24 de Marco 2022 | Manutenção

Indicadores de manutenção: conheça os 7 principais

Os indicadores de manutenção são as principais formas de medir os resultados e garantir eficiência. Basicamente, é possível mensurar qualquer atividade que gere números, mas o segredo é saber o que é realmente relevante para o funcionamento do setor.

Somente dessa forma é possível acompanhar a rotina de trabalho, equipamentos e processos, pois cada um dos indicadores para manutenção serve para entregar uma informação estratégica.

Hoje, te mostraremos quais são os principais indicadores que todo gestor precisa seguir, além de mostrar como calculá-los da forma correta. Vamos lá!

Qual a importância dos indicadores de manutenção?

É por meio da análise dos indicadores de manutenção que o gestor acompanha o planejamento do setor, alinhando objetivos e resultados. 

Com base nesses números, é possível alinhar ideias e pensar em soluções para melhorar a performance das operações. Ou seja, os indicadores de manutenção garantem resultados mais positivos, com foco em eficiência e evitando erros básicos, como falhas técnicas.

Agora, saiba quais são os indicadores que vale a pena conhecer e praticar:

7 principais indicadores de manutenção

1. MTBF

O MTBF vem da sigla “Mean Time Between Failures”, ou tempo médio entre falhas. É o indicador para medir o tempo de funcionamento das máquinas entre a manutenção e as falhas. Sendo uma ótima forma de mensurar a confiabilidade do equipamento.

MTBF = tempo de funcionamento sem falhas - tempo em que a máquina ficou parada até ser reparada / quantidade de vezes que o equipamento ficou parado 

Quer um exemplo? Supondo que uma máquina funciona por 12 horas em um dia. Neste período, ela ficou em reparo por três horas em duas paradas.

Então, a MTBF = (12-3) / 2 = 4,5 horas. 

2. MTTR

O MTTR significa “Mean Time To Repair'', tempo médio para reparos, em português. Ele mede a habilidade da equipe em fazer a manutenção da máquina e fazer com que fique ativa novamente. 

Nesse caso, o foco é a produtividade do time e não a performance do equipamento. Para fazer o cálculo, é necessário dividir o tempo total de manutenção pelo número de reparos. 

Vamos te mostrar um exemplo: Se uma máquina quebrou três vezes e em cada vez necessitou de 10 minutos de reparo, o MTTR = 10, pois:

MTTR = 10 + 10 + 10 / 3 = 10

3. Availability (A) ou Disponibilidade

De acordo com a norma NBR, a Disponibilidade é o indicador de manutenção que mostra o tempo que um item está em condições de executar uma certa função em um dado instante, de acordo com o programado.

Quanto maior for esse valor, melhor para o setor da manutenção. O cálculo é feito com base nos indicadores anteriores, MTBF E MTTR, aplicados na fórmula de A.

A = MTBF / (MTBF + MTTR) x 100 %

4. Backlog

O backlog nada mais é que o tempo de mão de obra necessário para realizar todos os serviços, de forma a compreender se o volume de trabalho é excessivo, por exemplo.

Ele mostra a relação entre a demanda e capacidade de atendê-la. Por ser um indicador para manutenção de tempo, deve ser calculado em minutos, horas, dias, semanas, meses, etc. Quanto mais estável for, melhor.

5. CPMV

O Custo de Manutenção sobre Valor de Reposição (CPMV) é um indicador financeiro, usado para avaliar o custo da manutenção de cada equipamento. Ou seja, dá para saber se vale a pena manter a máquina ou comprar uma nova. 

CPMV = (Custo Total de Manutenção / Valor de Compra de um Novo Ativo) x 100

O resultado deve estar em, no máximo, 6%. Se o resultado passar esse limite dentro de um ano, é necessário fazer a troca do equipamento.

6. CMUP

Significa Custo de Manutenção sobre Unidade Produzida e tem objetivo de identificar o somatório de todas as despesas e gastos com a manutenção. Vale destacar:

  • Custo de manutenção direito: ativos que precisam ser destacados em cada Ordem de Serviço. Geralmente, é composto por materiais e pessoal utilizados no reparo;
  • Custo de manutenção indireto: custos que existem ao longo da realização do reparo, como energia elétrica, salários dos técnicos, transporte e impostos.

Em média, o custo de manutenção é de 4% em relação ao faturamento do negócio. Assim, a fórmula é: 

CMPU = Custo de Manutenção / Total de Unidades Produzidas 

7. CMF

Para a gestão de manutenção, nosso último exemplo de indicador é o Custo de Manutenção sobre Faturamento, que pode impactar diretamente a precificação do produto.

Se a empresa gasta muito com manutenção, pode perder competitividade comparado com os concorrentes. Por isso, esse indicador é essencial para o setor da manutenção saber se está fazendo uma boa gestão financeira dos recursos.

No CMF, vale calcular despesas com:

  • Pessoal;
  • Materiais;
  • Contratação de serviços externos;
  • Mão de obra interna;
  • Depreciação;
  • Perda do faturamento.

Sua fórmula é: CMF = (Custo Total de Manutenção / Faturamento Bruto) x 100

Atenção! Depois do cálculo, ainda é necessário comparar o resultado encontrado com o mercado. Somente dessa forma você saberá se a taxa encontrada é um indicador positivo.

Mas como analisar os indicadores da forma certa?

É necessário olhar para a operação de forma integrada. Junto com a equipe, o gestor de manutenção precisa definir objetivos claros e comparar com os indicadores. 

Criar gráficos ou tabelas é uma maneira clássica de acompanhar os indicadores e fazer comparativos a curto, médio e longo prazo. Essa é uma forma visual para compreender os indicadores.

Na hora de identificar oportunidades ou dificuldades da gestão, basta olhar para eles e montar relatórios fáceis de serem compreendidos por todos.

Conheça a EPS

Guiada por confiança, produtividade e excelência, a EPS é uma empresa de engenharia, projetos e serviços que utiliza sistemas de gestão para auxiliar na tomada de decisão e otimização de processos das empresas. 

Por meio das melhores práticas, como os indicadores de manutenção, oferecemos serviços customizados de acordo com as necessidades de cada projeto. Solicite contato e saiba mais!