06 de Julho 2021 | Gestão de facilities

Facilities management: como melhorar a gestão de portos e aeroportos

Portos e aeroportos são locais com uma estrutura complexa e que dependem de diversos processos internos para funcionarem de maneira adequada. Por isso, a contratação de facilities management para este setor é um diferencial competitivo que se reflete na satisfação do público com a empresa.

A contratação de facilities management para portos e aeroportos possibilita uma gestão mais eficaz das operações e a otimização de processos internos, que levam ao aumento da produtividade e ajudam a reduzir custos.

Além disso, ao coordenar toda a infraestrutura dos ambientes, é possível maximizar a eficiência e garantir o bom funcionamento dos equipamentos, ferramentas e recursos humanos.

Por que contratar facilities management em portos e aeroportos

A gestão de facilities pode ser aplicada em locais de diferentes segmentos, como shopping centers, hospitais, edifícios comerciais, escolas e indústrias, por exemplo. 

Assim, os clientes e frequentadores desses locais podem perceber as vantagens no dia a dia, já que os ambientes estarão sempre limpos, organizados e com a manutenção correta, além de receber um atendimento de qualidade.

Com isso, a imagem da empresa se fortalece no mercado, ajudando a atrair cada vez mais clientes e investidores.

Em portos e aeroportos, esse trabalho é ainda mais importante devido às dimensões das instalações e à quantidade de pessoas que passam todos os dias no local. 

Nesse sentido, mais do que apenas limpar os espaços, é preciso cuidar dos mínimos detalhes e contar com profissionais capacitados para realizar as tarefas corretamente e com os equipamentos adequados.

A terceirização de facilities simplifica o trabalho da equipe de gestão pois, em vez de gerenciar contratos de serviços diferentes com vários fornecedores, é possível integrar multisserviços em apenas um contrato.

Assim, a limpeza, recepção, manutenção predial e cuidado de áreas verdes, por exemplo, são realizados por profissionais gerenciados pela empresa contratada, que torna-se responsável pela entrega do serviço completo.

Para garantir a eficácia desse tipo de gestão, é preciso que a empresa de facilities tenha formas de mensurar e estabelecer metas para a realização desses serviços, buscando o aprimoramento constante.

Com a tecnologia e o auxílio de um Sistema de Gestão Integrada é possível deixar de atuar de forma reativa e adotar uma postura proativa, realizando análises de dados que irão levar a decisões mais assertivas para melhorar o ambiente e o serviço ao cliente final.

Serviços de terceirização para portos e aeroportos

Cada instalação tem necessidades específicas e precisa de uma equipe preparada para monitorar a realização de tarefas e a mensuração dos resultados. Para isso, podem ser oferecidos diversos serviços terceirizados, como:

  • Limpeza e higienização do local (terminais, salas de espera, praça de alimentação, áreas de embarque e desembarque, entre outros);
  • Limpeza interna e externa das aeronaves;
  • Gestão de filas;
  • Gerenciamento do estacionamento;
  • Equipes para a central de informações e atendimento ao público;
  • Manutenção (elevadores, sinalização, eletricidade, controle de ventilação e ar-condicionado, entre outros);
  • Manutenção predial;
  • Jardinagem e paisagismo;
  • Brigada, proteção e combate a incêndios.

Vantagens de contar com facilities management em portos e aeroportos

O facility management é uma das principais tendências em gestão corporativa e está sendo cada vez mais procurado por empresas de diversos portes e segmentos.

Os gestores podem perceber na prática a importância desse serviço que, ao otimizar o gerenciamento de recursos humanos, tecnológicos e processuais possibilita que a empresa alcance seus objetivos organizacionais a curto, médio e longo prazo.

Confira as principais vantagens dessa solução:

Redução de custos

Contar com serviços terceirizados de facilities representa uma redução de custos na contratação de pessoal interno, além de reduzir os índices de rotatividade que são bastante altos em algumas funções.

O constante monitoramento dos equipamentos, aliado ao uso da tecnologia, também ajuda a economizar recursos como água e eletricidade, gerando economia para o caixa da empresa.

Otimização das operações

Muitas empresas de facilities contam com softwares específicos que ajudam a monitorar e controlar todos os ambientes que formam um aeroporto.

Dessa forma, é possível verificar a disponibilidade das equipes em tempo real e realocá-las de acordo com as necessidades do momento, sem prejudicar a execução do plano de trabalho.

Isso proporciona uma sinergia entre os serviços e aumenta a produtividade dos profissionais, já que o tempo de resposta para a resolução de problemas diminui drasticamente.

Foco na atividade principal da empresa

A terceirização de multisserviços facilita o trabalho dos gestores, que precisam lidar apenas com os fornecedores e não precisam se preocupar com os prestadores de serviço, já que a empresa contratada é responsável pela entrega de resultados.

Dessa forma, os profissionais da administração dos portos e aeroportos podem dedicar-se a assuntos estratégicos que irão ajudar a empresa a crescer.

Além disso, com base nos dados e resultados apresentados pela equipe, o gestor pode tomar decisões mais assertivas e realizar sua função com maior eficiência e autonomia, já que irá passar menos tempo resolvendo problemas rotineiros.

Como contratar uma empresa de gerenciamento de facilities

Antes de contratar uma empresa de gerenciamento de facilities é importante pesquisar seu histórico para conferir quais serviços são prestados e se eles atendem às necessidades da sua companhia.

Outro ponto importante é verificar se a organização está comprometida com a gestão de qualidade e se possui o selo ISO, que garante a excelência dos serviços oferecidos.

A EPS é uma empresa de engenharia e serviços que atende a clientes do setor público e privado de diversos segmentos.

Nós executamos desde a manutenção e conservação de espaços e ativos até a gestão completa da estrutura de nossos clientes.

Para saber mais sobre nossos serviços e como implantar o facilities management em portos e aeroportos, entre em contato conosco e converse com nossos consultores.