06 de Julho 2021 | Terceirização

A importância da terceirização do serviço de limpeza em tempos de pandemia

Otimizar os recursos e agilizar os processos são algumas das principais vantagens da terceirização do serviço de limpeza. Com a pandemia de Covid-19 e a mudança na rotina e nos hábitos em todo o mundo, houve um aumento na busca por esse serviço e as empresas especializadas se adaptaram ao novo cenário.

Em ambientes internos e frequentados por uma grande quantidade de pessoas, é preciso adotar diferentes protocolos de limpeza e desinfecção constantes, com o objetivo de prevenir a disseminação do vírus.

As empresas de limpeza terceirizada se adaptaram rapidamente às novas necessidades e realizaram mudanças de procedimentos e treinamentos dos profissionais para aplicar medidas de segurança atualizadas.

Assim, escolas, hospitais, indústrias, comércios, condomínios, hotéis, shoppings e outros estabelecimentos podem retomar suas atividades com segurança sem colocar em risco a saúde de colaboradores e visitantes.

Com a terceirização desse serviço, a organização contratante tem a garantia de contar com protocolos atualizados e profissionais especializados em limpeza, sem se preocupar com a operacionalização do serviço.

A limpeza dos ambientes no combate ao vírus

A higienização de ambientes é uma das principais formas de combater a disseminação do coronavírus, pois o contágio acontece por meio do contato com secreções de uma pessoa contaminada. 

As gotículas expelidas através da tosse ou espirro podem permanecer no ar por cerca de 40 minutos e aumentar a disseminação da doença.

Uma pessoa que entrar em contato com essas secreções ou tocar em uma superfície contaminada e levar as mãos ao nariz ou boca, por exemplo, pode ser contaminada e desenvolver a doença.

Ainda que o risco de transmissão por superfícies seja baixo, a higienização constante dos ambientes contribui para evitar a contaminação dos colaboradores e clientes que frequentam a empresa.

Nesse sentido, a limpeza frequente com sabão ou detergente e desinfecção de superfícies com produtos específicos, como álcool gel, tem grande eficácia na redução do potencial de transmissão, junto a medidas individuais como lavar as mãos e usar máscaras.

Desde o início da pandemia, em março de 2020, as empresas terceirizadas de limpeza atualizaram-se rapidamente e adotaram novos protocolos de higienização dos ambientes.

Em espaços vazios, é possível realizar a descontaminação por meio de um processo de nebulização com produto químico, geralmente utilizado em ambientes hospitalares e com alto índice de contágio.

Esse serviço pode ser realizado após o encerramento do expediente no estabelecimento e somente por profissionais treinados e com os equipamentos de proteção individuais (EPI’s) necessários.

Além disso, ao longo do dia, as organizações devem manter um protocolo de descontaminação de superfícies de contato, em que auxiliares de limpeza são responsáveis pela higiene diária dos locais.

Nesse processo, devem ser utilizados os equipamentos adequados e produtos químicos específicos em superfícies como:

  • Maçaneta;
  • Corrimão;
  • Interruptor;
  • Descarga;
  • Puxadores;
  • Máquinas de café;
  • Interfones;
  • Telefones;
  • Mesas;
  • Entre outros.

A importância de contratar um serviço de limpeza terceirizada

Devido à pandemia de Covid-19, muitas empresas e estabelecimentos estão com algumas atividades suspensas ou reduzidas, com uma diminuição no fluxo de pessoas nos locais. 

Por outro lado, serviços considerados essenciais, como hospitais, clínicas, supermercados, farmácias e indústrias, por exemplo, continuam funcionando com aumento da demanda de trabalho. 

Essa mudança exige novos hábitos, inclusive a profissionalização da limpeza. 

Ao contar com uma empresa especializada e profissionais qualificados, é possível criar uma rotina eficaz de higienização dos espaços para garantir a proteção de colaboradores e clientes contra doenças infectocontagiosas.

Além disso, as empresas também contribuem para a conscientização e disseminação de boas práticas de higiene, pois ajudam a reduzir a exposição dos colaboradores ao adotar processos de limpeza adequados.

Entre as medidas de proteção contra a Covid-19, estão o aumento da frequência da higiene de espaços e superfícies, disponibilização de álcool gel em pontos estratégicos e ventilação adequada de ambientes fechados.

Em tempos de pandemia, contar com uma empresa terceirizada é ainda mais importante para garantir que os profissionais são treinados da maneira adequada, utilizam produtos certificados pela Anvisa e têm um plano de trabalho adequado.

A EPS é uma empresa que oferece serviços integrados de Gestão de Facilities, Manutenção Predial e Industrial, Apoio Técnico e Administrativo e Proteção e Combate a Incêndio para que a sua organização mantenha o foco em sua atividade-fim.

Nossas soluções em limpeza e higienização de ambientes utilizam produtos específicos para o combate de vírus e bactérias, garantindo a proteção por mais tempo.

A EPS atende clientes do setor público e privado de todo o Brasil e utiliza sistemas de gestão para otimizar os processos de cada projeto, possibilitando uma gestão customizada de acordo com as necessidades de cada empresa.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre terceirização de serviço de limpeza e gestão de facilities.