10 de Agosto 2022 | Gestão de facilities

Qual é a diferença entre limpeza predial e limpeza industrial?

Com o intuito de proporcionar um ambiente de trabalho seguro dentro de uma empresa, a limpeza industrial é essencial para além da saúde dos colaboradores. Mais do que garantir que o espaço esteja limpo e conservado, esse tipo de manutenção industrial assegura a conservação dos equipamentos.

Entretanto, na hora de contratar esse serviço, muitas pessoas o confundem com a limpeza predial. Para sanar as dúvidas sobre essa diferença, vamos explicar as funções de cada uma, apontar as vantagens da limpeza industrial e o que levar em consideração ao contratar o serviço.

Limpeza industrial e limpeza predial: entenda as principais diferenças

A limpeza predial está relacionada à higienização e remoção superficial de sujeira, principalmente, daquela poeira diária dos escritórios e manter um ambiente agradável para seus colaboradores e clientes. Já a limpeza industrial é focada no ambiente operacional, com atenção especial ao maquinário pesado, além das estruturas de acesso restrito.

Os dois tipos de limpeza devem ser levados em consideração ao pensar na manutenção industrial de uma corporação, especialmente em um cenário como o atual - quando o mundo enfrenta um pós-pandemia e surtos de outros vírus. O reforço da limpeza em todos os aspectos higiênicos são primordiais para a saúde das pessoas.

Quando a limpeza industrial é necessária?

A limpeza industrial é um processo necessário e essencial às empresas onde é realizada a higienização e desinfecção de todos os equipamentos. 

Além de possíveis resíduos de materiais utilizados no dia a dia, esse tipo de manutenção também elimina acúmulo de sujeira e, o mais importante, bactérias e microrganismos nocivos à saúde, que podem trazer doenças ou infecções.

Optar por esse serviço dentro da sua empresa é fundamental para viabilizar um ambiente de trabalho adequado aos colaboradores e operários, bem como prevenir futuros danos aos equipamentos e atividades.

Como a limpeza industrial funciona?

Realizada por meio de mão de obra especializada e com maquinário específico, a limpeza industrial pode ser feita tanto em empresas grandes quanto menores, basta que o ambiente e equipamentos necessitem de higienização e desinfecção.

Mas, primeiramente, você deve entender as necessidades de sua empresa e verificar com uma equipe experiente nesse tipo de manutenção quais as demandas cruciais do ambiente. O primeiro contato com a equipe faz-se necessário para discorrer sobre as normas sanitárias aplicadas, como também a respeito da segurança de colaboradores e clientes.

Além da higienização de máquinas e equipamentos, a limpeza industrial pode incluir outras demandas, como cuidados com o chão, paredes, janelas, vidros e placas, limpeza de estofados, serviços de zeladoria, remoção de lixo e detritos de construção e o gerenciamento e conservação de instalações, para que a manutenção industrial seja efetiva.

A seguir, você confere os principais tipos de limpeza industrial. Continue a leitura!

Conheça os tipos de limpeza industrial

1) Limpeza com hidrojateamento

A técnica de limpeza industrial mais utilizada é o hidrojateamento, processo que utiliza água com baixa, média e alta pressão. Essencial para um ambiente industrial, esse método é potente na remoção de diversos resíduos, como óleo e outros líquidos pastosos, incrustações e sujeiras comuns encontradas no ambiente.

Profissionais devidamente bem equipados realizam esta limpeza com o auxílio de um maquinário específico que imprime um jato de água com certo controle da pressão capaz de lavar também pisos, fachadas, paredes, janelas, tanques, caixas de gordura, reservatórios de água e até mesmo desobstruir dutos e redes de esgotos.

Mas você deve estar se perguntando: para onde vão os resíduos coletados neste serviço? Normalmente, o hidrojateamento utiliza aspiradores industriais de alta potência com um tanque que coleta toda a sujeira e resíduos químicos. Como responsabilidade da empresa contratada, o descarte deve ser feito de maneira adequada para que não prejudique o meio ambiente.

2) Tratamento e impermeabilização de pisos

Além da limpeza, uma boa manutenção industrial consiste também no tratamento e impermeabilização de pisos. A tarefa é feita com a aplicação de selantes e impermeabilizantes. Outros produtos para dar brilho ao piso podem ser utilizados também.

A principal vantagem de se realizar a manutenção de pisos é dificultar a penetração de substâncias como óleos, solventes, graxas e tintas, como também ser um serviço que trará mais economia à empresa.

3) Limpeza em espaços confinados e altos

Aqui estamos falando de espaços de difícil acesso ou muito altos, a exemplo das fachadas, telhados, reservatórios, tanques subterrâneos e dutos. O método mais comum empregado nesses casos é o hidrojateamento.

Para realizar esses serviços, são usadas técnicas de alpinismo industrial com equipe experiente. Os equipamentos de segurança de rapel incluem cordas, ganchos, cinturões e capacete. Sendo assim, é indispensável a contratação de empresas especializadas para a realização do serviço.

4) Limpeza química

A limpeza química industrial é um procedimento que elimina prováveis contaminações causadas por substâncias prejudiciais.

Superfícies internas de tubulações de fornos, caldeiras, torres de refrigeração, radiadores, tanques, condensadores, contaminadas por biofilme, corrosão, rouge, óxidos necessitam da higienização e desinfecção para garantir o controle de qualidade da indústria.

5) Aspiração de resíduos

O processo de aspiração de resíduos na limpeza em instalações industriais é realizado por meio de aspiradores móveis ou centrais de vácuo.

Estes equipamentos são apropriados para a higienização pesada onde são feitas toda a coleta de materiais abrasivos, como por exemplo em processos resultantes dos serviços de soldagem.

Vantagens da limpeza industrial

A partir do momento que sua empresa adota a manutenção industrial de forma periódica e preventiva por profissionais qualificados, é possível notar excelentes benefícios. Confira abaixo:

  • Ambiente mais saudável e seguro: a limpeza industrial garante mais qualidade e segurança no ambiente de trabalho, e além disso, os serviços realizados são segurados com coberturas de emergência. Quando os espaços de trabalho estão limpos, há menos riscos de acidentes.
  • Redução de custos: quando os processos de manutenção são realizados periodicamente e de forma planejada é notável a minimização de custos imprevistos, já que você acaba por manter a qualidade do seu espaço e equipamentos por mais tempo.
  • Aumento da eficiência no ambiente de trabalho: aquelas interrupções inesperadas no fluxo produtivo são evitadas por falta de remoção de resíduos industriais e sujeiras acumulados.
  • Equipamentos livres de produtos nocivos à saúde: a limpeza industrial mantém todo o maquinário com a manutenção em dia, livre de produtos perigosos, bactérias e microrganismos. 

Todas essas vantagens tornam a limpeza industrial um processo muito útil para as instalações de uma empresa, aumentando assim sua organização.

EPS: empresa especializada em limpeza e manutenção industrial

Para te auxiliar nesta demanda, a EPS oferece soluções de limpeza e manutenção industrial de acordo com as necessidades da sua empresa. Os serviços são customizados e auxiliam na otimização e eficiência dos processos do negócio. Aspiração de resíduos, limpeza química, sucção com alto vácuo, hidrojateamento de baixa e média pressão são algumas de nossas soluções em manutenção predial e industrial.

Para saber mais sobre cada solução, entre em contato com nossos especialistas. Clique aqui e peça uma cotação!