08 de Julho 2021 | Gestão de facilities

Quais as diferenças entre portaria e controle de acesso?

Os serviços de portaria e controle de acesso são fundamentais para a segurança patrimonial de uma empresa ou condomínio. Por isso, é importante conhecer as diferenças entre as funções e saber como otimizar a execução dessas e outras atividades essenciais para o funcionamento da organização.

Os serviços de portaria e controle de acesso têm funções específicas na gestão da entrada e saída de visitantes, contribuindo para a segurança de pessoas e bens.

Assim, ao investir na contratação de profissionais qualificados, a empresa passa a agir de maneira preventiva e resolve possíveis falhas na segurança que tornam o local vulnerável.

Diferenças entre portaria e controle de acesso

Apesar de serem funções semelhantes, existem algumas diferenças entre ambas, como veremos a seguir. 

Porém, é importante lembrar que os dois serviços se complementam e, juntos, melhoram a segurança do prédio ou condomínio tanto para os colaboradores quanto para os clientes e visitantes.

Serviços de portaria

O porteiro é o profissional responsável pelo acesso seguro de visitantes, moradores, colaboradores e prestadores de serviço à área interna do prédio.

Em geral, é o primeiro contato que uma pessoa de fora tem com a empresa, por isso deve ser de confiança e receber treinamento adequado para agir de acordo com os valores da organização.

O porteiro executa todos os serviços relacionados à portaria, como:

  • Fiscalizar a entrada e saída de pessoas;
  • Receber correspondências e entregas e distribuir para as pessoas adequadas;
  • Conhecer e aplicar as normas de segurança do prédio;
  • Zelar pelo espaço e pelos equipamentos de segurança, como extintores de incêndio, câmeras de segurança, etc.;
  • Atender o interfone e identificar entregadores e prestadores de serviço;
  • Fazer rondas pelo prédio para verificar se portões, portas e janelas estão sempre fechados, luzes apagadas, etc.;
  • Zelar pela ordem e respeito entre as pessoas que frequentam o local;
  • Relatar reclamações e ocorrências ao zelador após o fim de seu turno;
  • Nunca ausentar-se da portaria sem deixar outro funcionário em seu lugar;
  • Comunicar e cumprir as ordens do zelador;
  • Seguir o protocolo de entrada e saída de equipamentos de manutenção.

Controle de acesso

O controle de acesso a um prédio é fundamental para garantir a segurança das pessoas, dos bens e o sigilo das informações da empresa. 

Assim, essa função pode ser feita por um profissional, que tem a função de identificar, orientar e encaminhar os visitantes para o local adequado, ou por equipamentos tecnológicos que impedem a entrada de pessoas não autorizadas a determinados ambientes.

O controlador de acesso não realiza as mesmas atividades do porteiro e, se houver dúvidas sobre a identificação de um visitante, por exemplo, o controlador permite o acesso somente até o porteiro, para que resolva a situação.

Dessa forma, enquanto o porteiro fica do lado de dentro do prédio, o controlador de acesso é responsável pela área externa, monitorando a entrada e saída de veículos e pessoas. Suas principais funções são:

  • Conhecer e aplicar as normas de segurança da organização;
  • Controlar a entrada e saída do público interno e externo, inclusive veículos;
  • Monitorar e controlar o movimento de pessoas no perímetro de acesso ao local;
  • Observar e evitar a aglomeração de pessoas estranhas no local;
  • Confirmar a identidade de entregadores e prestadores de serviço e orientá-los para chegar ao ambiente correto.

Para complementar os serviços deste profissional, existem vários tipos de equipamentos de controle de acesso que podem ser utilizados no ambiente interno do prédio, de acordo com o nível de segurança desejado.

Assim, uma empresa que lida com informações confidenciais pode instalar um equipamento que restringe a entrada de pessoas não autorizadas a uma determinada sala, por exemplo.

Esse controle de acesso pode ser feito por meio de senhas, cartões de acesso ou biometria (impressão digital, reconhecimento facial, mapa da íris, entre outros), segundo as necessidades da organização.

Como a gestão de facilities ajuda a melhorar a segurança da sua empresa

Além dos serviços de portaria e controle de acesso, outras atividades como recepção, conservação, limpeza, brigada de incêndio, entre outras, podem ser realizadas por uma empresa especializada em gestão de facilities, como a EPS.

Assim, mesmo que esses serviços não façam parte da atividade principal da empresa (core business), são fundamentais para o bom funcionamento do negócio e dão o suporte para que a atividade-fim seja realizada da melhor maneira possível.

Por isso, ao terceirizar essas tarefas para uma organização especializada, a empresa economiza recursos e garante que a infraestrutura está sendo cuidada por profissionais qualificados, aumentando a eficiência da empresa como um todo.

Para isso, a EPS conta com um modelo de gestão que utiliza tecnologias de inteligência artificial e internet das coisas para realizar diagnósticos precisos, prevendo quando deverá ser realizada a próxima manutenção em equipamentos elétricos e hidráulicos.

Com isso, é possível economizar recursos e reduzir desperdícios de água e energia. O sistema oferece ainda indicadores de performance de cada área para que o gestor possa monitorar e avaliar a realização de atividades específicas.

Para saber mais sobre a EPS e conhecer as vantagens da gestão de facilities para serviço de portaria, controle de acesso e outras atividades da sua organização, entre em contato conosco. Somos especializados em soluções personalizadas para atender às necessidades de cada cliente.