesas, torneiras, interruptores, equipamentos e dispositivos compartilhados, por exemplo, devem ser limpos e higienizados com uma alta frequência para não colocar em risco a saúde das pessoas que passam diariamente pelo local. 

Assim, a melhor maneira de se prevenir e manter a segurança é contar com uma empresa especializada na realização de serviços de limpeza, sanitização e desinfecção de ambientes. As principais diferenças entre esses serviços são:

  • Limpeza: é a remoção de germes, impurezas e sujeiras das superfícies. Essa ação apenas remove os microrganismos do local, reduzindo as chances de transmitir doenças, mas não é capaz de matá-los.
  • Sanitização: é um processo de limpeza e desinfecção de superfícies, tendo como objetivo reduzir a quantidade de vírus, germes e bactérias a um nível seguro.

O que é a desinfecção de ambientes?

A desinfecção é um procedimento realizado para diminuir a quantidade de microrganismos nos ambientes, assim como a sanitização.

Para esses serviços, são utilizados equipamentos específicos, como nebulizadores e termonebulizadores de alta eficiência, e produtos certificados pela Anvisa para proteger o ambiente.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) caracteriza a desinfecção de ambientes em dois níveis:

  • Desinfecção de alto nível: processo físico ou químico que destrói a maioria dos microrganismos de artigos semicríticos, inclusive micobactérias e fungos, exceto um número elevado de esporos bacterianos.
  • Desinfecção de nível intermediário: processo físico ou químico que destrói microrganismos patogênicos na forma vegetativa, micobactérias, a maioria dos vírus e dos fungos, de objetos inanimados e superfícies.

Já a desinfecção de ambientes de baixo nível é indicada para superfícies e itens não-críticos, pois não há ação sobre esporos, fungos e certos tipos de vírus.

A desinfecção pode ser feita em ambientes residenciais, comerciais, corporativos, carros e veículos de transporte para eliminar os vírus e bactérias das superfícies.

Em espaços com alto fluxo de pessoas, como condomínios, hospitais, edifícios residenciais e corporativos, esse e outros serviços como limpeza, higienização e sanitização, por exemplo, ajudam a combater o coronavírus e outros vírus e bactérias, deixando os espaços mais seguros para receber colaboradores e clientes.

Qual a importância da desinfecção de ambientes?

Além de limpar os ambientes, ou seja, remover as sujidades, o processo de desinfecção tem o objetivo de controlar o vírus nas superfícies e materiais, tornando o espaço livre de microrganismos.

A importância desse serviço, portanto, está relacionada diretamente à qualidade de vida, saúde e bem-estar das pessoas que frequentam o local, mantendo-as seguras.

Para isso, o processo deve ser realizado periodicamente, com uma frequência determinada previamente de acordo com a quantidade de pessoas e o nível de contaminação do local.

Em hospitais, clínicas e ambientes com alto fluxo de pessoas contaminadas, a desinfecção deve ser realizada várias vezes por dia, com produtos químicos específicos e equipamentos de proteção individual (EPI).

Em ambientes arejados e com menor fluxo de pessoas, os objetos e utensílios devem ser limpos com água e sabão ou álcool 70%, seja líquido ou em gel.

Outra opção são produtos químicos como hipoclorito de sódio, quaternários de amônio e compostos fenólicos.

Em geral, em locais como instituições de ensino, comércios, condomínios residenciais e corporativos, as superfícies devem ser desinfetadas diariamente, já que a quantidade de pessoas entrando e saindo do local podem colocar todos em risco.

Como desinfetar ambientes?

Com a pandemia de Covid-19, os protocolos de higienização e limpeza dos ambientes foram reforçados em todo o mundo.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma das principais formas de prevenção ao coronavírus é aumentar a frequência de desinfecção de ambientes e superfícies, seja com água e sabão, álcool ou outros produtos químicos.

Algumas medidas importantes são:

  • Utilizar corretamente os equipamentos de proteção individual (EPI), como máscaras, luvas e outros;
  • Não varrer as superfícies a seco, o que contribui para a dispersão dos microrganismos, mas usar a varredura úmida (com rodos e panos de limpeza);
  • Estabelecer protocolos específicos para cada local sobre a frequência de desinfecção;
  • Ter atenção especial a superfícies como maçanetas, interruptores e torneiras, por exemplo;
  • Ter cuidados especiais com objetos utilizados por pacientes contaminados.

Além de estabelecer protocolos rígidos, contratar os serviços de profissionais especializados também contribui para a saúde e a segurança das pessoas que frequentam o local.

Os principais benefícios de contratar uma empresa terceirizada de limpeza, gestão e manutenção do espaço são:

  • Aumento da qualidade dos serviços de limpeza;
  • Garantia de profissionais treinados e capacitados para o trabalho;
  • Não precisa se preocupar com faltas ou indisponibilidade de pessoal, já que a empresa terceirizada é responsável pela reposição;
  • Otimização de tempo e custos com contratação de profissionais;
  • Redução de custos com fornecimento de produtos e equipamentos;
  • Flexibilidade do serviço, ou seja, dependendo do contrato, é possível contar com uma equipe maior ou menor de acordo com a necessidade da empresa contratante;
  • A empresa pode se concentrar no core business com a garantia de que a manutenção do espaço está sendo feita da maneira adequada.

A EPS é uma empresa que oferece serviços integrados de Gestão de Facilities, Manutenção Predial e Industrial, Apoio Técnico e Administrativo e Proteção e Combate a Incêndio para que a sua organização mantenha o foco em sua atividade-fim.

Nossas soluções em limpeza, higienização e desinfecção de ambientes utilizam produtos específicos para o combate de vírus e bactérias, garantindo a proteção por mais tempo.

Entre em contato conosco e faça um orçamento para aumentar a eficiência dos serviços e a proteção dos seus colaboradores e clientes.