11 de Maio 2022 | Gestão de facilities

Gestão de facilities: como a tecnologia contribui na eficiência?

A tecnologia tem um papel fundamental no nosso dia a dia e não seria diferente no ambiente corporativo. Ferramentas modernizam e aprimoram atividades da gestão de facilities e são capazes de melhorar a produtividade de um negócio em pouco tempo.

Todavia, é necessário um bom planejamento e visão estratégica para que o uso da tecnologia seja realmente eficaz na gestão de facilities. 

Quer saber quais são as tendências inovadoras para o setor? Confira a seguir! 

Afinal, o que é gestão de facilities?

O termo surgiu nos Estados Unidos em meados dos anos 60. Na época, facilities ou facilities management se referia ao crescimento de práticas de terceirização. 

Sendo assim, a gestão de facilities é a gestão de facilidades, uma função que une diversas ações para garantir a segurança, qualidade, produtividade e bem-estar de um ambiente, seja de qual tamanho ou segmento for.

Essa integração de processos internos visa manter e desenvolver multiserviços. Na EPS, as soluções atendem à:

  • Recepção e portaria;
  • Serviços de TI;
  • Conservação e limpeza;
  • Limpeza de fachada;
  • Limpeza técnica e industrial;
  • Montagem e desmontagem de andaimes;
  • Limpeza e higienização hospitalar;
  • Manutenção de áreas verdes e jardinagem;
  • Gerenciamento de resíduos;
  • Controle de pragas;
  • Qualidade do ar e da água;
  • Combate a incêndio.

Não importa se a gestão de facilities é feita para um condomínio, residência, escritório ou indústria. Ela deve levar em consideração todos os colaboradores, clientes, fornecedores visitantes e demais stakeholders. 

A ideia é que o planejamento e operacionalização dos processos os torne mais eficientes, contribuindo para a economia de recursos, aumentando a confiabilidade e a competitividade da empresa.

Tecnologia na gestão de facilities

A importância da tecnologia na gestão de facilities mostra-se a partir da realidade que o setor trabalha unindo diversas equipes e serviços com atividades diferentes.

As inovações permitem que, mesmo a distância, a equipe tenha acesso às informações que necessitam para realizar suas funções.  

A partir desse entendimento, o gestor pode otimizar funções e processos, reduzir custos, gerenciar falta ou excesso de materiais e até mesmo ter um cronograma sobre possíveis manutenções. 

Seguindo com esse pensamento que unifica a mão de obra humana e a tecnologia, a EPS conta com um sistema informatizado de gestão para a criação de planos de trabalho personalizados e a avaliação de performance dos profissionais e serviços.

Essa ferramenta permite o monitoramento de indicadores de desempenho em tempo real e a elaboração de relatórios que auxiliam na melhoria contínua dos processos. Sendo assim, a organização mantém todas as áreas em excelente funcionamento. 

7 usos da tecnologia na gestão de facilities

Para exemplificar como a tecnologia já está presente na gestão de facilities, listamos algumas inovações que auxiliam na resolução de problemas. Confira: 

1. Internet das Coisas (IoT)

A Internet das Coisas (ou IoT, Internet of Things) permite que as instalações  se tornem automatizadas. Ferramentas e sensores fazem a leitura do espaço e indicam a solução, como ajustes na luminosidade e temperatura do ambiente. 

O funcionamento das lâmpadas é um exemplo comum. Quando funcionam por meio de sensores de presença, elas acendem apenas quando necessário, o que reduz os custos com energia elétrica, por exemplo.

2. Gerenciamento via mobile

Os avanços de computação e armazenamento em nuvem possibilitam uma gestão que pode ser feita na palma da mão por meio de um smartphone ou tablet.

Além da praticidade, essa tecnologia garante mobilidade na gestão de facilities, dando autonomia para os gestores terem o controle e fazerem acompanhamento em tempo real de suas equipes. 

3. Construções inteligentes

A otimização dos recursos é uma necessidade do planeta Terra. Por isso, essa vertente tecnológica passa a ser primordial na gestão de facilities.

As construções inteligentes podem ser vistas na gestão dos prédios, por exemplo, com uso da energia solar, reaproveitamento da água da chuva, uso de portarias remotas e os próprios sensores de temperatura e luz. 

4. Automação e robótica

Automação e robótica são praticamente sinônimos da gestão de facilities. O uso da inteligência artificial e dos robôs podem ser exemplificados no uso de aplicativos para reservar espaços de reuniões, para sistemas de segurança, gestão de resíduos e até limpeza!

5. Big Data

O uso do Big Data possibilita a tomada de decisões mais assertivas, baseadas em números concretos. Com isso, as empresas que adotam essa tecnologia na gestão de facilities podem reduzir custos desnecessários com diversas atividades.

 6. BIM

O Building Information Modeling (BIM) também pode ser chamado de Modelagem da Informação da Construção. 

Ele é um novo conceito de projetos para a construção civil, pois trabalha com modelos em 3D, dando a oportunidade de trabalhar com maquetes virtuais. 

Na gestão de facilities, a vantagem é ter uma visão detalhada da infraestrutura da empresa, fator essencial para corrigir e prever problemas. 

7. Drones

 O uso dos drones também é uma tecnologia que traz vantagens para o gestor de facilities. Com as imagens capturadas por eles, dá para ter maior precisão de possíveis melhorias nos edifícios como reformas, reparos e pinturas. Dessa forma, o objetivo de manter o local seguro e agradável será atendido. 

Otimize os processos operacionais com a EPS

A EPS é uma empresa de engenharia, projetos e serviços que atende clientes do setor público e privado de todo o Brasil. Nossa soluções oferecem uma gestão customizada de acordo com as necessidades de cada projeto.

Entendemos que os processos de gestão de facilities e multisserviços impactam diretamente na organização, afinal, as metodologias e procedimentos consideram aspectos operacionais e administrativos para garantir o pleno funcionamento da empresa.

Por isso, contamos com o Sistema de Gestão Integrada (SGI), criado para aprimorar os processos internos e garantir o atendimento aos requisitos legais e melhores práticas da área.

Sendo assim, firmamos o compromisso de garantir qualidade, segurança do trabalho, saúde dos colaboradores e contribuir para a preservação do meio ambiente de acordo com as certificações internacionais. 

Entre em contato e saiba como implementar a gestão de facilities na sua empresa!