19 de Julho 2021 | Gestão de facilities

Entenda a diferença entre limpeza, higienização e desinfecção

Para manter um ambiente limpo e livre de vírus e bactérias podem ser realizados diversos processos, como limpeza, higienização, desinfecção e sanitização. Muitas vezes, esses termos são usados como sinônimos, mas envolvem procedimentos diferentes e têm objetivos distintos.

Além da parte estética, manter um ambiente e os objetos limpos é uma questão de saúde, já que os micro-organismos presentes no local podem causar doenças. Nesse sentido, a diferença entre limpeza, higienização, desinfecção e sanitização está relacionada à eficiência de cada processo na eliminação de sujeiras e germes, como veremos a seguir.

Limpeza

Limpeza é a remoção de sujeira das superfícies, equipamentos e utensílios, como resíduos alimentares, micro-organismos, gorduras, incrustações e outras substâncias. 

Esse processo pode ser feito manualmente ou com maquinário especializado, o que é mais indicado para ambientes maiores e com mais impurezas.

Para isso, podem ser utilizados produtos químicos específicos, que ajudam a reduzir a microbiologia em até 60%. 

Ou seja, esse processo é voltado a remover as sujeiras que podem ser vistas a olho nu e não é tão eficaz contra vírus, bactérias e fungos, por exemplo.

Desinfecção

Já a desinfecção, ou desinfetação, tem o objetivo de eliminar 99,99% dos microorganismos presentes na superfície. 

Para isso, é aplicado um produto desinfetante que elimine bactérias e vírus, reduzindo sua capacidade de produzir doenças.

Esse processo deve ser realizado constantemente, especialmente em ambientes como restaurantes, condomínios residenciais e comerciais, escolas, escritórios, hospitais, indústrias, shopping centers e outros espaços que recebem grande quantidade de pessoas.

Higienização

A higienização, por outro lado, é o processo que envolve primeiro uma limpeza, para remover a sujeira visível, e depois a desinfecção com produtos específicos para eliminar a microbiologia.

Com isso, é possível retirar do ambiente ácaros, bactérias e fungos causadores de doenças.

Sanitização

Outro processo que elimina 99,9% dos microorganismos de um ambiente é a sanitização, que utiliza produtos químicos específicos.

Em geral, a sanitização é realizada com frequência na indústria alimentícia, para garantir que não haverá contaminação nos mantimentos.

Além disso, a técnica também é indicada para ambientes hospitalares, clínicas, laboratórios e pet shops, já que é eficaz para remover respingos de sangue, urina e fezes das superfícies.

Como você viu, cada processo tem uma finalidade diferente e deve ser realizado de acordo com a necessidade do ambiente.

Em empresas, o mais comum é contar com uma equipe para limpar com frequência os ambientes e realizar outros processos periodicamente para proteger a saúde dos colaboradores e clientes.

Agora que você já sabe a diferença entre limpeza, higienização, desinfecção e sanitização, é fundamental contar com uma empresa especializada para realizar esses processos.

A EPS tem serviços de gestão de facilities, manutenção predial e industrial, apoio técnico e administrativo, proteção e combate a incêndios.

Com equipes altamente capacitadas, executamos desde a manutenção e conservação de espaços e equipamentos até a gestão completa da estrutura da organização.

Entre em contato conosco e conheça todos os nossos serviços de gestão de facilities.