09 de Julho 2021 | Terceirização

Vantagens de terceirizar o serviço administrativo no seu negócio

Para uma empresa se manter rentável e eficiente é preciso estar alinhada com novas formas de gestão e operação. É nessa busca que muitos negócios têm optado por bons parceiros para implementar a terceirização dos serviços administrativos em sua estrutura, otimizando seu tempo e custos com a organização interna, focando sua atividade principal. 

Os serviços administrativos referem-se a tarefas básicas, que operacionalizam o cotidiano da empresa. Ao terceirizá-lo é possível reduzir seus esforços e custos com seleção e contratação de profissionais, além de obrigações e riscos trabalhistas.

Por conta disso, muitas empresas têm optado por contratar um apoio administrativo terceirizado, que atue em rede, junto ao núcleo principal de colaboradores, permitindo que a empresa tenha mais flexibilidade durante seu desenvolvimento sem perder sua eficiência administrativa. 

Conheça as 5 principais vantagens que esse modelo de gestão pode oferecer para o seu negócio: 

1. Produtividade e foco nas áreas estratégicas

Trabalhos burocráticos e operacionais acabam demandando tempo e esforços da equipe que poderiam ser aplicados em ações estratégicas, focadas no objetivo principal do negócio, como criar novos produtos e serviços, prospectar novos clientes e desenvolver técnicas e metodologias que aumentem a produtividade. 

Ao priorizar o vínculo com a equipe que atua em áreas estratégicas, delegando as atividades operacionais e burocráticas para a rede de apoio terceirizada, seu negócio ganha mais produtividade, pois os profissionais podem atuar nas áreas em que são especializados produzindo capital intelectual e mantendo o foco nos resultados a curto, médio e longo prazo. 

2. Redução dos custos operacionais e menos burocracia

Quando se contrata um parceiro para terceirizar os serviços administrativos, é ele quem se responsabiliza pelos processos burocráticos de contratação e custos trabalhistas. Com isso, sua empresa passa a economizar com custos comuns à gestão de pessoas como: treinamento, desligamento e substituição de funcionários. 

3. Equipe de profissionais treinada e atualização tecnológica

É responsabilidade do parceiro também oferecer treinamentos para os profissionais contratados e muni-los de ferramentas tecnológicas de ponta que tornem a operação mais segura, barata e eficiente. 

Em casos em que o profissional selecionado não atenda aos requisitos necessários para a execução da função contratada, ele pode ser substituído por outro profissional designado pelo parceiro. 

4. Diminuição do impacto no desfalque de funcionários

É responsabilidade do parceiro contratado para implementar a terceirização do quadro administrativo, manter as funções acordadas sempre preenchidas, para garantir o bom funcionamento da operação. A falha nesse processo pode implicar em quebra de contrato. 

A rotatividade de funções, portanto, não deve afetar a empresa. Em casos de substituição, todos os profissionais recebem o mesmo treinamento e são avaliados por sua competência técnica e experiência.

5. Gerenciamento dos serviços com menos desgaste intelectual

A supervisão da equipe de apoio administrativo terceirizado é realizada pelo parceiro. A empresa contratada para cuidar da terceirização dessa equipe deve avaliá-la constantemente junto ao cliente. 

Isso evita desgastes desnecessários no dia a dia de trabalho, já que as observações sobre o desempenho dessa equipe podem ser todas direcionadas para o contato designado pelo parceiro. 

Escolhendo os parceiros ideais

O processo de terceirização dos serviços de apoio administrativos é totalmente legalizado no Brasil, independentemente de sua atividade fim. Por isso tem se tornado a maneira mais prática e segura de melhorar a rentabilidade das empresas. 

Entretanto, é preciso informar-se para fazer uma boa escolha do parceiro que irá auxiliar sua empresa no processo de implementação da terceirização desse setor. 

Para que não haja arrependimento e prejuízo, é preciso buscar empresas que atuem com seriedade e que estejam atualizadas, tanto no que se refere a processos jurídicos e burocráticos quanto a novas tendências de mercado, incluindo a gestão outsourcing e a tecnologia de facilities

Outros diferenciais importantes podem ser: a prestação de serviços voltada à performance através de KPIs e a entrega de performance por meio de tecnologia e inteligência de operacionalização. São essas características que proporcionam maior economia de tempo e otimização dos recursos dos clientes.

A EPS é uma empresa de engenharia e serviços que atende a clientes do setor público e privado de diversos segmentos.

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