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16 de Julho 2021 | Terceirização

Entenda como a terceirização da limpeza hospitalar ajuda a reduzir riscos

Mais do que manter o ambiente higienizado, a limpeza hospitalar é fundamental para reduzir o risco de infecções e proteger a saúde de pacientes, colaboradores e acompanhantes. Assim, a terceirização desse processo é uma forma de garantir que o serviço seja realizado por profissionais especializados, aumentando sua eficiência.

Hospitais, clínicas e laboratórios são ambientes com alto risco de contaminação, por isso a limpeza hospitalar deve seguir determinados procedimentos que estejam dentro das normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Isso acontece porque o descuido com a higienização é uma das principais causas da infecção hospitalar, o tipo de infecção decorrente da internação do paciente, que pode aparecer enquanto ainda está hospitalizado ou após a alta.

Muitas vezes, os patógenos eliminados pelos pacientes contaminam as superfícies e podem ser transferidos para os profissionais de saúde, acompanhantes ou para outras pessoas que estão no local.

Esses microorganismos, dependendo do nível de contaminação e da capacidade do sistema imunológico do paciente, podem levar a complicações do estado de saúde ou até mesmo à morte.

Por isso, a limpeza hospitalar é realizada de acordo com o tipo de ambiente, seguindo os critérios de prioridade baixa, média e alta. 

Centros cirúrgicos, emergência, UTI e enfermaria são considerados de prioridade alta para a equipe e têm uma rotina diferente da recepção e áreas administrativas, por exemplo.

A importância da limpeza hospitalar na redução de riscos

Em um hospital, clínica ou outro ambiente de saúde existem vários tipos de riscos, entre eles:

  • Risco de acidentes

Pacientes, colaboradores ou visitantes podem sofrer acidentes e se machucar com objetos cortantes, equipamentos sem proteção ou produtos armazenados incorretamente, por exemplo. 

Além disso, piso molhado ou sujo com algum tipo de líquido ou gordura também pode causar acidentes graves, principalmente em pacientes idosos ou que estejam se recuperando de outras lesões.

  • Riscos químicos

Produtos ou substâncias químicas são bastante comuns em ambientes hospitalares e precisam ser armazenados com cuidado para não causar acidentes. 

Dependendo do tipo de substância, pode entrar no organismo pela respiração (gases, poeiras ou vapores), por ingestão ou pelo contato com a pele, causando doenças e reações alérgicas. 

Por isso, a limpeza correta dos ambientes é fundamental para evitar danos à saúde de todas as pessoas que passam pelo local.

  • Riscos físicos

A exposição constante a calor, frio, ruídos, radiações e umidade são alguns exemplos de riscos físicos presentes em hospitais e clínicas. 

Assim, além da limpeza, também é importante contar com uma equipe de manutenção para manter os equipamentos funcionando e evitar a proliferação de microrganismos que podem causar infecções hospitalares.

  • Riscos biológicos

Agentes de riscos biológicos, como fungos, bactérias, vírus ou parasitas de doenças costumam circular pelas enfermarias, quartos de hospital e corredores, onde podem ser transmitidos a outros pacientes ou colaboradores.

Por isso, nesse cenário de alto risco, apenas uma limpeza comum não é o suficiente para acabar evitar contaminações e é fundamental contar com uma equipe especializada em realizar procedimentos como:

  • Desinfecção do ambiente;
  • Descontaminação do ambiente, roupas, móveis, equipamentos e utensílios;
  • Utilização de EPI’s (equipamentos de proteção individual) adequados para a limpeza;
  • Utilização de produtos de limpeza específicos para cada local;
  • Limpeza e preparação de salas, leitos, aparelhos e equipamentos para receber um novo paciente;
  • Limpeza terminal após a alta ou transferência de um paciente;
  • Limpeza e desinfecção diária em todos os ambientes de acordo com os protocolos de prioridade;
  • Descarte do lixo hospitalar seguindo as normas da instituição e as diretrizes da Anvisa para não contaminar o meio ambiente.

Por que terceirizar a limpeza hospitalar?

Como você viu, a limpeza e desinfecção dos ambientes é essencial para proteger pacientes, colaboradores e visitantes, por isso deve ser realizada por profissionais experientes e com treinamento específico.

Nesse sentido, a terceirização é a melhor opção para garantir a eficiência do serviço, já que uma empresa especializada mantém seus funcionários atualizados quanto aos procedimentos adotados, produtos de limpeza ideais para cada área, utilização de EPI’s e outras orientações. 

Contar com profissionais qualificados melhora o desempenho da organização como um todo, já que médicos e enfermeiros terão mais segurança para trabalhar sem risco de contaminação. 

Os pacientes também terão menos chances de adquirir infecções hospitalares e terão uma imagem melhor da instituição, como um local limpo e dedicado ao cuidado.

Outra vantagem da terceirização da limpeza hospitalar é a agilidade na liberação dos leitos, pois, quanto mais rápida e eficiente for a limpeza, mais cedo um novo paciente poderá ser alocado no lugar vago.

Dessa forma, os custos da contratação desse serviço costumam ser mais baratos, se comparado à contratação de funcionários diretamente pela instituição, o que envolve recrutamento e seleção de pessoas, treinamento, pagamento de férias, afastamentos, entre outras despesas.

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